Depois de levar a demanda pela construção de uma creche no campus Darcy Ribeiro à Secretaria de Educação do Distrito Federal, a Administração da Universidade de Brasília segue com as articulações necessárias para tirar o projeto do papel. Nesta quinta-feira (18), a reitora Márcia Abrahão esteve reunida com a deputada federal Paula Belmonte, que deve destinar emenda parlamentar para a construção de um centro de pesquisa atrelado à creche.
"A forma mais rápida de termos a creche pronta é utilizando um projeto já existente e adotado pelo FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação] para construção de prédios semelhantes", disse a reitora. "Dessa forma, a proposta é que o governo do DF execute a obra e que os recursos da emenda sirvam para a consolidação do centro de pesquisa, que trará o caráter inovador da creche", acrescentou.
A parlamentar concordou com a proposta e sinalizou interesse em adaptar o projeto do FNDE, na medida do possível. "Quando a gente sonha junto, realiza junto também. E eu sei o quanto essa iniciativa significa para a comunidade da UnB, para os estudantes e para o andamento de pesquisas", afirmou.
Um levantamento inicial indicou que a creche, com o projeto básico do FNDE, custaria R$ 2,7 milhões, para atender cerca de 350 crianças. O centro de pesquisa, que ficaria ao lado da creche, custaria aproximadamente R$ 3,6 milhões. No local, seriam realizados estudos interdisciplinares sobre a primeira infância, além de ser colocada em prática proposta pedagógica inovadora.
"Sabemos que a deputada Paula é uma referência para assuntos da primeira infância. Então, é muito importante estarmos todos bem alinhados e em boa articulação com o governo do DF, que já se demonstrou interessado em levar o projeto adiante", pontuou a professora Eloísa Pilati, coordenadora de Integração das Licenciaturas e responsável pela iniciativa na UnB.
Na próxima semana, Eloísa terá reunião com representantes da Subsecretaria de Educação Básica do DF para discutir o assunto. A ideia é que, a partir dessas conversas, surja um termo de cooperação entre todos os envolvidos.
Além de Eloísa, participou da reunião a vice-diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Cláudia Garcia. Segundo a reitora, as próximas negociações devem envolver também integrantes da Faculdade de Educação (FE) e representantes de outras unidades acadêmicas interessadas na viabilização do centro de pesquisa.
Leia também:
>> Em lives, gestores da UnB tiram dúvidas de estudantes sobre início do semestre
>> Consuni analisa recursos de estudantes expulsos fraudes nas cotas
>> Semestre letivo começa com 2.959 novos estudantes na UnB
>> Morre professor emérito Luis Humberto aos 86 anos
>> Reitoria lamenta a morte do fotógrafo e arquiteto Luis Humberto, um dos fundadores da UnB
>> UnB articula construção de creche no campus Darcy Ribeiro
>> Estudantes entregam carta de reivindicações à Reitoria
>> Prédio do CIC/EST terá placas de geração de energia solar
>> Nova cepa de Manaus pode estar por todo o país
>> HUB inaugura Laboratório de Diagnóstico Molecular
>> Decanato de Ensino de Graduação traz orientações para o início do semestre
>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus