EXTENSÃO

Programação traz mais de 600 atividades. Certificação será totalmente digital, por isso, todas as inscrições devem ser feitas pelo Siex

A Semana Universitária 2018 está se aproximando. As atividades começam em 24 de setembro. O Decanato de Extensão (DEX) divulgou nesta semana a programação de oficinas, mesas-redondas, palestras, debates e outras ações propostas pelas unidades acadêmicas.

Neste ano, a disposição das informações está organizada por faculdade, centro ou instituto, facilitando a busca do público por áreas de interesse. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo Sistema de Extensão (Siex). Pessoas ligadas ou não à UnB podem participar. Um dos objetivos da Semana é justamente levar a Universidade ao público em geral.

Veja abaixo o passo a passo de como efetuar a inscrição. A atividade escolhida para exemplificar as etapas é a exibição do filme Pantera Negra, que acontece na quinta-feira (27), às 10h, no auditório do Instituto de Ciências Sociais (ICS). Após a sessão, haverá debate entre público e pesquisadores sobre os aspectos socioculturais do continente africano retratados no filme.

Tutorial
Passo 1 - Depois de completar seu cadastro no Siex, acesse o link de inscrições, digite o nome da atividade de interesse e clique em consultar.
Passo 2 - Confira as informações e clique na área de inscrições (CLIQUE AQUI).
Passo 3 - Confira o período, o horário e o local da atividade e confirme. Lembre-se de que não é possível retirar a inscrição.

Clique na imagem para ampliar. Arte: Reprodução

OUTROS DESTAQUES O Centro de Excelência em Turismo (CET) promoverá curso de coquetelaria na terça-feira (25), às 10h. A comunidade também poderá caminhar pela UnB em uma trilha sensorial pelas árvores do Cerrado (PEQUI-nique). A cada árvore frutífera haverá uma pausa na qual os inscritos receberão informações sobre a espécie e poderão degustar de uma receita relacionada. A atividade será na sexta-feira (28), a partir das 14h, partindo do módulo central do CET.

Desenvolvida pelo Instituto de Letras (IL), a oficina Libras: O idioma que se vê objetiva disponibilizar formação para atendimento e comunicação com pessoas surdas a alunos, funcionários da UnB, e familiares e educadores de pessoas surdas. Acontece de segunda (24) a quinta (27), entre 14h e 16h30, no laboratório 3, módulo 5, do IL.

No espírito do projeto de extensão Politeia, a comunidade poderá participar de uma simulação da Câmara dos Deputados no Instituto de Ciência Política (Ipol). Os inscritos poderão entender o funcionamento de uma comissão, atuando como parlamentares. Acontece na terça (25), a partir das 14h, no auditório do Ipol.

No Gama, a comunidade poderá aprender sobre conceitos básicos de aerodinâmica, propulsão e estrutura de um foguete experimental, e também confeccionar e lançar um minifoguete. O workshop será na quinta (27) e na sexta (28), das 8h às 12h, na sala I5 do prédio UAC da Faculdade do Gama (FGA).

A Biblioteca Central (BCE) oferta atividades acadêmicas, como apresentação das principais normas da ABNT para trabalhos e orientações para a elaboração e preenchimento de currículo Lattes. Também será organizada uma feira livre para trocas e vendas de camisetas, revistas, jogos e livros, além de palestra sobre a evolução das gravações de som e sobre cuidados com discos, fitas e CDs.

Para os amantes da música, o Instituto de Artes (IdA) realizará minicurso de heavy metal para iniciantes. A ideia é apresentar as bandas mais importantes e influentes dos diversos subgêneros do metal. São cerca de 50 artistas. Para cada um, foram selecionadas até seis músicas para análise e discussão. Será realizado de segunda (24) a sexta (28), de 9h às 12h, no auditório do Departamento de Música.

Oficina de defesa pessoal para mulheres é uma das 600 atividades previstas para a Semana Universitária. Foto: Thaíse Torres/Secom UnB

MULHERES Haverá programação específica para o público feminino. O cine-debate Chega de Fiu Fiu: Mulheres e direito à cidade vai exibir documentário sobre o assédio encarado nas ruas das cidades brasileiras por mulheres com perfis distintos. A exibição será seguida por debate, na terça-feira (25), às 15h, no auditório da FAC.

Uma oficina de defesa pessoal feminina acontece na segunda (24), às 10h, no dojô do Centro Olímpico. Na quinta (27), às 8h, o Instituto de Ciências Exatas (IE) convida as mulheres para aulas de programação para celular. Esse são apenas alguns destaques em meio à vasta programação.

SERVIÇO Para se inscrever nas atividades da Semana Universitária, o interessado deve se cadastrar no Sistema de Extensão (Siex) da UnB. Se o CPF já estiver cadastrado, basta recuperar a senha – o e-mail pré-cadastrado é o mesmo do MatriculaWeb. Se houver qualquer problema com o login, recomenda-se entrar em contato com a organização pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A partir desta edição, a certificação das atividades será completamente digital. Por isso, só serão permitidas inscrições pelo Siex. Os certificados digitais estarão disponíveis no próprio sistema, desde que a unidade responsável ateste a frequência dos alunos na atividade.