ÓRGÃOS COLEGIADOS

Colegiado também aprovou a indicação do docente Carlos Alberto Gurgel Veras para a direção do PCTec-UnB

Comissão nomeada pelo Consuni ainda avaliará nove recursos impetrados por ex-alunos e egressos afastados ou que perderam seus diplomas por fraude nas cotas. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

Em sua 478ª reunião, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília deu continuidade à apreciação dos recursos interpostos por ex-alunos e egressos punidos pela instituição por fraudes nas cotas para pretos ou pardos. Das 25 pessoas que receberam a penalidade, aplicada pela reitora Márcia Abrahão em julho do ano passado, 19 entraram com recurso junto ao colegiado superior da UnB. No dia 12 de fevereiro, o Consuni havia aprovado parecer, negando o recurso. Na última sexta-feira (5), os conselheiros apreciaram nove processos. Os recursos examinados foram indeferidos.

 

Ainda serão analisados, portanto, nove recursos. Para isso, o Consuni deve convocar reunião extraordinária ainda este mês. O Conselho não está julgando se houve fraude ou não. Essa análise já foi feita pela comissão de processo disciplinar, com aplicação de penalidade. Uma comissão nomeada pelo Consuni avalia, agora, os recursos impetrados pelas pessoas que foram afastadas ou que perderam seus diplomas.

 

"Analisamos detalhadamente o teor dos recursos. Para isso, revimos os pareceres para adequação às observações feitas na última reunião do Consuni", explicou a professora Neuma Brilhante Rodrigues, diretora do Instituto de Ciências Humanas (IH), que forma a comissão ao lado dos professores Fátima Aparecida dos Santos, diretora do Instituto de Artes (IdA), e Breitner Luiz Tavares, representante da Faculdade UnB Ceilândia (FCE).

 

Na maioria dos casos, os recursos argumentam pela nulidade do processo tendo em visa que a autodeclaração seria suficiente e que não teria sido dada possibilidade de ampla defesa. Para a comissão, está claro no edital que a autodeclaração não é a única prova e que os aspectos fenotípicos devem ser considerados. Em todos os casos examinados até agora, não houve votos contrários aos pareceres da comissão.

 

NOVO DIRETOR – O Consuni aprovou, por unanimidade, a indicação do professor Carlos Alberto Gurgel Veras, da Faculdade de Tecnologia (FT), para a direção do Parque Científico e Tecnológico da UnB (PCTec-UnB), em substituição à professora Renata Aquino, que comandou o órgão nos anos de 2019 e 2020. À frente da transformação do Parque em órgão complementar, a docente do curso de Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina (FUP) recebeu inúmeros elogios dos conselheiros por seu trabalho.

 

Professor do Departamento de Engenharia Mecânica desde 1998, o novo diretor do órgão complementar é especialista em sistemas térmicos, com mestrado e doutorado em propulsão aeroespacial. De 2012 a 2019, foi diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira. O professor Gurgel é um dos pioneiros no desenvolvimento sistemático da tecnologia de motor foguete a propelentes híbridos no hemisfério sul. "Não haveria nome mais apropriado para assumir a direção do parque. Seremos parceiros nessa empreitada", ressaltou o diretor da FT, Márcio Muniz.

 

NOTA – A Associação dos Docentes da UnB (ADUnB) apresentou proposta de nota de repúdio a ações recentes do governo federal contra a liberdade de expressão nas universidades públicas. O Consuni designou uma comissão que redigiu uma nota*, levando em consideração as opiniões dos conselheiros que se manifestaram na reunião.

 

>> Leia a íntegra da nota

 

Confira a 478ª reunião do Consuni:

 

*Matéria editada em 12/3/2021 para inclusão de nota pelo respeito à liberdade de expressão e à autonomia universitária

 

Leia também:

>> Mensagem da reitoria pelo Dia Internacional da Mulher

>> Hospital Universitário é referência para tratar reação grave à vacina contra covid-19

>> DPG lança editais de auxílio financeiro a estudantes dos programas de pós-graduação

>> Cepe discute proposta para calendário acadêmico de 2021

>> Matemática da UnB entra no ranking QS

>> Reintegração é o mais novo serviço disponível por peticionamento eletrônico

>> Reitora retoma diálogo com servidores das unidades administrativas

>> Em parceria, UnB e IFB promovem evento on-line sobre mulheres e educação

>> UnB e IFB realizam programação unificada em março em alusão ao Mês da Mulher

>> Projeto da UnB entrega água a moradores de comunidade em situação de vulnerabilidade socioeconômica no DF

>> Calculadora epidemiológica auxilia municípios no enfrentamento da covid-19

>> Novo decano do DPG quer acelerar o processo de inclusão e de produtividade dentro da academia

>> #InspiraUnB do 2º/2020 é o primeiro a ser realizado on-line 

>> Decanato de Ensino de Graduação traz orientações para o início do semestre

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.