ÓRGÃOS COLEGIADOS

Próximo semestre vai começar em 19 de julho e terá 90 dias letivos. Intervalos consideram tempo mínimo necessário para procedimentos de matrícula

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão votou, em sua 621ª reunião, datas de início e fim para os dois semestres letivos de 2021 na Universidade. Foto: Secom UnB

 

O próximo semestre letivo da Universidade de Brasília, o 1º de 2021, vai começar em 19 de julho, com término em 6 de novembro. A decisão foi tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em reunião nesta quinta-feira (18). O colegiado também aprovou as datas do 2º semestre de 2021, com início em 17 de janeiro e final em 5 de maio de 2022. As deliberações referem-se apenas ao calendário, não ao modo de realização dos semestres (remoto, presencial ou híbrido) – assunto que será discutido em reuniões mais próximas ao começo de cada período letivo.

 

Cada um dos semestres terá 90 dias. "O cálculo considera apenas dias dias letivos, que incluem os sábados e excluem feriados e vésperas de feriado, quando eventualmente pode haver ponto facultativo", explicou o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira. Pela legislação brasileira, cada ano deve ter 200 dias letivos, entretanto, resolução do ano passado do Conselho Nacional de Educação (CNE) permitiu uma flexibilização disso, tendo em vista o cenário de calamidade na saúde pública.

 

Os intervalos entre cada semestre consideram o tempo mínimo necessário para os procedimentos de matrícula. "Tivemos um esforço real da equipe técnica de achar o menor intervalo possível", ressaltou o vice-reitor, Enrique Huelva. Ele também destacou que a modalidade de ensino não estava em debate, somente as datas do calendário acadêmico de 2021.

 

Durante a reunião, muitos conselheiros sinalizaram a preocupação com a saúde mental da comunidade neste momento. "A questão do adoecimento mental tem sido muito frequente tanto entre discentes quanto docentes e técnicos. Ao mesmo tempo, reconhecemos que estamos em uma situação de excepcionalidade e que não dá para praticar o semestre como em um momento regular", observou a professora Cláudia Pato, representante da Faculdade de Educação.

Calendário acadêmico aprovado pelo Cepe considera 90 dias letivos por semestre. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

REGULARIZAÇÃO – Também houve defesa de que a regularização dos semestres ao calendário civil ocorra o quanto antes. "Sugerimos que a Universidade tente recuperar o semestre atrasado o mais rápido possível, para que não haja um descompasso tão grande com os calendários escolares", disse uma nota da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face).

 

O representante discente Ivan Alves frisou que muitos alunos têm pressa para se formar. "Os que eventualmente estejam se sentindo sobrecarregados podem reduzir o número de créditos sem que haja prejuízos ao histórico, tendo em vista as condições especiais estabelecidas pelo Cepe para o andamento do semestre", lembrou.

 

Para André Doz, coordenador do Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães (DCE), o maior tempo para a matrícula permitirá que a UnB ofereça melhor apoio aos calouros. "Temos, todos os semestres, mais de 5 mil novos alunos e esse processo remoto tem gerado muita ansiedade neles. Neste semestre passado, muitos estavam sem o número de matrícula a dois dias do início das aulas", disse.


Estava na pauta do Cepe, ainda, o debate sobre uma norma que vai versar acerca de direitos autorais em atividades remotas. Entretanto, o grupo de trabalho responsável por redigir a minuta pediu mais prazo para análise de questões jurídicas associadas ao tema. "Hoje mesmo recebemos mais sugestões e dúvidas das unidades acadêmicas. São aspectos relevantes e temos que reunir o grupo para uma avaliação mais precisa", explicou o professor Fabiano Hartmann, da Faculdade de Direito, relator do processo.

 

Confira a 621ª reunião do Cepe:

 

Leia também:

>> Sala de Situação da UnB faz balanço da atuação no combate ao novo coronavírus

>> Presença de mulheres em profissões 'tipicamente masculinas' é tema de mesa-redonda

>> UnB sedia evento internacional sobre língua e literatura japonesas

>> Reitoras compartilham experiências de gestão na academia

>> UnB pede apoio da Secretaria de Economia para aumentar recursos da FAP-DF

>> Iniciativa de egressas da UnB é selecionada para programa de aceleração de startups

>> Edital para ingresso na UnB por meio do Enem está disponível

>> Boletim Coes volta reformulado e traz as últimas atualizações da pandemia no DF e no Brasil

>> Cientistas mulheres fazem a diferença na pandemia

>> Dasu lança pesquisa para avaliar saúde mental da comunidade acadêmica

>> Convidada em conferência do Mês da Reflexão, Débora Diniz defende ciência feminista

>> Consuni indefere processos estudantes expulsos por fraudes nas cotas

>> Observatório da UnB projeta cenários sobre crise da saúde no DF em decorrência da pandemia

>> Em mesa-redonda, gestoras apresentam estruturas de combate ao assédio na UnB

>> UnB e IFB realizam programação unificada em março em alusão ao Mês da Mulher

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19  

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.