RECONHECIMENTO

Entre os vários recados de carinho, havia mensagens de apoio, cartas interativas e até poemas

Flávia Mazitelli (ao centro) entrega as cartas aos diferentes profissionais na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Foto: Divulgação.

 

Para reconhecer aqueles que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus, o projeto Cartas Solidárias entregou mensagens de agradecimento ao trabalho desenvolvido pelas equipes médicas, de segurança e de serviços gerais do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), unidade de referência no tratamento de pacientes com Covid-19 no DF. A iniciativa faz parte das atividades do Comitê de Saúde Mental e Apoio Psicossocial, dentro do Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 (Coes).

 

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Josenaide dos Santos, as cartas têm o objetivo de demonstrar solidariedade aos profissionais da rede hospitalar. As mensagens também reconhecem a relevância das atividades desempenhadas por terceirizados responsáveis pela segurança e limpeza do hospital. “São profissionais que abriram mão de estar com suas famílias para combater a doença. Muitos são invisibilizados, mesmo correndo riscos pela manutenção dos espaços hospitalares”, aponta.

 

>> Dasu/DAC oferece atividades para promoção de saúde e bem-estar durante isolamento social

 

Inspirada pela carta feita pela reitora Márcia Abrahão, a psicóloga escolar da Coordenação de Articulação da Comunidade Educativa (CoEduca), Rafaella Eloy, viu no gesto um dispositivo potente de autocuidado e de promoção de relações solidárias. De acordo com ela, inicialmente, as cartas seriam produzidas por estudantes. Devido ao interesse de mais integrantes da comunidade acadêmica, passou a ter adesão de técnicos e docentes da Universidade. “Ver o protagonismo de nossa comunidade diante desta situação de pandemia foi um momento de grande acalento”.

 

As cartas foram separadas por setores e entregues aos representantes, indicados pela direção do Hran. As mensagens de agradecimento recebidas em diversos formatos reuniam elogios, reconhecimento pelo serviço prestado e alertas para que os heróis na linha de frente mantivessem cuidado com a proteção pessoal. Destinadas também aos gestores, técnicos administrativos e pesquisadores do hospital, as cartas recebidas por e-mail surpreenderam até mesmo a equipe envolvida no projeto.

 

“Encaminhamos as cartas aos professores e pesquisadores envolvidos e eles compartilharam do mesmo sentimento emotivo de quem está diariamente em hospitais na luta contra o novo coronavírus”, aponta a professora Flávia Mazitelli, responsável pela entrega das cartas.

 

Segundo ela, a recepção da equipe hospitalar foi muito positiva. “Foi muito bom compartilhar com eles o quanto percebemos os riscos que eles correm diariamente e poder mostrar que estamos com eles”, afirma. Para a docente, a ação supera o ato de solidariedade ao reconhecer as condições de trabalho destes profissionais: “É uma forma de a UnB reafirmar seu papel na defesa dos profissionais da saúde e na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

 

O projeto Cartas Solidárias segue em atividade, recebendo mensagens pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. De acordo com o grupo, as declarações continuarão sendo enviadas para o Hran. Estuda-se a expansão para outras Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Estes locais são lugares em que a gente costuma trabalhar muito em nossas práticas de ensino, então é uma maneira de mantermos essa união”, destaca Mazitelli.

 

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB. 

 

Leia mais:  

>> Plano de Contingência em Saúde Mental e Apoio Psicossocial para Enfrentamento do Novo Coronavírus

>> Estudantes recebem auxílio alimentação emergencial

>> Profissionais da UnB reforçam cuidados com saúde mental durante pandemia de coronavírus

>> Projetos da UnB focam em desenvolvimento e gestão de respiradores para luta contra a Covid-19

>> Pesquisa com plasma sanguíneo de pacientes curados pode mudar cenário da Covid-19

>> Maratona de programação de aplicativos vai ajudar no combate à Covid-19

>> Iniciativas on-line da UnB mobilizam a circulação do conhecimento durante o isolamento social

>> Projetos da UnB trabalham em tecnologias para proteção dos profissionais de saúde

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave