OPORTUNIDADE

Prazo para inscrições foi estendido até 16 de maio. Estudantes universitários e do terceiro ano do Ensino Médio podem participar

UnB está selecionando bolsistas que atuarão durante os dias de evento da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho. Arte: Ana Grilo/Secom UnB

 

A Universidade de Brasília (UnB) convida estudantes para participar como monitores da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Os 300 selecionados estarão isentos das taxas de minicursos do encontro deste ano e da inscrição da reunião geral em 2023.

Até 16 de maio, podem se inscrever estudantes regularmente matriculados em qualquer instituição de ensino superior do Distrito Federal e jovens que estejam cursando o último ano do nível médio nas escolas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

>> Leia o edital aqui

“É uma oportunidade para os estudantes viverem a Universidade e a ciência intensamente. Já estaremos com atividades presenciais, férias escolares dos estudantes, que podem passar um tempo divertido e de muito aprendizado. Vai ser um marco para a SBPC e para os 60 anos da UnB”, diz a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter.

Os benefícios para os monitores incluem certificados de participação em atividades e certificado de monitoria que podem ser utilizados para horas complementares nos cursos de graduação e de nível médio. Além disso, os estudantes também receberão auxílios transporte e alimentação, a partir de critérios definidos pela UnB.

Parte da equipe de monitores da Reunião Anual de 2018, em Alagoas. Fotos: Divulgação SBPC

 

Os selecionados vão atuar nas diversas comissões da reunião, como secretaria, cerimonial, programação científica e SBPC Jovem, entre outras. Dos monitores são esperadas características como agilidade, disposição para o trabalho em equipe e facilidade de comunicação com o público.

É importante também conhecer as instalações de um dos quatro campi da UnB – Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina – e ter disponibilidade de horário, pela manhã ou à tarde, no período de 24 a 30 de julho de 2022.  

Os estudantes selecionados passarão por treinamento específico para atuar durante os dias da Reunião Anual. Quem já tiver feito a inscrição devido ao envio de trabalho para pôsteres terá o valor pago restituído, caso seja aprovado para a monitoria.

SBPC – A Programação Científica da 74ª Reunião Anual será composta por conferências, mesas-redondas, painéis, webminicursos e sessões de vídeo-pôsteres. Também serão realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), a SBPC Afro e Indígena, a SBPC Educação e a SBPC Inovação.  

De forma experimental, a SBPC levará à UnB atividades do programa SBPC vai à Escola, destinadas aos estudantes e professores da educação básica.

 

Leia também:

>> Em seu ato final, agenda #8M destaca ações de enfrentamento a discriminação e violência de gênero

>> Próximo semestre letivo da UnB será presencial

>> Cooperação entre UnB e MPT facilitará acesso de estudantes com deficiência ao mercado

>> UnB divulga resultado da terceira etapa do PAS

>> Semana Universitária 2022 tem data pra começar

>> Sala de Situação da UnB publica relatório com ações que marcam seus cinco anos de atuação

>> Biblioteca Central reabre espaços de estudo para o público externo a partir de 28 de março

>> Universidade assina contrato para construção do Centro de Biotecnologia Molecular (C-Biotech)

>> Reitoras destacam seguram no retorno às atividades presenciais

>> Consuni aprova título de Honoris Causa para Sueli Carneiro

>> CDT recebe selo de reconhecimento pela capacidade de prospecção de novos negócios

>> Livro organizado por pesquisadoras da UnB aborda violência contra as mulheres nas universidades

>> 70% das empresas juniores da UnB são comandadas por mulheres

>> Site reúne informações sobre acesso à graduação na UnB

>> Universidade divulga calendário com datas dos próximos processos seletivos

>> UnB amplia orçamento de unidades acadêmicas e administrativas

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 

matéria atualizada em 11/05/2022 para informar ampliação do prazo de inscrição, que se encerrava em 18 de abril.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave