A Universidade de Brasília (UnB) começou a resgatar uma pendência de mais de uma década com o Distrito Federal. Começa nos próximos dias a construção do Centro de Biotecnologia Molecular (C-Biotech), que recebeu recursos da bancada do DF no Congresso Nacional em 2010. Nesta quarta-feira (23), no Salão de Atos, a reitora Márcia Abrahão assinou o contrato de R$ 11,4 milhões.
“Estamos honrando o compromisso com o parlamento e aproximando a UnB cada vez mais da sociedade. O recurso destinado para essa obra é de arrecadação própria, já que em 2021 não recebemos nenhum centavo para investimento e em 2022 o valor total recebido é de pouco mais de R$ 6 milhões”, ressaltou a reitora.
Emocionado, o gestor da emenda, Fernando Araripe, professor do Instituto de Ciências Biológicas da UnB, recordou a história do C-Biotech, que foi pensado ainda na década de 1990. Ele ressaltou que a atual administração superior colocou a inovação na pauta da Universidade. “A UnB faz 60 anos e quem ganha o presente é a comunidade acadêmica, sobretudo os jovens empreendedores de diversas áreas.” Araripe explicou que a ideia é fazer do centro uma plataforma tecnológica, com três atores em sintonia: academia, órgãos de fomento e setor produtivo.
A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, lembrou que Fernando Araripe foi o primeiro que ela recebeu quando assumiu o decanato, em 2016. Ele entregou um dossiê com o pedido de construção do C-Biotech. “No primeiro ano do primeiro mandato da professora Márcia, havia uma queda de 40% de recursos para investimento. Foram cinco anos de trabalho para que a gente pudesse estar aqui hoje honrando essa dívida antiga.”
Esteve presente à cerimônia o ex-governador Rodrigo Rollemberg, que articulou o recebimento dos recursos pela UnB em 2010, como senador e coordenador da bancada federal do DF. Ele destacou que o C-Biotech poderá contribuir em pesquisas sobre sequenciamento genômico, para atuar em casos de novas pandemias. “Demonstra uma visão moderna da UnB, articulada com o setor produtivo para transformar o conhecimento em produtos para a sociedade em diversas áreas, como em biologia molecular e mudanças climáticas. A construção desse centro é estratégica para o país”, afirmou.
O C-Biotech fará parte das iniciativas do Parque Científico e Tecnológico (PCTec) da UnB. “O centro tem em sua gênese tudo o que a gente espera de um ambiente de inovação. Um dos papeis fundamentais é propiciar ao nosso aluno a criação de seu próprio futuro. Este ambiente de inovação é uma alternativa para possibilitar resolver o problema sério relacionado ao emprego formal que vamos enfrentar, em breve”, avaliou o diretor do PCTec, Carlos Alberto Gurgel.
ESPAÇO – O C-Biotech terá 2,541 mil metros quadrados e estará no setor sul do campus Darcy Ribeiro, próximo aos decanatos de Pesquisa e Inovação e de Pós-Graduação. Estão previstos seis laboratórios, nove salas para docentes, salas para aulas, para estudantes, pesquisadores e apoio administrativo, além de salas para equipamentos, vestiários e sanitários.
“O projeto é uma releitura da Unidade de Laboratórios de Ensino de Graduação, edificada várias vezes na UnB para atender faculdades e institutos. É uma solução bem recebida pela comunidade acadêmica em virtude da sua robustez e flexibilidade de ocupação”, explicou o secretário de Infraestrutura, Augusto Dias.
Assim como outras licitações realizadas nos dois últimos anos, esta foi feita pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC). Com isso, a UnB obteve desconto de 8,5% no contrato, além de proporcionar maior transparência e celeridade ao processo. A empresa D&M Construtora foi contratada para executar o serviço em 12 meses.
Leia também:
>> UnB promove debate sobre racismo contra mulheres negras no mercado de trabalho
>> Reitoras destacam seguram no retorno às atividades presenciais
>> Consuni aprova título de Honoris Causa para Sueli Carneiro
>> Maternidade entre estudantes universitárias é tema de mesa-redonda do #8MUnB2022
>> CDT recebe selo de reconhecimento pela capacidade de prospecção de novos negócios
>> UnB divulga primeira chamada do Vestibular 2022
>> Live discute desafios do retorno às atividades presenciais nas universidades
>> Livro organizado por pesquisadoras da UnB aborda violência contra as mulheres nas universidades
>> 70% das empresas juniores da UnB são comandadas por mulheres
>> UnBTV abre espaço para o cinema candango
>> SBPC e UnB definem detalhes da 74ª Reunião Anual
>> Site reúne informações sobre acesso à graduação na UnB
>> Universidade divulga calendário com datas dos próximos processos seletivos
>> UnB publica edital para transferência facultativa e portador de diploma de curso superior
>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial
>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade
>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19
>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus