PLANO DE OBRAS

Centro fará parte das iniciativas do Parque Científico e Tecnológico da UnB

Reitora Márcia Abrahão (centro) assinou contrato em encontro no Salão de Atos nesta quarta (23). Ex-governador Rodrigo Rollemberg articulou recebimento do recurso para a obra em 2010. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

A Universidade de Brasília (UnB) começou a resgatar uma pendência de mais de uma década com o Distrito Federal. Começa nos próximos dias a construção do Centro de Biotecnologia Molecular (C-Biotech), que recebeu recursos da bancada do DF no Congresso Nacional em 2010. Nesta quarta-feira (23), no Salão de Atos, a reitora Márcia Abrahão assinou o contrato de R$ 11,4 milhões.

“Estamos honrando o compromisso com o parlamento e aproximando a UnB cada vez mais da sociedade. O recurso destinado para essa obra é de arrecadação própria, já que em 2021 não recebemos nenhum centavo para investimento e em 2022 o valor total recebido é de pouco mais de R$ 6 milhões”, ressaltou a reitora.

Projeção do prédio foi apresentada na solenidade de assinatura do contrato. Imagem: Reprodução UnBTV

Emocionado, o gestor da emenda, Fernando Araripe, professor do Instituto de Ciências Biológicas da UnB, recordou a história do C-Biotech, que foi pensado ainda na década de 1990. Ele ressaltou que a atual administração superior colocou a inovação na pauta da Universidade. “A UnB faz 60 anos e quem ganha o presente é a comunidade acadêmica, sobretudo os jovens empreendedores de diversas áreas.” Araripe explicou que a ideia é fazer do centro uma plataforma tecnológica, com três atores em sintonia: academia, órgãos de fomento e setor produtivo.

A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, lembrou que Fernando Araripe foi o primeiro que ela recebeu quando assumiu o decanato, em 2016. Ele entregou um dossiê com o pedido de construção do C-Biotech. “No primeiro ano do primeiro mandato da professora Márcia, havia uma queda de 40% de recursos para investimento. Foram cinco anos de trabalho para que a gente pudesse estar aqui hoje honrando essa dívida antiga.”

Esteve presente à cerimônia o ex-governador Rodrigo Rollemberg, que articulou o recebimento dos recursos pela UnB em 2010, como senador e coordenador da bancada federal do DF. Ele destacou que o C-Biotech poderá contribuir em pesquisas sobre sequenciamento genômico, para atuar em casos de novas pandemias. “Demonstra uma visão moderna da UnB, articulada com o setor produtivo para transformar o conhecimento em produtos para a sociedade em diversas áreas, como em biologia molecular e mudanças climáticas. A construção desse centro é estratégica para o país”, afirmou.

Carlos Gurgel ressaltou que centro irá beneficiar estudantes no envolvimento com inovação. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

O C-Biotech fará parte das iniciativas do Parque Científico e Tecnológico (PCTec) da UnB. “O centro tem em sua gênese tudo o que a gente espera de um ambiente de inovação. Um dos papeis fundamentais é propiciar ao nosso aluno a criação de seu próprio futuro. Este ambiente de inovação é uma alternativa para possibilitar resolver o problema sério relacionado ao emprego formal que vamos enfrentar, em breve”, avaliou o diretor do PCTec, Carlos Alberto Gurgel.

ESPAÇO – O C-Biotech terá 2,541 mil metros quadrados e estará no setor sul do campus Darcy Ribeiro, próximo aos decanatos de Pesquisa e Inovação e de Pós-Graduação. Estão previstos seis laboratórios, nove salas para docentes, salas para aulas, para estudantes, pesquisadores e apoio administrativo, além de salas para equipamentos, vestiários e sanitários.

“O projeto é uma releitura da Unidade de Laboratórios de Ensino de Graduação, edificada várias vezes na UnB para atender faculdades e institutos. É uma solução bem recebida pela comunidade acadêmica em virtude da sua robustez e flexibilidade de ocupação”, explicou o secretário de Infraestrutura, Augusto Dias.

Assim como outras licitações realizadas nos dois últimos anos, esta foi feita pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC). Com isso, a UnB obteve desconto de 8,5% no contrato, além de proporcionar maior transparência e celeridade ao processo. A empresa D&M Construtora foi contratada para executar o serviço em 12 meses.