APOIO

Alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica receberão auxílio para continuar os estudos

Somando os dois editais de inclusão digital, foram validadas 2.304 inscrições. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Na quinta-feira (30), a Universidade de Brasília publicou o resultado do Edital de Inclusão Digital (002-2020/DDS). No total, foram 2.745 inscrições. Dessas, 1.975 já foram aceitas como inscrições válidas, resultando em 423 empréstimos ou doações, 1.285 auxílios financeiros para aquisição de computadores e internet e 739 para aquisição de serviços de internet. Estes últimos, esgotadas as possibilidades de empréstimo ou doação, receberão auxílio financeiro. A ação faz parte das iniciativas da UnB para promover a retomada do semestre acadêmico, em modo remoto, marcada para 17 de agosto. 

 

>> Relembre: Em julho, UnB lançou dois editais para promover inclusão digital a discentes da instituição

 

Devido à grande demanda, foi lançado um segundo edital (003/2020), que ampliou o prazo de inscrição e incluiu grupos de estudantes, como quilombolas, indígenas do último vestibular, portadores de necessidades especiais, entre outros. Neste edital, foram validadas 329 inscrições: 206 vão receber auxílio para aquisição de equipamentos, 51, para o recebimento de internet e 72, para ambos. A expectativa é de que os recursos sejam disponibilizados a partir desta semana, assim que liberados pelo Ministério da Educação (MEC).

 

"No contexto da retomada das atividades acadêmicas de forma remota, em função do problema de saúde pública que estamos vivendo pela covid-19, a UnB tomou a decisão de retomar o semestre com atividades remotas. A partir daí, identificamos um conjunto de estudantes que não tem acesso a equipamentos de informática, computadores ou à internet", afirmou a diretora de Desenvolvimento Social (DDS/DAC), Nina Gomes.

 

"A partir de um levantamento feito por meio da pesquisa social, foi identificado que de fato esses estudantes não têm acesso a computadores ou internet. Some-se a isso, os dados que a DDS já tinha acerca de grupo significativo de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, que precisam de algum tipo de recurso financeiro ou de apoio, como o Restaurante Universitário gratuito, para permanecerem na Universidade. A partir disso, considerando a importância de promover o acesso e as condições de realização das atividades acadêmicas propostas a todos os estudantes, foram elaborados esses editais de auxílio à inclusão digital", contextualiza Nina Gomes. 

 

>> Pesquisa traça perfil socioeconômico inédito da comunidade universitária

Edital garante a estudantes acesso ao material on-line. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

  

Ambos os editais estabeleceram até três tipos de modalidade de acesso a computadores e dois tipos de auxílio à inclusão digital. Além disso, a UnB já arrecadou cerca de 500 equipamentos, entre tablets, desktops e notebooks, através de doações pelo aplicativo Doarti. Um grupo de 423 estudantes receberá doações ou empréstimos por serem prováveis formandos.

 

>> Iniciativa da UnB cria site e aplicativo para facilitar doações no Distrito Federal

 

Alunos que moram fora do Distrito Federal receberão seus equipamentos via Correios.

 

"Nós previmos tanto a possibilidade de empréstimo dos equipamentos que são patrimônios da Universidade e que podem ser disponibilizados para que os estudantes possam fazer suas atividades, quanto as doações de computadores. Estamos fazendo uma campanha de doação de computadores por parte da comunidade interna e externa e também auxílio financeiro, um valor que a Universidade vai disponibilizar para que o próprio estudante consiga ter acesso ao computador", completa a diretora.

 

A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), Denise Imbroisi, explica que o auxílio é custeado com recursos próprios da UnB. "O auxílio para equipamento é de R$ 1.500, o que permite adquirir material com a configuração especificada pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/UnB) para as atividades remotas", disse. Já para a aquisição do pacote de dados para quatro meses, o auxílio é de R$ 160. 

 

SELEÇÃO – "A seleção estabeleceu o perfil dos estudantes que podiam concorrer, e tentamos fazer de uma maneira mais ampla possível, contemplando primeiro aqueles que têm estudo socioeconômico válido na DDS, ou seja, aqueles de que a gente já tem confirmada a situação de vulnerabilidade socioeconômica", detalha a diretora de Desenvolvimento Social. 

 

"Quanto aos demais, que ainda não têm esse estudo realizado por terem ingressado na Universidade recentemente ou por outros motivos, consideramos a situação socioeconômica de baixa renda ou a proveniência de escola pública, a partir de dados informados pelo Cebraspe e pelo registro acadêmico", continua. Também foram contemplados os discentes que ingressaram via vestibular indígena e da Universidade Aberta do Brasil (UAB). 

 

Os estudantes contemplados com o auxílio de inclusão digital terão de prestar contas quanto aos benefícios recebidos, de acordo com modelo previsto nos editais. 

 

Reitor em exercício, Ileno Izídio celebrou a ação: “Desde a minha assunção como decano de Assuntos Comunitários, considerando as situações de crise e aquelas excepcionais, como limitação de verbas e a própria pandemia, eu não tinha visto mobilização tão intensa; da Universidade como um todo: administração, docentes, técnicos administrativos e discentes. Deste processo, com certeza, nossa Universidade sairá mais fortalecida na consideração e solidariedade com nossos estudantes socioeconomicamente vulneráveis", afirmou.

 

Leia também:

>> Pesquisa internacional vai investigar os determinantes genéticos da covid-19

>> O ajuste de matrícula já começou

>> UnB e HUB começam a aplicar vacinas contra a covid-19 em voluntários

>> Durante a pandemia, grupo da UnB dá aulas de ginástica on-line para idosos

>> Estudante pode se inscrever para atuar como tutor de inclusão digital

>> Projeto Enfermeir@s Incríveis documenta relatos de profissionais de todo o país na luta contra a covid-19

>> Universidade vai premiar trabalhos de pós-graduação produzidos na instituição

>> Docentes podem aproveitar lives do Cead para auxiliar no ensino remoto

>> Conheça o cronograma de ajuste na oferta de disciplinas

>> Pesquisa traça perfil socioeconômico inédito da comunidade universitária

>> Universidade aprova retomada do calendário acadêmico, de maneira remota, para 17 de agosto

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia da covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> Engajamento em app de saúde pode conceder quatro créditos a estudantes da graduação

>> UnB oferece assistência a pais da comunidade universitária durante isolamento social

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão  

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.