ÓRGÃOS COLEGIADOS

Candidato passará por entrevista com banca. Para indígenas e quilombolas, serão analisados documentos, além de autodeclaração e declaração comunitária de pertencimento a determinada comunidade

Decisão foi aplaudida pelos conselheiros e membros da comissão que elaborou a proposta de Resolução. Imagem: Reprodução

 

A Universidade de Brasília (UnB) reforçou o pioneirismo em ações afirmativas, dando importante passo na sua política de inclusão. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou, na quinta-feira (24), a recriação de comissão de heteroidentificação da autodeclaração de candidatos negros, indígenas e quilombolas para ingresso na graduação. A decisão foi por 32 votos favoráveis e duas abstenções. O Conselho aprovou, ainda, a criação do Comitê Permanente de Acompanhamento das Políticas de Ação Afirmativa (Copeaa-UnB), vinculado ao Cepe, que será responsável pelas comissões de heteroidentificação da graduação e da pós-graduação.

 

Desde 2012, com a promulgação da Lei 12.711, a UnB não realiza heteroidentificação para ingresso por cotas na graduação, porque a lei estabelece vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. A Universidade, entretanto, sempre esteve atenta às denúncias de fraudes no sistema de cotas. Em 2020, em decisão inédita, a instituição expulsou 15 estudantes após intensa investigação. Todos os envolvidos tiveram direito à ampla defesa e ao contraditório. Com a aprovação do novo normativo, a Universidade também responde às recomendações do Ministério Público Federal e da comissão que investigou o processo que culminou na expulsão dos discentes.

 

O vice-reitor Enrique Huelva classificou a decisão do Cepe como histórica. “Ele se sustenta no que temos de mais forte e valioso, que é a tradição democrática dos nossos órgãos colegiados. Isso nos fortalece, dá segurança e reafirma as políticas de ações afirmativas da UnB, que começaram em 2003, trazendo inclusão àqueles que estão excluídos há 500 anos. Este é um dia histórico”, afirmou.

 

A heteroidentificação será feita por meio de entrevista com banca. No que diz respeito ao candidato autodeclarado preto ou pardo, o critério a ser utilizado é fenotípico, ou seja, a aparência do candidato.

 

Para os candidatos indígenas e quilombolas, será levada em conta a análise de documentos, com uma autodeclaração do candidato e uma declaração comunitária de pertencimento a determinada comunidade indígena ou quilombola.

 

Segundo Dione Moura, presidente da comissão que elaborou a proposta de Resolução, é simbólico que o documento seja aprovado próximo ao aniversário da UnB. “A dois meses de completar 60 anos, a UnB mostra que é madura, forte e transformadora”, avaliou. Para o professor Joaze Bernardino, que também participou da comissão, a Resolução unifica o processo de heteroidentificação tanto na graduação como na pós-graduação.

 

COTAS – A UnB foi a primeira universidade federal a adotar cotas raciais para o ingresso, em 2003. Há dez anos, pretos e pardos somavam 10.680 estudantes, de um total de 41.767. Hoje, somam 15.574 estudantes de um total de 42.929.

 

Desde 2020 a UnB instituiu, também, a política de cotas na pós-graduação. São reservadas 20% das vagas de cada edital para candidatos negros, além de uma vaga adicional para indígenas e quilombolas, em todas as seleções dos programas de pós-graduação stricto sensu. Além disso, também existe uma priorização de concessão de bolsas para indígenas, quilombolas e negros, para garantir a permanência destes estudantes na UnB.

 

A Lei de Cotas define que a distribuição das vagas da cota racial e deficiência é feita de acordo com a proporção de indígenas, negros, pardos e pessoas com deficiência do local onde está situada a universidade ou instituto federal, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Além disso, 50% das vagas em universidades e institutos federais devem ser destinadas para pessoas que estudaram em escolas públicas. Desse total, metade é para a população com renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capita.

 

Leia também:

>> Professoras da UnB são destaque em programação da SBPC para o 8 de março

>> Estudante da UnB participa do Brazil Conference Harvard/MIT

>> Para o mês da mulher, UnB promove debates sobre Política de Enfrentamento à Violência de Gênero

>> Simplifica UnB vai agilizar processos de concessão de bolsas e auxílios a estudantes e pesquisadores

>> UnB abre edital para Vestibular de Licenciatura em Libras

>> Reitora propõe criar associação inspirada em condomínios de blocos residenciais

>> Reitoria se reúne com docentes e técnicos da Faculdade de Tecnologia

>> Inscrições para a Sessão de Pôsteres da 74ª Reunião Anual da SBPC estão abertas

>> HUB recruta profissionais de saúde para estudo sobre vacina contra a covid-19

>> Reitora participa das comemorações dos 45 anos da Fiocruz

>> Estudo avalia nível de funcionalidade entre idosos do DF durante a pandemia

>> Direção é empossado no Instituto de Geociências em nova formatação

>> Vigilantes e agentes de portaria participam de treinamento sobre exigência do comprovante de vacinação

>> Capes renova participação da UnB em programa de internacionalização

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.