17 DE AGOSTO

Ansiedade e empolgação marcam os dias antes do retorno das aulas. Confira alguns passos que podem facilitar o preparo para retomada acadêmica

Atividades acadêmicas da UnB serão retomadas em modo remoto, em 17 de agosto. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

 

Com a proximidade da retomada, em modo remoto, das atividades acadêmicas da UnB, algumas dúvidas ainda podem persistir entre os estudantes sobre o acesso ao Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) e ao Office 365.

 

Por isso, segue um breve resumo sobre as ferramentas que estarão muito presentes da vida acadêmica na volta às aulas, a partir de 17 de agosto.

 

O que é o SIGAA?

 

A UnB lançou no primeiro semestre o SIGAA, disponível no momento para os alunos de graduação. O objetivo é informatizar os procedimentos da área acadêmica por meio de um conjunto de módulos, tais como: Graduação, Extensão e Estágio.

 

>> Relembre: O SIGAA está no ar 

 

É por meio desse sistema que o estudante tem acesso a todas as informações de sua vida acadêmica, como notas, histórico, comprovante de matrícula e declaração de vínculo. O autocadastro é a porta de entrada ao SIGAA. Veja como fazer.

 

Após o autocadastro, é fundamental que o estudante acesse o SIG e confira seus dados pessoais no portal do discente, incluindo o seu e-mail pessoal para fins de recuperação de senha (saiba mais aqui). Como se trata de um e-mail de recuperação, ele precisa ser diferente do e-mail institucional (@aluno.unb.br).

 

Esqueci a senha de acesso ao SIGAA, e agora?

 

É fácil: basta fazer a solicitação no menu inicial de login ao SIG, clicando na opção “Esqueceu a senha?”. Nesta opção, o estudante indicará os dados de login e o e-mail pessoal informado no portal do discente.

 

O SIG enviará um link para o e-mail pessoal e para o e-mail @aluno.unb.br. Por meio deste link é possível redefinir a senha.

Para recuperar a senha do SIGAA, o estudante deve clicar em "Esqueceu a senha"? no login do portal SIG. Imagem: Reprodução

 

Tenho outras dúvidas sobre o SIGAA. Que faço?

 

A Secretaria de Comunicação (Secom), em conjunto com a Comissão de implantação do SIGAA na UnB, compilou em um FAQ* as principais dúvidas do público ao longo do período de adaptação. Você encontra as respostas aqui. Recomendamos ainda a leitura dos manuais do sistema e do FAQ da página do SIGAA, que contêm outras perguntas e respostas frequentes. 

Office 365 oferece à comunidade acadêmica da UnB mais de 30 aplicativos. Um deles é a plataforma Teams, de videoconferência. Imagem: Reprodução

 

O que é Office 365?

 

O Office 365 é uma suíte da Microsoft com mais de 30 aplicativos disponíveis para auxiliar nas atividades acadêmicas, entre eles os populares Word, Excel, PowerPoint e Outlook. Há também a plataforma Teams, que permite a realização de videoconferências.

 

>> Conheça outras ferramentas

 

>> Saiba mais sobre o Office 365 

 

O acesso se dá por meio do portal do Office, utilizando o seu login institucional (matríEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e sua senha.

 

Como descubro qual minha senha?

 

Caso você tenha recuperado ou alterado a senha do SIG, a sua senha foi unificada. Neste caso, a senha do Office 365 será a mesma do SIG. Do contrário, a senha será a mesma utilizada anteriormente no sistema Matrícula Web.

 

Sou estudante da pós-graduação. Como fica meu acesso?

 

O acesso se dá por meio do portal do Office, utilizando o seu login (matríEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e sua senha do Matrícula Web. Para recuperar a senha do e-mail para acesso ao Office 365, o aluno de pós-graduação deve acessar o Portal do Aluno de Pós-Graduação.

 

Ainda tem dúvidas?


portal do SIG e o da UnB oferecem várias informações, vídeos, manuais, tutoriais e FAQ para auxiliar os estudantes nas diversas funcionalidades do SIGAA. É possível também fazer contato via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

*Frequently Asked Questions, no original em inglês, perguntas frequentes, em tradução livre

 

Leia também:

>> O que esperar da retomada do calendário acadêmico da Universidade de Brasília?

>> UnB amplia inclusão digital para estudantes durante pandemia

>> Cead oferece apoio à realização de bancas de pós-graduação on-line

>> Descubra os ambientes disponíveis no Moodle para públicos diversos

>> Docentes podem aproveitar lives do Cead para auxiliar no ensino remoto

>> Entenda como ficam os processos seletivos para ingresso na UnB com a retomada do calendário acadêmico

>> Conheça o cronograma de ajuste na oferta de disciplinas

>> Universidade aprova retomada do calendário acadêmico, de maneira remota, para 17 de agosto

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia da covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> Engajamento em app de saúde pode conceder quatro créditos a estudantes da graduação

>> UnB oferece assistência a pais da comunidade universitária durante isolamento social

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão  

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.