INCLUSÃO

Parceria com Ministério Público do Trabalho prevê criação de banco de currículos e ações de ensino, pesquisa e extensão

Vice-procuradora-geral Maria Aparecida Gugel e reitora Márcia Abrahão participaram da solenidade que selou o acordo. Imagem: Reprodução

 

Pensando em ampliar a participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a Universidade de Brasília (UnB) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) assinaram, nesta quarta-feira (30), em sessão solene, um termo de cooperação com foco na inclusão e empregabilidade da comunidade universitária com deficiência.
 
“Este acordo de cooperação certamente vai aprimorar as ações de inclusão na nossa comunidade. Também dará condições de empregabilidade para esses estudantes", afirmou a reitora da UnB, Márcia Abrahão. “Tenho certeza de que será uma parceria muito profícua e de que seremos exemplo para outras instituições em todo o Brasil.”

Entre as ações previstas na cooperação estão o estabelecimento de um banco de currículos e a divulgação de vagas de emprego e estágio voltadas para pessoas com deficiência. Além disso, também estão planejadas campanhas e ações nos eixos de ensino, pesquisa e extensão.  

Para a vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel, a iniciativa trará visibilidade e acesso para estudantes com diversos tipos de deficiência. “Precisamos dar visibilidade à pessoa com deficiência, mas, sobretudo, fazer com que participe de todos os domínios da vida. Esse é o nosso objetivo com essa parceria.”

Atualmente, a UnB tem 431 estudantes cadastrados na Diretoria de Acessibilidade (Daces), vinculada ao Decanato de Assuntos Comunitários (DAC). Desses, 273 são estudantes com alguma deficiência e 158 estudantes com transtornos funcionais específicos, como dislexia, déficit de atenção e hiperatividade.

>> Veja também: UnB reforça compromisso em garantir acessibilidade para pessoas com deficiência

A diretora de Acessibilidade da UnB, Sinara Zardo, destaca que os obstáculos relacionados ao preconceito também precisam ser transpostos. “Nosso objetivo é eliminar barreiras de acesso ao mundo do trabalho e barreiras atitudinais, discriminatórias e preconceituosas que historicamente colocam as pessoas com deficiência à margem da sociedade."

Emanuel Holanda Barroso, formado pela UnB, convive com deficiências decorrentes de uma hidrocefalia que o acometeu quando bebê. No lançamento da parceria, ele falou sobre as dificuldades impostas pelo preconceito. “Antes, quase não confiavam em mim, diziam que eu não poderia aprender a ler e não teria autonomia nenhuma. Hoje, sou engenheiro de software concursado. Quando a gente aplica as ferramentas e se aceita como a gente é, as coisas vão”, destacou Emanuel.
 
O termo celebrado entre UnB e MPT tem validade de 36 meses, podendo ser renovado caso haja interesse entre as partes. Outras instituições também podem aderir e colaborar com a parceria.

 

Assista ao evento completo:

 

Leia também:

>> UnB divulga resultado da terceira etapa do PAS

>> Semana Universitária 2022 tem data pra começar

>> Sala de Situação da UnB publica relatório com ações que marcam seus cinco anos de atuação

>> Biblioteca Central reabre espaços de estudo para o público externo a partir de 28 de março

>> Universidade assina contrato para construção do Centro de Biotecnologia Molecular (C-Biotech)

>> Reitoras destacam seguram no retorno às atividades presenciais

>> Consuni aprova título de Honoris Causa para Sueli Carneiro

>> CDT recebe selo de reconhecimento pela capacidade de prospecção de novos negócios

>> Livro organizado por pesquisadoras da UnB aborda violência contra as mulheres nas universidades

>> 70% das empresas juniores da UnB são comandadas por mulheres

>> Site reúne informações sobre acesso à graduação na UnB

>> Universidade divulga calendário com datas dos próximos processos seletivos

>> UnB amplia orçamento de unidades acadêmicas e administrativas

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.