- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

 

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) decidiu, em sua 638ª reunião, no dia 31 de março, que o próximo semestre letivo da UnB – o 1º/2022, com início previsto para junho – terá atividades preferencialmente presenciais. A resolução que trará as normas gerais da instituição para mais este passo na retomada ainda será fechada, na próxima reunião do Conselho, que deve acontecer em 7 de abril. 

>> Saiba mais em UnBNotícias 

 

 

OPORTUNIDADE 

Estudantes podem ser monitores 

A UnB está com 300 vagas abertas para monitoria na 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre em julho na Universidade. Até 18 de abril, podem se inscrever estudantes regularmente matriculados na UnB, no Instituto Federal de Brasília (IFB) e na Universidade Católica de Brasília (UCB). A oportunidade está aberta também para jovens que estejam cursando o último ano do nível médio nas escolas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Será uma oportunidade única para vivenciar a ciência e a universidade! 

Mais informações: noticias.unb.br 

 

 

COVID-19 

Máscara com nanotecnologia criada na UnB será comercializada 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu, em 11 de março, registro para o Respirador Vesta, uma máscara desenvolvida na Universidade de Brasília que é capaz de inativar o vírus causador da covid-19. Isso significa que a empresa licenciada da tecnologia poderá produzir o equipamento para a comunidade em geral. Em breve, este produto inovador, fruto de ciência aplicada às necessidades sociais, estará disponível para utilização. Para saber mais sobre a tecnologia por trás da Vesta, visite a reportagem abaixo, de março de 2021. 
 
Mais informações: noticias.unb.br 

 

 

INFORMATIVO 

Boletim de licenciaturas está disponível 

A Diretoria de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico das Licenciaturas (Dapli) e a Coordenação de Integração das Licenciaturas (CIL), ambas vinculadas ao DEG, publicaram a segunda edição de 2022 do Boletim de Licenciaturas, instrumento de divulgação de ações pedagógicas, científicas e de extensão vinculadas aos cursos de formação de professores da UnB. A publicação traz destaques do Programa Residência Pedagógica e materiais especiais sobre Ciências Sociais, entre eles o novo episódio do podcast Pibidiário. 

Mais informações: abre.ai/boletim-cil-marco 

 
 

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 

Consulta a estudantes quilombolas 

A Coordenação Negra da Diretoria da Diversidade (Coquen/DIV/DAC) está fazendo o levantamento de dados de estudantes de graduação autodenominados quilombolas. O questionário direcionado a este público-alvo está disponível no link abaixo. O intuito é utilizar as informações reunidas por meio dos preenchimentos na elaboração de uma previsão orçamentária consistente que permita a utilização de recursos dedicados exclusivamente para a assistência estudantil. 

Mais informações: forms.office.com/quilombolas 

 

 

CONHECER PARA PREVENIR 

Ciclo de palestras dedicado a violências no trabalho 

A Coordenadoria de Capacitação (Procap/DGP) promove para os servidores da UnB a palestra Violências no trabalho: enfrentamento e prevenção, em 6 de abril, às 14h. O ciclo de palestra sobre Violências no Trabalho busca o debate acerca das diversas manifestações de violência no ambiente de trabalho e as estratégias de enfrentamento e prevenção. Na primeira palestra, serão discutidas as violências de gênero relacionadas ao trabalho feminino. A transmissão será feita pelo Microsoft Teams. As inscrições devem ser feitas no endereço abaixo. 

Mais informações: capacitacao.unb.br 

 

 

INCLUSÃO 

Palestra apresenta acessibilidade e design universal 

O Centro de Educação a Distância (Cead) promove, em 7 de abril, às 15h, a live O Desenho Universal e a acessibilidade linguística na UnB: repensando esse conceito. A palestra com as professoras Patrícia Tuxi (IL|Cead) e Sinara Zardo (FE|Daces) terá enfoque na apresentação dos conceitos acessibilidade linguística e desenho universal e como suas aplicações podem ser inclusivas quando inseridas em produtos desenvolvidos na instituição, cotidianamente e em projetos. Para participar, basta acessar o canal do YouTube. 

Mais informações: youtube.com/cead 

 

 

SUSTENTABILIDADE 

Combate ao desperdício 

Atenta a boas práticas de sustentabilidade ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) está envolvida em um esforço para mensurar possíveis gastos excessivos de água e energia elétrica em laboratórios da Universidade. Por meio de um questionário on-line, a Sema quer saber que destiladores de água são utilizados na instituição, visto que alguns modelos possuem consumo elevado. As respostas serão recebidas até 8 de abril. 

Mais informações: forms.office/destiladores 

 

 

O dia da festa tá chegando! A contagem regressiva para o aniversário da UnB, em 21 de abril, está a pleno vapor! Para o esquenta, a UnBTV começou a publicar a série UnB: 60 anos em 60 segundos, com convidados especiais falando sobre essa universidade atuante e necessária. Na estreia, com vocês, Sidarta Ribeiro!

 

 

 

 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.