PIONEIRISMO

Entrega do documento aos graduados e pós-graduados será realizada on-line a partir deste semestre. Iniciativa é pioneira entre universidades federais

Diplomas poderão ser acessados e impressos pela internet, em plataforma customizada pelo CPD. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Mais facilidade, agilidade, segurança e sustentabilidade. Esses são alguns dos benefícios trazidos por mais uma novidade implementada na UnB. A partir deste semestre, os diplomas de graduação e pós-graduação serão entregues em versão digital. A mudança já valerá para os formandos que colarão grau a partir do dia 29 de agosto. Para a pós-graduação, a emissão no formato ocorrerá após a segunda quinzena de setembro.

Serão apenas três passos para ter o diploma pronto para impressão em formato digital (PDF ou XML), de forma descomplicada e segura (veja o tutorial em Passo a passo). A autenticidade, a integridade e a validade jurídica do documento são garantidas por meio de assinatura digital, um método que utiliza criptografia com base no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil). Mais alguns passos e o usuário pode verificar a validade do diploma, a qualquer tempo, pela internet.

O analista de tecnologia da informação do Centro de Informática (CPD) Lucas Neto Moreira explica: “autenticidade, porque não tem como forjar as assinaturas que constam no diploma; integridade, porque os dados que estão no diploma não podem ser alterados, já que eles geram uma única assinatura digital – se você mudar uma letra no documento, a assinatura necessária é completamente diferente, o que impossibilita validá-lo –; e validade jurídica, porque é um documento autêntico gerado pela UnB, obedecendo a normativa específica do Ministério da Educação.”

INOVAÇÃO – A UnB é a primeira instituição federal de ensino superior a adotar o formato, padrão a ser seguido por outras instituições. “A UnB se antecipou e foi ao Conselho Nacional de Educação para tentar consolidar essa ideia, que hoje está materializada em uma portaria do Ministério da Educação, válida para todas as universidades federais”, detalha a reitora Márcia Abrahão.

“Isso é mais uma medida que coloca a UnB no século 21. Hoje em dia, quase todos os documentos legais já estão sendo emitidos em formato digital, como carteira de motorista e título de eleitor”, argumenta.

Com a transição para a versão digital, os diplomas também estão de cara nova. As alterações no leiaute foram pensadas pela equipe de design da Secretaria de Comunicação (Secom). Mais moderno, o padrão visual mescla a antiga estrutura a elementos característicos da identidade visual da Universidade, seguindo o Manual da Marca. Houve mudanças na tipografia, nas cores e nos símbolos geométricos que preenchem as bordas do documento, grafismos inspirados no desenho do ICC.

PASSO A PASSO – A entrega dos diplomas digitais ocorrerá por meio de uma plataforma personalizada pelo CPD, cujo acesso estará disponível no portal da UnB. “A tecnologia moderna permitiu à Universidade customizar essa ferramenta para emissão do diploma”, afirma o diretor do CPD, Jacir Luiz Bordim.

>> Acesse o sistema

O sistema tem acesso fácil, sendo necessário somente o CPF do concluinte. Com os dados preenchidos, o usuário poderá visualizar a versão do diploma em PDF e, se desejar, imprimir quantas vezes quiser, no Brasil e no exterior. É possível ainda verificar a autenticidade do documento – seja o concluinte ou outro usuário. O processo é feito por meio de um código de validação que constará no verso do diploma. Após a etapa, será gerado um arquivo em formato XML, que atesta a validade jurídica do diploma. Confira as etapas para emissão do diploma:

Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

AVANÇO – O decano de Ensino de Graduação (DEG), Sérgio Freitas, considera este um importante passo para a modernização da instituição. “O aluno formado hoje pode assumir posições de trabalho, cargos, fazer a pós-graduação, tendo o seu diploma autêntico em qualquer parte. Esse é o padrão das universidades no exterior”, afirma.

Até o semestre passado, os formandos esperavam cerca de quatro meses após a colação de grau para receber o diploma em mãos. Com a inovação, o documento estará disponível para emissão tão logo o aluno conclua o curso e cumpra os requisitos acadêmicos.

A estudante Milena Gomes acredita que novo processo traz maior agilidade para que formandos tenham acessos a seus diplomas. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Formanda do curso de Direito, Milena Gomes Bezerra aprovou a mudança. “Quando descobri, fiquei um pouco resistente, porque estava acostumada com o papel, mas depois que entendi a proposta, vi que teria mais benefícios. Acho que vai dar mais autonomia, no sentido de poder emitir o diploma de casa. Às vezes você está em outro lugar e não pode vir à Universidade para pegar o diploma”, comenta a estudante.

Diretor da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), Júlio Garay também destaca a celeridade do processo de emissão e a redução das filas para solicitação de diploma nas unidades acadêmicas. “Isso tudo é um avanço tecnológico. Hoje tudo está caminhando para ser digitalizado”, avalia Júlio.

Além da facilidade de acesso, a novidade atende a princípios de eficiência e sustentabilidade da instituição, que antes imprimia cerca de 9 mil diplomas todos os anos, em papel moeda.

UnB DIGITAL – Além do diploma, outros documentos acadêmicos autenticados já podem ser acessados on-line, com validação digital. Recentemente implantada, a ação integra o Programa UnB Simplifica, que visa o aperfeiçoamento da gestão acadêmica e administrativa, com maior eficiência, eficácia e efetividade.