CUIDADO E APOIO

Evento destacou a importância de materializar políticas públicas na Universidade em prol de espaços acolhedores para mães e filhos

A mesa-redonda Maternidade na universidade trouxe reflexões sobre a invisibilidade de alunas-mães durante a graduação. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

Reflexões sobre principais dificuldades, anseios e necessidades reais de alunas durante a maternidade mobilizaram o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Maternidades, Parentalidade e Sociedade (Gmater) e a Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC) a promover, na última sexta-feira (18), a mesa-redonda Maternidade na universidade: reflexões sobre a sobrecarga e a necessidade de cuidar da mulher-cuidadora. Com transmissão pelo canal da UnBTV no YouTube, a atividade integra o #8MUnB2022 – programação comemorativa em homenagem ao mês das mulheres na Universidade de Brasília (UnB).

 

>> Para o mês da mulher, UnB promove debates sobre Política de Enfrentamento à Violência de Gênero

 

Para a professora do Departamento de Serviço Social (SER) e mediadora do evento, Hayeska Barroso, debater políticas públicas em prol de espaços acolhedores para mães e filhos é a melhor forma de apoiar as alunas durante a maternidade. “Precisamos refletir sobre como vamos olhar para a mulher que cuida. De que maneira a Universidade se ambientou como se não existissem filhos e mães? Quantas mulheres, para conquistar bolsas de mestrado, não escondem a barriga com medo de que a gravidez possa atrapalhar o processo seletivo? A maternidade não devia ser motivo de constrangimento dentro do ambiente acadêmico.”

 

A aluna do curso de Filosofia e representante do Coletivo de Mães da Universidade de Brasília (CMUnB) Tcherry Félix ressaltou a importância de enxergar a maternidade como um ato político dentro das universidades. Segundo a discente, a falta de apoio da comunidade acadêmica é um dos maiores motivos para a desistência no ensino superior entre as alunas-mães.

Tcherry Félix com seu filho, Hórus, de três anos. A discente de Filosofia cogitou trancar o curso após a gestação, mas obteve apoio para continuar. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

“O que mais acontece é o olhar de desprezo dos alunos e professores. A mulher não se sente abraçada e larga os estudos. Eu tive o prazer de ter professoras na UnB que me acolheram nesse período. Certa vez o meu filho estava agitado durante uma aula e quando eu ia saindo da sala, toda constrangida, a professora pegou o meu filho e ministrou a aula inteira com ele no colo. O meu filho conseguiu se acalmar e eu me senti abraçada. É uma grande luta, mas eu não quero parar de estudar”, contou.

 

CARTA DE DEMANDAS – Com apoio do Coletivo de Mães da Universidade de Brasília, a UnB tem trabalhado constantemente para a disponibilização de espaços de cuidado e afeto para alunas-mães, a exemplo da construção de uma creche e de um Centro Multidisciplinar de Pesquisa em Primeira Infância.

 

De acordo com Caroline Ribeiro, discente do curso de Pedagogia e representante do coletivo, tais adaptações, sejam físicas, culturais ou normativas, podem tornar a UnB mais acessível para as mães e seus filhos, mas ainda há muito o que ser feito.

 

“Temos muitas necessidades que ainda não foram atendidas, então criamos uma carta de demandas para apresentar para a Reitoria. Ainda não temos data de entrega, mas vamos transformar este arquivo em PDF e divulgar em nossa página no Instagram. Queremos conquistar não só o direito de permanência na Universidade, mas a construção de fraldários, aulas remotas durante a primeira infância, projetos de extensão para saúde mental na maternidade e tantos outros direitos”, afirmou.

 

>> Leia o artigo: A universidade acolhe mulheres-mães?

 

PARTICIPE – Organizada pela Coordenação das Mulheres da Diretoria da Diversidade (Codim/DIV/DAC), a programação do #8MUnB2022 vai até o dia 31 de março e integra atividades diversas norteadas pelo debate sobre a Política de Igualdade de Gênero na UnB. As atividades são abertas para todo o público interno e externo à Universidade. Para participar, é necessário se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). A inscrição nas atividades garante créditos de extensão aos participantes.

 

Confira a mesa-redonda:

 

Leia também:

>> CDT recebe selo de reconhecimento pela capacidade de prospecção de novos negócios

>> UnB divulga primeira chamada do Vestibular 2022

>> Live discute desafios do retorno às atividades presenciais nas universidades

>> Livro organizado por pesquisadoras da UnB aborda violência contra as mulheres nas universidades

>> 70% das empresas juniores da UnB são comandadas por mulheres

>> UnBTV abre espaço para o cinema candango

>> SBPC e UnB definem detalhes da 74ª Reunião Anual

>> Site reúne informações sobre acesso à graduação na UnB

>> Universidade divulga calendário com datas dos próximos processos seletivos

>> UnB publica edital para transferência facultativa e portador de diploma de curso superior

>> UnB amplia orçamento de unidades acadêmicas e administrativas

>> Mulheres têm conquistado mais espaços na UnB

>> Liderança feminina é tema de mesa-redonda com gestoras da UnB

>> Cepe discute proposta de retomada de aulas presenciais no próximo semestre

>> Lourdes Bandeira, sempre presente

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave