OPORTUNIDADE

Prazo para inscrições foi estendido até 16 de maio. Estudantes universitários e do terceiro ano do Ensino Médio podem participar

UnB está selecionando bolsistas que atuarão durante os dias de evento da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho. Arte: Ana Grilo/Secom UnB

A Universidade de Brasília (UnB) convida estudantes para participar como monitores da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Os 300 selecionados estarão isentos das taxas de minicursos do encontro deste ano e da inscrição da reunião geral em 2023.

Até 16 de maio, podem se inscrever estudantes regularmente matriculados em qualquer instituição de ensino superior do Distrito Federal e jovens que estejam cursando o último ano do nível médio nas escolas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

>> Leia o edital aqui

“É uma oportunidade para os estudantes viverem a Universidade e a ciência intensamente. Já estaremos com atividades presenciais, férias escolares dos estudantes, que podem passar um tempo divertido e de muito aprendizado. Vai ser um marco para a SBPC e para os 60 anos da UnB”, diz a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter.

Os benefícios para os monitores incluem certificados de participação em atividades e certificado de monitoria que podem ser utilizados para horas complementares nos cursos de graduação e de nível médio. Além disso, os estudantes também receberão auxílios transporte e alimentação, a partir de critérios definidos pela UnB.

Parte da equipe de monitores da Reunião Anual de 2018, em Alagoas. Fotos: Divulgação SBPC

Os selecionados vão atuar nas diversas comissões da reunião, como secretaria, cerimonial, programação científica e SBPC Jovem, entre outras. Dos monitores são esperadas características como agilidade, disposição para o trabalho em equipe e facilidade de comunicação com o público.

É importante também conhecer as instalações de um dos quatro campi da UnB – Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina – e ter disponibilidade de horário, pela manhã ou à tarde, no período de 24 a 30 de julho de 2022.

Os estudantes selecionados passarão por treinamento específico para atuar durante os dias da Reunião Anual. Quem já tiver feito a inscrição devido ao envio de trabalho para pôsteres terá o valor pago restituído, caso seja aprovado para a monitoria.

SBPC – A Programação Científica da 74ª Reunião Anual será composta por conferências, mesas-redondas, painéis, webminicursos e sessões de vídeo-pôsteres. Também serão realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), a SBPC Afro e Indígena, a SBPC Educação e a SBPC Inovação.

De forma experimental, a SBPC levará à UnB atividades do programa SBPC vai à Escola, destinadas aos estudantes e professores da educação básica.