ATENDIMENTO

Pacientes que precisam de internação e acompanhamento ambulatorial especializado são encaminhados pela SES-DF

Na unidade, paciente poderá tratar sintomas e realizar exames para identificar causas do evento adverso. Foto: wikimedia/Commons

 

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) agora é referência no Distrito Federal para o tratamento de pessoas que apresentam evento adverso grave após tomar a vacina contra a covid-19. Os pacientes são encaminhados pela Secretaria de Saúde (SES-DF), após o atendimento inicial realizado em algum serviço da rede pública de saúde em que seja identificada a necessidade de internação hospitalar ou acompanhamento ambulatorial especializado.

 

INTERNAÇÃO – Após ser transferido para um leito do HUB, o paciente fará o tratamento dos sintomas e realizará exames para investigação da causa, identificando se realmente tem relação com a vacina, e do possível diagnóstico ou aparecimento de alguma doença. São consideradas eventos adversos graves as situações que exigem hospitalização por no mínimo 24 horas, que geram sequelas, resultam em anomalia congênita (defeito grave) ou causam risco de morte.

 

AMBULATÓRIO ESPECIALIZADO – Já os pacientes que desenvolvem condições leves, mas que se mantêm ao longo do tempo ou ainda que apresentam sintomas específicos considerados de interesse especial serão encaminhados pela SES-DF para uma consulta ambulatorial no HUB. Inicialmente, são ofertadas 55 vagas semanais nas especialidades de neurologia, reumatologia, alergia e imunologia, gastroenterologia, hematologia, infectologia, pneumologia, dermatologia e nefrologia.

 

COMO BUSCAR ATENDIMENTO – As pessoas com sintomas leves após tomarem a vacina contra a covid-19 devem buscar atendimento nas unidades básicas de saúde (UBS) próximas à residência e, para sintomas mais severos, procurar as unidades de pronto-atendimento (UPA) ou emergências dos hospitais. O pronto-socorro do HUB não deve ser procurado, já que funciona de forma referenciada, ou seja, recebe apenas pacientes encaminhados diretamente pela SES-DF.

 

Depois desse atendimento inicial, se for confirmada a indicação de internação, a equipe de saúde do serviço fará a solicitação do leito ao HUB ou, se identificada a necessidade de acompanhamento ambulatorial especializado, realizará o pedido de vaga para a consulta via sistema de regulação.

 

ATENDIMENTO PARA COLABORADORES – Os trabalhadores do HUB vacinados no próprio hospital devem notificar qualquer tipo de sintoma percebido após a aplicação da vacina, sendo leve ou grave. É preciso ligar para o Setor de Vigilância em Saúde pelo telefone 2028-5595. O colaborador passará por avaliação de enfermagem e receberá orientações sobre o tipo de atendimento necessário para o caso.

 

Leia também:

>> DPG lança editais de auxílio financeiro a estudantes dos programas de pós-graduação

>> Cepe discute proposta para calendário acadêmico de 2021

>> Matemática da UnB entra no ranking QS

>> Reintegração é o mais novo serviço disponível por peticionamento eletrônico

>> Reitora retoma diálogo com servidores das unidades administrativas

>> Em parceria, UnB e IFB promovem evento on-line sobre mulheres e educação

>> UnB e IFB realizam programação unificada em março em alusão ao Mês da Mulher

>> Projeto da UnB entrega água a moradores de comunidade em situação de vulnerabilidade socioeconômica no DF

>> Calculadora epidemiológica auxilia municípios no enfrentamento da covid-19

>> Novo decano do DPG quer acelerar o processo de inclusão e de produtividade dentro da academia

>> #InspiraUnB do 2º/2020 é o primeiro a ser realizado on-line 

>> Arboviroses precisam de atenção no país

>> Localizada no Park Way, Casa Niemeyer vai ser nome de estação do BRT

>> Decanato de Ensino de Graduação traz orientações para o início do semestre

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.