ÓRGÃOS COLEGIADOS

Todos os 19 recursos interpostos foram negados. Colegiado também aprovou relatório com sugestões para melhoria do acompanhamento da política de cotas

Comissão responsável por analisar os recursos sugeriu o estabelecimento de bancas de hetoridentificação no ingresso dos estudantes, como medida para coibir fraudes nas cotas. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

O Conselho Universitário da Universidade de Brasília finalizou, em reunião na última sexta-feira (12), a análise dos recursos interpostos por estudantes e ex-alunos que foram punidos pela instituição por fraudes nas cotas. A apreciação foi feita ao longo de três reuniões do colegiado; todos os 19 recursos foram indeferidos. Com isso, esgotam-se as instâncias administrativas de tramitação dos processos.

 

Durante o debate, a reitora Márcia Abrahão pontuou que a análise não era sobre se houve fraude ou não, mas sim sobre o recurso interposto pelos estudantes e egressos punidos. Ela também destacou que há parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), respaldando as decisões, e que todos os envolvidos tiveram direito à ampla defesa e ao contraditório – tanto na apuração inicial quanto na fase recursal.

 

"Nós, como servidores públicos, temos por obrigação apurar denúncias de fraude. Este é um processo muito longo, com 25 volumes, mas todos os conselheiros têm acesso amplo ao material. Ex-alunos e egressos que se sentiram injustiçados puderam recorrer ao Consuni e também à Justiça", acrescentou.

 

Em julho do ano passado, a reitora assinou a expulsão de 15 estudantes, após a verificação de fraudes no ingresso por meio das cotas raciais. Além deles, outros dois egressos tiveram os diplomas cassados e oito, que já estavam afastados da Universidade por outros motivos, os créditos anulados. Foi uma decisão inédita na história da UnB.

 

A reunião de sexta-feira foi convocada especialmente para finalizar a análise dos processos. Ao longo da tarde, os três membros da comissão do Consuni que analisou os recursos – as professoras Neuma Brilhante, do Instituto de Ciências Humanas, e Fátima Santos, do Instituto de Artes, e o professor Braitner Moreira, da Faculdade UnB Ceilândia – dividiram-se na leitura dos pareceres.

 

SUGESTÕES – Além de avaliar os 19 recursos, a comissão elaborou relatório final com sugestões para melhorar a implementação da política de cotas na Universidade. Entre as indicações, está o estabelecimento de comissões de heteroidentificação já no ingresso, nos moldes do que deve ser feito na pós-graduação – cuja política de reserva de vagas foi aprovada no ano passado.

 

"A prática da adoção de ações afirmativas étnico-raciais tem se deparado com recorrentes tentativas de fraudes e provado ser este último aspecto fundamental para se garantir a efetividade da política pública", diz o relatório. Outras sugestões foram a atualização de normas internas e a criação de fluxos processuais mais claros, além de melhores condições de trabalho às comissões de fazem a averiguação de eventuais fraudes.

 

"A UnB tem se comprometido ao longo do tempo com a inclusão. Essas são indicações de temas e possíveis soluções que podem ser discutidos pela Universidade para melhorar esse processo de inclusão", disse a professora Neuma, que presidiu a comissão.

 

"Infelizmente, a autodeclaração de candidato negro tem levado a situações de fraude e a UnB precisa refletir sobre isso. Vamos levar o debate para as instâncias adequadas", defendeu a reitora, acrescentando que pretende terminar o atual mandato com políticas estabelecidas para apoio às ações afirmativas e à assistência estudantil.

 

Confira a 479ª reunião do Consuni:

 

Leia também:

>> Observatório da UnB projeta cenários sobre crise da saúde no DF em decorrência da pandemia

>> Em mesa-redonda, gestoras apresentam estruturas de combate ao assédio na UnB

>> Pesquisa avalia impacto psicossocial do isolamento na comunidade acadêmica

>> UnB está entre as melhores dos países emergentes

>> Especialistas da UnB comentam colapso da saúde no DF em meio à pandemia

>> Mesa-redonda sobre diversidade abre o 2º Seminário Mulheres na Ciência

>> Mais do que celebrar, um dia para fazer a diferença

>> Professoras e alunas ajudam a tornar a academia um ambiente mais acolhedor a outras mulheres

>> Consuni indefere nove recursos de estudantes expulsos por fraudes nas cotas

>> Hospital Universitário é referência para tratar reação grave à vacina contra covid-19

>> DPG lança editais de auxílio financeiro a estudantes dos programas de pós-graduação

>> Cepe discute proposta para calendário acadêmico de 2021

>> UnB e IFB realizam programação unificada em março em alusão ao Mês da Mulher

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19  

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.