COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Três mil máscaras foram entregues ao hospital e já estão disponíveis para uso dos funcionários

Máscaras doadas pela Embaixada da China no Brasil irão reforçar estoque do HUB. Foto: Comunicação Ebserh

 

A Embaixada da China no Brasil realizou a doação de 3 mil máscaras cirúrgicas ao Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB/Ebserh) para ampliar a segurança dos profissionais no combate à covid-19. A doação foi recebida pela Secretaria de Assuntos Internacionais (INT) na quinta-feira (6).

 

O diretor da INT, professor Virgílio de Almeida, celebrou a iniciativa: "a Embaixada da China já é parceira da UnB em várias frentes. Fomos procurados pelo conselheiro Shu Jianping, que comunicou o desejo da Embaixada em colaborar com os esforços da Universidade de enfrentamento à covid-19. Foram doadas máscaras do estoque disponibilizado para os próprios funcionários", afirmou.

 

"Esse foi um ato de solidariedade da Embaixada da China e de seu embaixador com a UnB, com a qual temos uma longa relação desde a década de 1980, passando pelo Instituto Confúcio e várias outras ações. Neste momento difícil, queríamos ajudar o HUB no combate à covid-19 e efetuamos a doação de 3 mil máscaras do nosso estoque. Essa ação foi essencialmente para auxiliar os médicos, funcionários e alunos da Universidade na prestação desses serviços", ressaltou o ministro conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Shu Jianping.

Cerca de 2.500 máscaras são despachadas diariamente para os funcionários do HUB. Foto: Comunicação Ebserh

 

Os itens recebidos se juntaram ao estoque que o HUB já utiliza para prevenção ao novo coronavírus. Cerca de 2.500 máscaras são despachadas diariamente pelo almoxarifado do hospital, todas para uso próprio dos funcionários do Hospital Universitário, que já contava com um bom efetivo de equipamentos de proteção individual.

 

"Atualmente, o hospital encontra-se com o estoque de máscaras em um patamar regular. Assim sendo, as máscaras doadas passaram a integrar o quantitativo já existente na Unidade de Almoxarifado e serão dispensadas para uso, observando o fluxo regular", disse a chefe da Unidade de Almoxarifado do HUB, Catarina Simão Silva.

 

Ela também explica que, apesar das dificuldades no início da pandemia para obtenção desses equipamentos, a entrega se normalizou com o passar do tempo. "Quando do início deste quadro de pandemia, houve a divulgação da necessidade do recebimento de doações porque o mercado de fornecedores não conseguia entregar os insumos para enfrentamento da covid-19. Contudo, neste momento, estamos entrando em uma fase mais regular de entrega dos equipamentos, pois o mercado já está se adequando a essa demanda", concluiu.

 

Leia também:

>> O que esperar da retomada do calendário acadêmico da Universidade de Brasília?

>> Estudante, tire aqui suas dúvidas sobre acesso ao SIGAA e ao Office 365

>> Webinário do Copei apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> 13ª edição do Boletim Coes informa sobre ações da UnB durante a pandemia

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão  

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave