MEMÓRIA

Incansável na luta pelo direito das mulheres, a docente, que faleceu em 2021, foi homenageada na programação do #8MUnB2022

Ex-alunas prestam homenagem à professora Lourdes Bandeira, falecida em 2021. Em sentido horário, de cima para baixo: tradutora da libras, Erika Costa, Isabel Clavelin e Sílvia Badim. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

Com mediação da docente da Faculdade UnB Ceilândia (FCE) Sílvia Badim, ex-alunas da professora emérita da UnB Lourdes Maria Bandeira participaram, nesta quarta-feira (9), de mesa-redonda em sua homenagem durante a programação do #8MUnB2022. Atuante na luta e na defesa dos direitos das mulheres, a pesquisadora faleceu em setembro de 2021, mas deixa importante legado no combate à violência de gênero.

 

>> Leia o artigo de opinião de Sílvia Badim e Roberta Cantarela em homenagem a Lourdes Bandeira

 

“É uma honra compartilhar esse momento em homenagem à professora Lourdes, que deixou um legado imenso e impactou a minha trajetória como estudante. Seria impossível pensar alguns temas e questões se eu não a tivesse conhecido”, disse Érika Costa, mestre em Sociologia pela UnB.

 

Na Universidade, Lourdes Bandeira coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Mulher (Nepem) e contribuiu ativamente para ações de promoção dos direitos humanos no âmbito da própria instituição. Entre os anos de 2008 e 2015, atuou na Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República.

 

“Nos conhecemos na Secretaria de Políticas para Mulheres, onde ela era secretária de Planejamento e eu, assessora de comunicação na época”, contou a jornalista e doutora em Comunicação Isabel Clavelin, “fisgada” pela docente após cursar disciplina sobre estudos de gênero e pensamento feminista. “Ela foi fundamental para os estudos sobre violência contra as mulheres, feminicídio, divisão sexual do trabalho, trazendo também a questão racial”, destacou.

 

“A Lourdes está presente em todas as nossas vitórias, em cada 8 de março, em cada nova política instituída, defesa de tese e dissertação de mestrado. Ela é uma referência e tem publicações ainda a serem lançadas. E também nas nossas dores, porque a Lourdes é uma mulher com trajetória marcada por perdas, adoecimentos e solidões, como todas nós”, disse Marcela Amaral, hoje docente na Universidade Federal de Goiás (UFG).

 

#8MUnB2022 – A mesa-redonda Lourdes Bandeira, sempre presente foi organizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Mulher (Nepem) e pelo Núcleo de Estudos de Diversidade Sexual e de Gênero (Nedig) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam/UnB) em parceria com a Coordenação das Mulheres (Codim), vinculada à Diretoria da Diversidade do Decanato de Assuntos Comunitários (DIV/DAC).

 

O evento faz parte de uma série de atividades da UnB, on-line e presenciais, planejadas para o mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Organizada pela Codim com envolvimento da comunidade acadêmica, a programação do #8MUnB2022 tem eventos abertos para todo o público interno e externo à Universidade. Para participar, é necessário se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). A inscrição nas atividades garante créditos de extensão aos participantes.

 

>> Confira a programação completa

 

Confira a mesa-redonda Lourdes Bandeira, sempre presente

 

Leia também:

>> Mais meninas na ciência

>> UnB contrata professor visitante brasileiro e estrangeiro

>> Em conferência do #8MUnB, Lia Zanotta defende ações para reduzir as desigualdades de gênero

>> "UnB segue inquieta", diz reitora em evento sobre universidades "darcynianas"

>> Arquivo Central faz gestão do acervo que resgata a memória da Universidade

>> Em carta, reitora celebra conquistas das mulheres na UnB

>> UnB apoia Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

>> UnB recria comissão de heteroidentificação para graduação

>> Professoras da UnB são destaque em programação da SBPC para o 8 de março

>> Estudante da UnB participa do Brazil Conference Harvard/MIT

>> Para o mês da mulher, UnB promove debates sobre Política de Enfrentamento à Violência de Gênero

>> Simplifica UnB vai agilizar processos de concessão de bolsas e auxílios a estudantes e pesquisadores

>> UnB abre edital para Vestibular de Licenciatura em Libras

>> Reitora propõe criar associação inspirada em condomínios de blocos residenciais

>> Reitoria se reúne com docentes e técnicos da Faculdade de Tecnologia

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave