ACESSO

Seleção de vagas nas duas modalidades leva em conta a melhor nota nas últimas oito edições do Enem

Ingressantes pelos dois processos seletivos iniciarão aulas no dia 6 de junho (1º/2022). Arte: Ana Grilo/Secom UnB

Vestibular, Programa de Avaliação Seriada (PAS) e Acesso Enem UnB. Essas são as formas mais conhecidas para ingressar na Universidade de Brasília (UnB). Após esses processos seletivos, parte das vagas não preenchidas são direcionadas para transferência facultativa e para portadores de diploma de curso superior. O edital para essas duas formas de ingresso foi publicado hoje (15). As inscrições custam R$ 100 e vão de 16 até 29 de março.

“É mais uma forma de ampliar o acesso à universidade pública, gratuita e de qualidade, ao mesmo tempo em que fazemos uma gestão eficiente das vagas na UnB, que está entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil e da América Latina”, comenta o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira. Os novos estudantes começarão a frequentar as aulas no primeiro semestre letivo de 2022, a partir do próximo dia 6 de junho.

>> Faça a sua inscrição neste link

>> Leia o edital neste link

Podem participar da seleção pela modalidade de transferência facultativa estudantes matriculados em instituição de ensino superior, pública ou privada, que estejam cursando entre 25% e 75% da grade horária exigida para o curso. A opção, neste caso, é para a mesma graduação ou curso equivalente na UnB. Já os interessados em cursar uma nova graduação devem se inscrever na seleção para portador de diploma de curso superior.

No ato da inscrição, o candidato deverá optar pela forma de ingresso – se transferência facultativa ou portador de diploma –, campus, turno e curso pretendido. A seleção para as duas formas de ingresso será realizada em duas etapas. A primeira, eliminatória e classificatória, selecionará os candidatos de acordo com a sua melhor nota do Enem, nas últimas oito edições. Os candidatos aprovados passarão para a segunda etapa, somente eliminatória: avaliação dos documentos comprobatórios exigidos no edital.

Confira as datas:

Acima, o cronograma com as principais datas das etapas do processo seletivo. Imagem: Divulgação