INTERNACIONALIZAÇÃO

Edital prevê 40 vagas para atuação nos programas de pós-graduação, nas mais diversas áreas do conhecimento

Edital lançado para atuação de docentes visitantes em programas de pós-graduação se alinha ao Plano de Internacionalização. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Estão abertas inscrições para contratação temporária de 40 professores visitantes ou professores pesquisadores visitantes estrangeiros. O edital pretende selecionar profissionais qualificados visando o intercâmbio científico, tecnológico e a inovação a serem desenvolvidos em conjunto com grupos de pesquisa da Universidade de Brasília (UnB).

“É mais uma estratégia para fortalecer a nossa internacionalização. Vejo como uma oportunidade de compartilhar conhecimento, modernizar práticas e currículos, além de conseguirmos pensar conjuntamente soluções para problemas globais”, comenta o vice-reitor da UnB, Enrique Huelva.

Serão ofertadas vagas para atuação nos programas de pós-graduação stricto sensu da UnB, sendo 30 para ampla concorrência, oito para candidatos negros e duas para pessoas com deficiência. O regime de trabalho é de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.

Para o decano de Pós-Graduação, Lucio Rennó, o edital está em consonância com o Plano de Internacionalização e expande as redes da Universidade. "Permite criar vínculos mais perenes entre a UnB e profissionais com carreiras internacionais, ao atrair quadros que queiram construir suas carreiras ou parte delas na UnB.”

A seleção pretende fortalecer o processo de internacionalização dos programas de pós-graduação, apoiar as unidades acadêmicas no aprimoramento de seus programas de pós-graduação e de projetos estratégicos de desenvolvimento institucional e contribuir para o aprimoramento de programas de ensino, pesquisa e extensão, bem como para a execução de programas de capacitação docente.

Para se candidatar, é necessário ser portador de título de doutor há, no mínimo, cinco anos, ser docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área, ter experiência reconhecida em pesquisa na área de seleção, além de produção científica relevante nos últimos cinco anos.

A remuneração de R$ 16.591,91 equivale à classe D (Associado), nível I. As inscrições podem ser realizadas até 31 de agosto de 2022 no site da seleção.