EXCELÊNCIA

Ranking elaborado pelo Times Higher Education (THE) coloca instituição entre as mil principais de todo o mundo e como a quinta entre as federais brasileiras

 

A Universidade de Brasília é a oitava melhor universidade brasileira, de acordo com o ranking Times Higher Education (THE) 2019, divulgado nesta quarta-feira (26). A UnB subiu três posições em relação à última classificação desta consultoria (que a colocava como a 11ª melhor do país). Também houve avanço ao se considerar apenas as instituições federais de ensino superior: da sétima para a quinta posição. Em relação ao ranking global, a UnB manteve a mesma classificação do ano passado, na faixa que compreende as posições 801-1.000 do THE global.

A reitora Márcia Abrahão parabenizou a comunidade acadêmica e lembrou que os resultados acadêmicos dependem de investimento a longo prazo em educação e ciência. “Temos hoje uma geração inteira de docentes em pleno auge da produção acadêmica, contratados há cerca de dez anos, durante a expansão da UnB”, comenta.

“Nossa classificação nos rankings internacionais é reflexo do empenho da nossa comunidade: dos nossos docentes, estudantes e técnicos em suas atividades cotidianas. Este ranking, como outros, verifica alguns aspectos das ações da UnB, que têm papel fundamental no ensino superior, na pesquisa e no desenvolvimento do Brasil”, destaca.

O THE é uma consultoria britânica especializada em avaliações sobre ensino superior em todo o mundo. Para a elaboração do ranking, são consideradas cinco áreas: ensino, pesquisa, impacto de citações, rendimento obtido a partir da relação com a indústria e perspectivas internacionais. A UnB ficou de fora do THE global de 2017, divulgado em 2016, e reingressou no ranking no ano passado.

Além dessa classificação, em 2018 a Universidade passou a figurar na lista das melhores universidades da “época de ouro” e das melhores instituições de países emergentes – ambas também organizadas pela THE.

REPUTAÇÃO A diretora de Avaliação e Informações Gerenciais do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DAI/DPO), Andrea Cabello, ressalta que a Universidade tem se destacado, ao longo do tempo, nos quesitos de reputação acadêmica e internacionalização. “Estamos na capital da república, próximo a embaixadas, e isso conta a nosso favor”, observa.

Ela aponta a melhora do desempenho da UnB no índice que diz respeito ao rendimento obtido a partir da indústria. No ano passado, a instituição recebeu 31,7 pontos; este ano, foram 37,6. “Além da excelência em pesquisa pura, estamos ampliando a colaboração com o setor produtivo, por meio de pesquisa aplicada”, esclarece.

A Universidade também alcançou melhor pontuação no quesito impacto das citações (de 19,1 para 25,8), embora esse ainda permaneça um desafio para a instituição. “Essa questão afeta todas as instituições de ensino superior da América Latina, porque ainda publicamos poucos artigos científicos em inglês”, explica.

Entre os esforços para ampliar a sua relação com outros países, recentemente, a UnB ingressou no Grupo Montevidéu de Universidades (AUGM) e instalou a Casa Franco-Brasileira da Ciência no campus Darcy Ribeiro. Os programas de pós-graduação aprovaram o ingresso de mais 36 estudantes estrangeiros em 2019, dentro do convênio da UnB com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Itamaraty.

No primeiro semestre, a Universidade também aprovou o primeiro Plano de Internacionalização de sua história. O investimento em uma política linguística é uma das medidas em vista. Também houve a aprovação da Universidade no edital do Programa Institucional de Internacionalização da Capes (Capes Print), por meio de um projeto que contempla diversas áreas de excelência da UnB de maneira transversal.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.