#8MUnB2022

Elas também representam a maioria entre os membros e ocupam 65% dos cargos de liderança

As estudantes Letícia Fernandes (Genesys Biotecnologia), Isadora Parras (AD&M) e Yara Oliveira (Advocatta) são algumas das mulheres na gestão das EJs da UnB. Montagem: Divulgação

 

Tecnologia, advocacia, engenharia, geografia, saúde, geologia, comunicação, finanças. Uma infinidade de áreas do conhecimento tem empresas juniores (EJs) na UnB. Por aqui, as mulheres presidem 33 das 47 empresas e ocupam 65% dos cargos de liderança. Entre todos os membros das empresas juniores, as mulheres também são maioria, com 53%. A informação é do Panorama de Gênero das Empresas Juniores.

 

>> Confira também: Mulheres têm conquistado mais espaços na UnB

 

A estudante do quinto semestre de Biotecnologia Letícia Fernandes é uma dessas presidentes. À frente da Genesys Biotecnologia, empresa que atua na área de análise microbiológica de água, alimentos e consultorias, ela acredita que liderar uma empresa júnior é uma experiência transformadora. “Ser mulher nessa posição é mostrar para a Letícia de 12 anos que morria de medo de falar em público e de ser julgada que temos o direito de ocupar lugares que nunca nem imaginamos existir. Não tenho ideia de aonde esses passos vão me levar, mas tenho muito orgulho de estar onde estou e de saber que aqui é apenas o começo”, avalia.

 

A Genesys tem a impressionante marca de 71% de mulheres em seu quadro. A diretora de projetos, Jhenyfer Benício, acredita que a diversidade torna o ambiente de trabalho mais plural. “Eu gostaria que tivesse maior representatividade de outros gêneros. Quanto mais você tem uma empresa diversa, mais podemos melhorar os pontos de vista”, diz a diretora, que ressalta o trabalho de qualidade que tem sido feito pelas líderes femininas da empresa.

 

No quarto semestre de sua graduação, Yara Oliveira é presidente da Advocatta, empresa júnior de Direito. Para ela, a experiência de estar à frente de uma empresa é desafiadora, mas não intimidadora: "Afinal, liderança é uma palavra feminina". Dentro da empresa, ela diz ter contado "com vários exemplos de lideranças negras, femininas e diversas que sempre deixaram claro o quanto nossa diversidade poderia fazer crescer uma empresa bastante jovem, dinâmica, criativa e, ainda assim, jurídica", explica.

 

Na UnB, as EJs estão vinculadas ao Programa Empresa Junior do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT). A coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial e Social do CDT, Tânia Cruz, não se surpreende com a presença das mulheres nas EJs. "Esse dado vem reforçar o que a gente já sabe há muito tempo. Mulheres sempre produziram conhecimento e foram importantes no desenvolvimento da ciência moderna", avalia. "Na ciência contemporânea, isso não é diferente. São as que mais estudam, as que mais publicam e progridem entre a graduação e o doutorado."

 

Na AD&M, empresa júnior do curso de Administração, 44% dos membros da equipe são mulheres, algumas em cargo de liderança. De acordo com a diretora Isadora Parras, a empresa conta com mais de 50 pessoas na equipe. "E este número está prestes a aumentar com a chegada de novos trainees", avisa Isadora. A AD&M presta consultoria para todos os tipos de empresa, com serviços de marketing, finanças, gestão de pessoas e operações.

 

As empresas juniores oferecem serviços com valores abaixo do mercado, tendo por objetivo promover o crescimento profissional dos jovens estudantes. Para isso, contam com orientação e supervisão de professores com experiência no mercado de trabalho.

 

Leia também:

>> UnBTV abre espaço para o cinema candango

>> SBPC e UnB definem detalhes da 74ª Reunião Anual

>> Site reúne informações sobre acesso à graduação na UnB

>> Universidade divulga calendário com datas dos próximos processos seletivos

>> UnB publica edital para transferência facultativa e portador de diploma de curso superior

>> UnB amplia orçamento de unidades acadêmicas e administrativas

>> Mulheres têm conquistado mais espaços na UnB

>> Liderança feminina é tema de mesa-redonda com gestoras da UnB

>> Cepe discute proposta de retomada de aulas presenciais no próximo semestre

>> Lourdes Bandeira, sempre presente

>> Mais meninas na ciência

>> UnB contrata professor visitante brasileiro e estrangeiro

>> Em conferência do #8MUnB, Lia Zanotta defende ações para reduzir as desigualdades de gênero

>> "UnB segue inquieta", diz reitora em evento sobre universidades "darcynianas"

>> Arquivo Central faz gestão do acervo que resgata a memória da Universidade

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.