#8MUnB

Relatos sobre experiências na formação e atuação em ciências e tecnologia norteiam evento on-line, que faz parte da programação do Mês da Reflexão

Durante o mês de março, UnB e IFB realizam programação conjunta dedicada às mulheres no Mês da Reflexão. Clique aqui e confira. Arte: Ana Grilo/Secom UnB

Para abordar as experiências de mulheres em profissões dominadas pela presença de homens, a programação do Mês da Reflexão, traz, na quarta-feira (24), às 19h, a mesa-redonda Compartilhando experiências: relatos de mulheres sobre a formação e a atuação em ciências e tecnologia. A atividade on-line terá transmissão pelo canal da TV IFB no YouTube.

Este é um dos eventos promovidos ao longo de março, por iniciativa conjunta da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Federal de Brasília (IFB), para homenagear as mulheres e promover discussões sobre o papel delas na ciência e na sociedade em tempos de pandemia.

Para a organizadora da mesa, a estudante de Automação Industrial do IFB Thauany Soares, a ideia da atividade é aprofundar o debate sobre disparidade de gênero em determinadas profissões, o que vai além da diferença quantitativa entre homens e mulheres. “A intenção é falar sobre como é ser mulher nessas áreas, bem como trazer referências da contribuição de mulheres na ciência e um recorte não somente de gênero, pois a discussão não se resume apenas a esse aspecto”, explica.

>> Saiba mais sobre as atividades do Mês da Reflexão

O cotidiano nos cursos de graduação de diferentes áreas prova que ainda existem profissões socialmente consideradas mais adequadas para homens e para mulheres. De acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2019 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), as mulheres representavam apenas 37,3% dos formandos em cursos das áreas de engenharia, produção e construção e o número caía para 13,6% nos cursos com enfoque em computação e tecnologia da informação.

Professora Suélia Rodrigues Fleury assumiu a coordenação do capítulo Centro-Norte da IEEE e é uma das participantes da mesa-redonda na quarta-feira (24). Atividade será transmitida on-line, pelo canal da TV IFB no YouTube. Foto: Thaís Mallon

Suélia Rodrigues Fleury, engenheira eletricista e professora da Faculdade UnB Gama (FGA), conhece bem esta realidade, e por isso, é uma das convidadas da mesa. Recentemente, Suélia assumiu a gestão do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) na seção Centro-Norte, sendo a primeira mulher a ocupar esse cargo de prestígio na engenharia.

“Sinto-me muito feliz e desafiada com essa possibilidade, mas nós não podemos esquecer que para falar em inserção da mulher e mudar a percepção das instituições sobre a mulher, quem tem que estar à frente dessas ações são as mulheres. Não se pode falar numa unidade que preza pela inserção de mulheres dentro do seu quadro docente, sendo que, na formação e representação dessa unidade, são os homens que assinam os documentos e detêm o poder da caneta”, defende.

Entre as primeiras ações da professora à frente do capítulo Centro-Norte do IEEE está a maior articulação entre a engenharia e as escolas públicas. “Uma das primeiras estratégias que a gente está implementando no nosso plano de gestão é, justamente, o link mais ativo do capítulo profissional com as escolas públicas. Estamos levando a proposta para a Secretaria de Educação e para uma escola do DF de ensino fundamental, para que a gente desperte, já ali, a percepção daqueles alunos no que se refere à engenharia e à possibilidade que ela abre”, conclui.

>> Relembre: Grupo estudantil foi premiado pelo IEEE por trabalhos e projetos de 2019

MÊS DA REFLEXÃO – A programação do Mês da Reflexão segue até o dia 31 de março na UnB e no IFB. Mesas-redondas, webinários, rodas de conversa e escuta e atividades culturais ocorrem remotamente, com transmissão pelos canais da UnBTV e da TV IFB no YouTube.

A ação também integra a campanha institucional A UnB quem faz é a gente. A estratégia de comunicação busca reconhecer, valorizar e incentivar a atuação coletiva na superação dos desafios no atual momento de pandemia de covid-19, bem como reunir informações sobre iniciativas, programas e serviços para orientar os segmentos universitários nestes novos tempos.