AUDIOVISUAL

A produção cinematográfica do DF todas as quartas-feiras no canal 15 da NET/Claro Brasília e pela internet

Em março, programa dá destaque às produções cinematográficas femininas do DF. Arte: Divulgação/UnBTV

O canal de televisão da Universidade de Brasília (UnB) abre um novo espaço para o cinema brasiliense. É o programa Quarta Cine Candango. As sessões de cinema vão ao ar todas as quartas-feiras, às 22h, no canal 15 da NET/Claro Brasília, e no site www.unbtv.unb.br.

O programa foi criado como uma forma de agregar produções cinematográficas do Distrito Federal em um espaço televisivo para ampliar suas exibições. Além das exibições dos filmes, os telespectadores verão um pouco dos bastidores das produções e depoimentos de membros das equipes realizadoras.

O cinema de Brasília possui pluralidade geracional, geográfica, de gênero, étnica, social e de outras tantas vozes que agora podem contar com mais um espaço de exibição. A expectativa é que o público aprecie essa nova janela para as produções locais.

PROGRAMAÇÃO DE MARÇO – No mês dedicado às discussões sobre o papel das mulheres na sociedade e suas lutas, a UnBTV exibe, nas noites de quarta, os seguintes filmes, das 22h às 0h:

Filhas de Lavadeiras (2019)
Direção: Edileuza Penha
Sinopse: Filhas de Lavadeiras apresenta histórias de Mulheres Negras que graças ao trabalho árduo de suas mães puderam ir para escola e refazer os caminhos trilhados pelas suas antecessoras. Suas memórias, alegrias e tristezas, dores e poesias se fazem presente como possibilidades de um novo destino. Transformando o duro trabalho das lavadeiras em um espetáculo de vida e plenitude.

Revela-me
Direção: Lennon Rabi
Sinopse: Durante uma festa, Júlia encontra uma fotografia estranha. A mulher na foto parece ela mesma, mas não lembra de posar, nem quem tirou, nem como as fotos sempre a encontram quando está sozinha.

Uma Questão de Tempo (2006)
Direção: Catarina Accioly
Sinopse: O início da primavera em Brasília traz novas perspectivas para a vida de uma mulher.

Uma Droga Chamada Amor (2020)
Direção: Giovanni Ruggeri
Sinopse: Cotidianamente, Sara dá um pedaço de seu coração para Jorge comer. Quando fica desgastada, precisa quebrar o círculo vicioso, porém outra dependência surge.

Afeto Preto
Direção: João Sena
Sinopse: Afeto. O dicionário o define como um sentimento terno de afeição por uma pessoa ou animal; amizade. Mas o quão complexo pode ser esse sentimento nos dias de hoje, sobretudo, para pessoas pretas nascidas no Brasil? É, infelizmente nós crescemos acreditando que, muitas vezes, éramos errados simplesmente por existir. Que nosso cabelo era errado, nossa pele era errada, nosso sorriso era errado, nossos deuses eram errados, nossas tradições eram erradas... Mas esse plano encontra barreiras: a gente redescobriu que se ama! E esse filme é exatamente sobre todo esse amor que nós temos por nós mesmos e por nossos semelhantes. É papo de ancestralidade, saca? Você, branco, nunca entenderia.

Encanto Feminino
Direção: Fabíola Campos
Sinopse: O filme aborda a ancestralidade da mulher negra a partir das yabás, orixás femininas.

Marie
Direção: Allex Medrado Araújo
Sinopse: A fotógrafa Marie. O sentido da vida. Um elogio ao banal.

PARA PARTICIPAR – Cineastas de Brasília que desejam exibir seus filmes e fazer parte do novo espaço para a cultura do DF podem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Redes sociais da UnBTV:
Youtube: https://www.youtube.com/unbtv
Instagram: https://www.instagram.com/unbtv/
Twitter: https://twitter.com/unb_tv
Site: www.unbtv.unb.br

Confira vídeo de divulgação do programa: