MEMÓRIA

Márcia Abrahão participou de mesa promovida pela USP em homenagem aos cem anos de Darcy Ribeiro

Reitora Márcia Abrahão relembrou momentos históricos da UnB em mesa virtual que celebrou os cem anos de Darcy Ribeiro. Imagem: Reprodução

“A Universidade de Brasília segue incomodando, segue sendo uma universidade inquieta, como Darcy queria. Nesses 60 anos, conseguimos manter uma universidade inovadora, à frente do seu tempo, atuante como sempre e necessária como nunca, como ele nos ensinou", afirmou a reitora Márcia Abrahão nesta segunda-feira (7), em evento promovido pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, da Universidade de São Paulo (USP), para celebrar os cem anos de Darcy Ribeiro.

A reitora dividiu mesa virtual com gestores de universidades "darcynianas", isto é, influenciadas pelo pensamento de Darcy Ribeiro: a reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho, e o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Raul Palacio. "Nós carregamos a balbúrdia de Darcy no nosso DNA, com muito orgulho”, ressaltou Márcia Abrahão.

Para Raul Palacio, o antropólogo segue vivo na atuação das universidades por onde passou. "Quando trabalhamos com projetos, quando damos cursos dentro de acampamentos, ensinamos e aprendemos, estamos aplicando as ideias do Darcy, em que o importante é que as pessoas aprendam no processo. Nos sentimos muito orgulhosos dos trabalhos das nossas instituições”, frisou.

Márcia Abrahão relembrou momentos históricos da trajetória da UnB, como a demissão coletiva de professores durante a ditadura militar e a postura de Darcy Ribeiro diante deste acontecimento, anos depois. “Quando esteve aqui para receber o Honoris Causa em 1995, ele pediu para nós refletirmos sobre o estrago que tinha sido feito, tanto nas vidas dessas pessoas como na Universidade”, relembrou a reitora.

O pensamento inovador, traço originário da criação da UnB, e o forte comprometimento com as causas sociais constituem elementos fundamentais que unem as universidades marcadas pelo pensamento de Darcy Ribeiro. Incluem-se aí a flexibilidade curricular e a manutenção da autonomia, como pensadas pelo fundador. A adoção de cotas raciais também foi citada pela reitora Márcia Abrahão como influência direta do autor de O povo brasileiro.

A celebração do centenário de Darcy Ribeiro inaugurou a Programação 2022 da Cátedra Alfredo Bosi. Ao longo do ano, a USP oferecerá minicursos e atividades diversas para professores do ensino básico, estudantes de licenciatura, pesquisadores e demais interessados no campo educacional.

Assista à íntegra do evento: