A estação do BRT na altura da quadra 26 do Park Way receberá o nome de Estação Casa Niemeyer. A referência é ao edifício que foi morada de Oscar Niemeyer e hoje é espaço de arte contemporânea gerido pela Casa da Cultura da América Latina (CAL), vinculada ao Decanato de Extensão (DEX) da UnB. A decisão acontece depois da aprovação da Lei nº 6.792/2021, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
O Projeto de Lei foi de autoria do deputado Leandro Grass, egresso da Universidade de Brasília. De acordo com ele, “a intenção é dar importância à história de Brasília e facilitar o acesso ao local onde viveu uma figura tão relevante na construção da cidade”.
O professor Alex Calheiros, diretor da CAL, diz que a Casa tem grande potencial turístico pela arquitetura e pelo fato de abrigar exposições.
Em janeiro de 2021, o local chegou a receber um prêmio da revista Select pela transposição de uma exposição para o formato virtual. Segundo o docente, o grande diferencial foi que “não privilegiou-se a exibição, mas o aspecto crítico. O papel de formador cultural que a universidade deve assumir é esse”, declarou.
SOBRE O PROJETO – A ideia de propor a mudança de nome da estação foi de Alex Calheiros, ação comum em muitos lugares do mundo, conforme o diretor da CAL. Para ele, nomear, dar publicidade e estimular as pessoas a explorar o local é fundamental: “a Casa tem ao seu redor um bairro gigante, outros núcleos habitacionais na vizinhança, além do aeroporto e, embora pareça deslocada, fica muito próxima ao Plano Piloto".
A intenção é tornar a Casa mais notória ao chamar atenção para sua localização, fazendo com que se torne um ponto mais relevante da cidade. “Em muitas regiões, lugares como este são destino de indivíduos e grupos”, justificou.
A CASA NIEMEYER – Projetada por Oscar Niemeyer para ser sua residência na década de 1960, a Casa Niemeyer passou a ser associada à CAL em 2017. Com mais de 30 anos de existência, a CAL possui um acervo que chega a 2700 itens.
“A UnB foi, na sua origem, um espaço de vanguarda e ousadia nas suas ações. Buscamos, de certa forma, estar em sintonia com essa origem”, explicou Alex Calheiros. O docente também declarou que grande parte de seu trabalho foi dedicado a dar visibilidade para a Casa: “hoje [a Casa Niemeyer] tem um lugar garantido nas artes nacionalmente. Chegamos a alcançar também alguma visibilidade internacional”, afirmou.
Em setembro de 2020, o local promoveu, em parceria com uma associação cultural portuguesa, a primeira Residência Artística Internacional Oca em versão on-line: a Transmetatlanticus.
*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB
Leia também:
>> UnB amplia negociação sobre construção de creche no campus Darcy Ribeiro
>> Em lives, gestores da UnB tiram dúvidas de estudantes sobre início do semestre
>> Consuni analisa recursos de estudantes expulsos fraudes nas cotas
>> Semestre letivo começa com 2.959 novos estudantes na UnB
>> Morre professor emérito Luis Humberto aos 86 anos
>> UnB articula construção de creche no campus Darcy Ribeiro
>> Prédio do CIC/EST terá placas de geração de energia solar
>> Nova cepa de Manaus pode estar por todo o país
>> HUB inaugura Laboratório de Diagnóstico Molecular
>> Decanato de Ensino de Graduação traz orientações para o início do semestre
>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus
>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19