RETOMADA

Decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade foi tomada nesta quinta-feira (31). Resolução final será votada em 7 de abril

Reunião foi presidida pelo vice-reitor Enrique Huelva e proposta foi apresentada pelo decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira. Imagem: Reprodução/UnBTV

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília (UnB) decidiu por 51 votos a favor, três contrários e uma abstenção que o próximo semestre letivo, com início em junho, será presencial. Com a decisão, passam a valer apenas duas exceções para atividades remotas: disciplinas de cursos a distância ofertados no âmbito da Universidade Aberta do Brasil e oferta por docentes que estão cobertos pela Instrução Normativa 90, do Ministério da Economia (ME). A IN 90 prevê a permanência em trabalho remoto de grupos de risco, por meio de autodeclaração. A reunião virtual ocorreu nesta quinta (31). O restante da resolução ainda será votado na próxima reunião do Cepe, em 7 de abril, às 14h30.

“Tomamos uma decisão tão importante quanto aquela no início da pandemia, quando fomos 100% para o ensino remoto emergencial. Hoje, com essa decisão, estamos dando mais um exemplo do nosso compromisso com a sociedade”, disse o vice-reitor Enrique Huelva, presidente do Cepe.

Os artigos votados definem, ainda, que as disciplinas práticas não poderão ser ministradas de forma remota e as apresentações de trabalhos e avaliações deverão ocorrer preferencialmente de acordo com o formato ofertado.

Estão entre os grupos de risco previstos na IN 90, por exemplo, tabagistas, obesos e pessoas com mais de 60 anos (veja a lista completa no artigo 4º). Ainda assim, aqueles que pertencem a um grupo de risco e desejam retornar ao trabalho presencial estarão autorizados, desde que preencham a autodeclaração.

Assista à integra da reunião do Cepe: