CONEXÕES

Em formato híbrido, evento na quarta (9) e quinta (10) reúne líderes do segmento, da academia, do governo e parceiros internacionais para debater sobre desenvolvimento tecnológico no país

Maior evento de inovação da América Latina conta com parceria institucional da UnB. As inscrições são gratuitas e há atividades remotas e presenciais. Arte: Divulgação

 

A Universidade de Brasília, por meio de seu Parque Científico e Tecnológico (PCTec), marca presença no 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria. Com o tema Reinove o futuro, o evento ocorre nestas quarta (9) e quinta-feira (10) e pela primeira vez terá formato híbrido, com parte das atividades realizadas em São Paulo. A programação reúne líderes da indústria, da academia, do governo e parceiros internacionais para debater os caminhos para um Brasil mais inovador. 

 

O Congresso, que acontece a cada dois anos, é executado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio institucional da UnB. As inscrições para participação são gratuitas.

 

A presença e a parceria da Universidade por meio do PCTec reforçam o papel da academia em fomentar o processo de inovação brasileiro. Criado em 2007 e alçado a órgão complementar da UnB em 2018, pela Resolução nº 11/2018 do Conselho Universitário, o Parque facilita a interação entre empresas, governo e a Universidade

 

“Em algum momento a inovação, seja ela incremental, radical ou disruptiva, demanda pesquisa básica, aplicada ou mesmo desenvolvimento tecnológico, que se dá, em grande medida, nas universidades, principalmente nas públicas”, explica Carlos Gurgel, diretor do PCTec, que participa das atividades presenciais do Congresso no World Trade Center, na capital paulista. 

Durante o evento, Carlos Gurgel irá reforçar a atuação da UnB no âmbito das inovações e buscará parcerias para a Universidade. Foto: Agência Espacial Brasileira (AEB)

 

O ambiente presencial contará apenas com convidados, com limitação de público e seguindo protocolos sanitários de contenção da covid-19. Na oportunidade, o professor da Faculdade de Tecnologia (FT) pretende apresentar “as competências da instituição no apoio à inovação na indústria”. Ele também almeja buscar e entender quais são as inovações emergentes do setor e, principalmente, fazer parcerias.

 

“As futuras parcerias, invariavelmente, trarão benefícios para a Universidade, especialmente para o ambiente de inovação. Assim, ajudamos as empresas a se tornarem mais competitivas, a ampliarem e a ganharem mercado, nacional e internacionalmente”, projeta Carlos Gurgel.

 

FOMENTO À INOVAÇÃO – Desde 2017, a Universidade possui decanato exclusivamente dedicado à temática, o de Pesquisa e Inovação (DPI). A unidade é responsável pela promoção, coordenação e supervisão das políticas da UnB relacionadas à pesquisa e à inovação. 

 

A instituição também conta com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) desde 1986, cuja missão é apoiar e promover o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empreendedorismo, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento econômico e social a partir da integração entre Universidade, empresas e sociedade em geral – as duas últimas, principais demandantes por inovação junto ao governo.

 

Além de percebido em sua estrutura, o empenho da UnB no fomento à inovação é reforçado pelos rankings acadêmicos em que se destaca. Em 2021, por exemplo, a instituição ficou na sétima posição entre as 37 federais brasileiras avaliadas pelo Times Higher Education (THE) Emerging Economies 2022, que analisou universidades de economias emergentes em todo o mundo. No mesmo ano, o University Ranking of Academic Performance (Urap) classificou a UnB como a décima melhor universidade no Brasil. 

 

Já no Ranking Universidades Empreendedoras 2021, a instituição foi classificada como a 15ª mais empreendedora no ranking geral, sendo a melhor colocada do Centro-Oeste e também em ações de extensão da região.

 

 

*Estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.

 

Leia também:

>> UnB recria comissão de heteroidentificação para graduação

>> Professoras da UnB são destaque em programação da SBPC para o 8 de março

>> Estudante da UnB participa do Brazil Conference Harvard/MIT

>> Para o mês da mulher, UnB promove debates sobre Política de Enfrentamento à Violência de Gênero

>> Simplifica UnB vai agilizar processos de concessão de bolsas e auxílios a estudantes e pesquisadores

>> UnB abre edital para Vestibular de Licenciatura em Libras

>> Reitora propõe criar associação inspirada em condomínios de blocos residenciais

>> Reitoria se reúne com docentes e técnicos da Faculdade de Tecnologia

>> Inscrições para a Sessão de Pôsteres da 74ª Reunião Anual da SBPC estão abertas

>> HUB recruta profissionais de saúde para estudo sobre vacina contra a covid-19

>> Reitora participa das comemorações dos 45 anos da Fiocruz

>> Estudo avalia nível de funcionalidade entre idosos do DF durante a pandemia

>> Direção é empossado no Instituto de Geociências em nova formatação

>> Vigilantes e agentes de portaria participam de treinamento sobre exigência do comprovante de vacinação

>> Capes renova participação da UnB em programa de internacionalização

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 
ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.