“A Universidade de Brasília segue incomodando, segue sendo uma universidade inquieta, como Darcy queria. Nesses 60 anos, conseguimos manter uma universidade inovadora, à frente do seu tempo, atuante como sempre e necessária como nunca, como ele nos ensinou", afirmou a reitora Márcia Abrahão nesta segunda-feira (7), em evento promovido pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, da Universidade de São Paulo (USP), para celebrar os cem anos de Darcy Ribeiro.
A reitora dividiu mesa virtual com gestores de universidades "darcynianas", isto é, influenciadas pelo pensamento de Darcy Ribeiro: a reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho, e o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Raul Palacio. "Nós carregamos a balbúrdia de Darcy no nosso DNA, com muito orgulho”, ressaltou Márcia Abrahão.
Para Raul Palacio, o antropólogo segue vivo na atuação das universidades por onde passou. "Quando trabalhamos com projetos, quando damos cursos dentro de acampamentos, ensinamos e aprendemos, estamos aplicando as ideias do Darcy, em que o importante é que as pessoas aprendam no processo. Nos sentimos muito orgulhosos dos trabalhos das nossas instituições”, frisou.
Márcia Abrahão relembrou momentos históricos da trajetória da UnB, como a demissão coletiva de professores durante a ditadura militar e a postura de Darcy Ribeiro diante deste acontecimento, anos depois. “Quando esteve aqui para receber o Honoris Causa em 1995, ele pediu para nós refletirmos sobre o estrago que tinha sido feito, tanto nas vidas dessas pessoas como na Universidade”, relembrou a reitora.
O pensamento inovador, traço originário da criação da UnB, e o forte comprometimento com as causas sociais constituem elementos fundamentais que unem as universidades marcadas pelo pensamento de Darcy Ribeiro. Incluem-se aí a flexibilidade curricular e a manutenção da autonomia, como pensadas pelo fundador. A adoção de cotas raciais também foi citada pela reitora Márcia Abrahão como influência direta do autor de O povo brasileiro.
A celebração do centenário de Darcy Ribeiro inaugurou a Programação 2022 da Cátedra Alfredo Bosi. Ao longo do ano, a USP oferecerá minicursos e atividades diversas para professores do ensino básico, estudantes de licenciatura, pesquisadores e demais interessados no campo educacional.
Assista à íntegra do evento:
Leia também:
>> Arquivo Central faz gestão do acervo que resgata a memória da Universidade
>> Em carta, reitora celebra conquistas das mulheres na UnB
>> UnB apoia Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria
>> UnB recria comissão de heteroidentificação para graduação
>> Professoras da UnB são destaque em programação da SBPC para o 8 de março
>> Estudante da UnB participa do Brazil Conference Harvard/MIT
>> Para o mês da mulher, UnB promove debates sobre Política de Enfrentamento à Violência de Gênero
>> UnB abre edital para Vestibular de Licenciatura em Libras
>> Reitora propõe criar associação inspirada em condomínios de blocos residenciais
>> Reitoria se reúne com docentes e técnicos da Faculdade de Tecnologia
>> Inscrições para a Sessão de Pôsteres da 74ª Reunião Anual da SBPC estão abertas
>> HUB recruta profissionais de saúde para estudo sobre vacina contra a covid-19
>> Reitora participa das comemorações dos 45 anos da Fiocruz
>> Estudo avalia nível de funcionalidade entre idosos do DF durante a pandemia
>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial
>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade
>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19
>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus