VOLTA ÀS AULAS

Estudantes têm até 10 de agosto para checar se as disciplinas em que estavam matriculados em 2020/1 continuam sendo oferecidas

 

Familiaridade com o SIGAA é essencial para o período de matrícula. Confira os manuais e tutoriais no site. Arte: Camila Gentil/Secom UnB

 

A Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) da Universidade de Brasília liberou neste domingo (2) a lista das disciplinas disponibilizadas no início do primeiro semestre de 2020 que continuarão a ser ofertadas com a retomada do semestre letivo em modo remoto. Até a próxima segunda (10), estudantes devem verificar no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) se as turmas nas quais se matricularam em 2020/1 continuam a ser oferecidas. As atividades acadêmicas serão realizadas com a adoção de duas ferramentas virtuais: o Office 365 e o Moodle. A lista de oferta atualizada pode ser encontrada no portal público do SIGAA.

 

O essencial, no período que antecede o retorno às aulas, é que o discente faça seu autocadastro no SIGAA, que passa a ser a plataforma de comunicação e gerenciamento das atividades estudantis. Outra dica é que o aluno procure navegar pelo sistema e ver o que ele oferece. A área logo abaixo dos menus é utilizada para comunicação entre a Universidade e os estudantes. Lá, é possível verificar se há mensagens. A coordenação do curso ou o responsável por alguma turma pode mandar algum aviso por lá.

 

>> Tire suas dúvidas sobre o SIGAA

 

As matrículas feitas antes da suspensão do calendário acadêmico continuam válidas. Mudanças somente ocorrerão para as turmas que deixarem de ser oferecidas. Nessa retomada, o ideal é que o estudante encare os ajustes de matrícula como algo excepcional. Retirada e acréscimo de disciplinas estão permitidas, mas devem ser evitadas, sempre que possível. Caso o estudante queira permanecer com as disciplinas em que se matriculou e que continuam sendo ofertadas, é só aguardar o retorno às aulas. 

 

Caminho para a ajuste de matrícula no SIGAA. Imagem: Reprodução

 

Caso haja necessidade de realizar ajuste, o estudante pode fazê-lo por meio de mensagem encaminhada à coordenação pelo SIGAA. Para isso, é preciso acessar no menu as abas Outros/Coordenação de Curso/ Atendimento ao Aluno. Caso o estudante não consiga fazê-lo, há a alternativa de enviar e-mail para o coordenador do curso dele. É possível solicitar a matrícula pelo SIGAA, ou pelo email: o melhor é que o e-mail seja encaminhado para a secretaria do curso responsável pela oferta da disciplina na qual o estudante pretende se matricular.

 

A retirada de disciplina é pedida diretamente à SAA. Ela pode ser feita por peticionamento eletrônico, ou, caso o estudante não consiga fazê-lo, é possível enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Isto é feito para atribuir ainda mais celeridade ao pedido do estudante, uma vez que a retirada não demanda intervenção ou autorização da coordenação, e que o envio direto à SAA acelera o processo. Lembramos que a retirada pode ser solicitada durante todo o semestre, e não necessariamente durante este período de ajuste.

 

É importante lembrar que as alterações feitas por coordenadores de curso serão processadas até dia 12 de agosto. O resultado final, com todos os ajustes, no entanto, aparece apenas no dia 15 de agosto. Nesse dia, serão disponibilizados os atestados de matrícula com todas as disciplinas em que o estudante estiver matriculado.

Exemplo de pedido de matéria pelo SIGAA. Imagem: Reprodução

 

ALTERNATIVA – Por último, a matrícula poderá ser feita pelos telefones 3107 0521 ou 3107 0522. Essa alternativa está reservada para aqueles que não dispuserem de internet ou equipamento adequado para acesso à web. Esses canais são exclusivos para o ajuste do semestre 2020.1.

 

Do início das aulas, em 17 de agosto, até 4 de setembro, em que está previsto o processo de adaptação para estudantes e professores na retomada não presencial, o SIGAA poderá ajudar ainda mais a aproximar a comunidade acadêmica. O sistema dispõe de fóruns e espaços para que o aluno se organize, listando as atividades dos próximos dias, por exemplo. Estudantes e professores são encorajados a utilizar o período para se acostumar com as novas metodologias utilizadas na retomada virtual das atividades acadêmicas.

 

Nestes meses em que o calendário da Universidade esteve suspenso, a instituição não parou. Atividades de pesquisa, extensão e administrativas continuaram ocorrendo, prioritariamente, em modo remoto. A retomada integral é resultado do trabalho árduo de muitos profissionais que atuam nos bastidores para que tudo corra da melhor maneira possível. As equipes responsáveis da Universidade estão atentas e à disposição para que os ajustes e adaptação ao novo sistema sejam realizados de maneira rápida e ágil, sem que ninguém seja prejudicado. Caso tenha dúvida ou encontre um problema, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Texto modificado em 5 de agosto para acréscimo de informações.

 

 

Leia também:

>> Estudante pode se inscrever para atuar como tutor de inclusão digital

>> Entenda como ficam os processos seletivos para ingresso na UnB com a retomada do calendário acadêmico

>> Universidade vai premiar trabalhos de pós-graduação produzidos na instituição

>> Docentes podem aproveitar lives do Cead para auxiliar no ensino remoto

>> Com foco na retomada, UnB arrecada equipamentos para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica

>> Conheça o cronograma de ajuste na oferta de disciplinas

>> Pesquisa traça perfil socioeconômico inédito da comunidade universitária

>> Conselho de Administração aprova resolução sobre trabalho remoto

>> Universidade aprova retomada do calendário acadêmico, de maneira remota, para 17 de agosto

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia da covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> Engajamento em app de saúde pode conceder quatro créditos a estudantes da graduação

>> UnB intensifica formação de docentes para atividades remotas

>> UnB oferece assistência a pais da comunidade universitária durante isolamento social

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão  

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.