AGILIDADE

Serviço está no ar desde 9 de março e é possível graças ao peticionamento eletrônico implantado pelo programa Simplifica UnB

A concessão de créditos em língua estrangeira poderá ser peticionada diretamente pela internet. Clique na imagem e acesse o manual completo. Arte: Francisco George Lopes/Secom UnB

Uma das principais demandas feitas à secretaria de graduação do Instituto de Letras (IL) é a solicitação de concessão de créditos em línguas estrangeiras, ou seja, o pedido que a UnB reconheça estudos realizados em cursos formais de idiomas ofertados fora da instituição ou diplomas de proficiência como o TOEFL (inglês), DELE (espanhol) ou DALF (francês), por exemplo.

Antes, esses pedidos, que chegavam a cerca de quatro mil por ano, eram feitos de forma presencial na secretaria do IL. Agora, com a implantação de mais este serviço por meio do peticionamento eletrônico, tudo será feito pela internet, de acordo com a disponibilidade do solicitante.

>> Ainda não conhece o Peticionamento Eletrônico?

“Essa é a grande vantagem da ferramenta. Ao poder realizar a solicitação a qualquer momento e a distância, o aluno pode submeter os documentos conforme sua disponibilidade”, afirma Filipe Costa, da secretaria de graduação do Instituto de Letras. “Atende a todos os estudantes, inclusive aqueles que estudam em outros campi.”

Costa lembra que, no passado, havia grandes filas, que geravam muita insatisfação e, muitas vezes, estudantes desistiam, iam embora e voltavam outro dia para requerer o aproveitamento. Ele destaca que, para os servidores, a nova ferramenta também vai facilitar bastante.

“Além de atender o aluno pessoalmente, era necessário digitalizar o pedido para ser inserido no sistema, o que consumia tempo e exigia significativo esforço administrativo. A demanda acabava prejudicando outros processos regulares da secretaria, pois a maior parte da força de trabalho ficava deslocada para a concessão de créditos em língua estrangeira”, conta.

Com a novidade em funcionamento, espera-se maior agilidade em todo o processo, desde a solicitação pelo estudante até o resultado, após a análise dos professores específicos para cada língua estrangeira.

“Acreditamos que, a partir da facilidade que o peticionamento cria, sejam realizados mais pedidos por semestre. Inclusive estamos avaliando a possibilidade de o processo ser solicitado a qualquer momento do semestre, ao invés de apenas em períodos específicos determinados pelo calendário acadêmico”, adianta o servidor.

Segundo ele, já no primeiro dia do serviço disponível via peticionamento eletrônico (9 de março), a secretaria recebeu 138 processos. “Como os alunos conseguiram criar o pedido de aproveitamento via internet, os servidores puderam focar em outras atividades que ocorrem paralelamente, como formatura, ajuste de matrículas e monitoria em disciplinas”, enumera Costa.

A diretora do Instituto de Letras, professora Rozana Naves, afirma que a nova ferramenta vai trazer ainda outras vantagens. “Já fazíamos um controle forte dos processos, mas, sem dúvida, ingressando no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), temos uma possibilidade muito maior de backup, de segurança de dados e de recuperação de informações com maior agilidade em função de estarmos agora no ambiente específico da Universidade. Agora, toda essa tramitação extra SEI, que vai desde o pedido do aluno até o encaminhamento para o professor, vai estar em formato eletrônico também”, declara.

Rozana ressalta que o peticionamento eletrônico permite ao estudante abrir mais de um processo de concessão de crédito em língua estrangeira, se tiver diferentes cursos para pedir reconhecimento, e entrar com recurso, caso julgue necessário.

O vice-reitor Enrique Huelva, que já foi chefe do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução e diretor do IL, lembra que a demanda do instituto era antiga. “Fui o primeiro a fazer o pedido [pela automatização] quando ainda era chefe do departamento e, depois, diretor do Instituto”, ressalta.

“Era uma atividade braçal: a pessoa tinha que ir lá, fazer cópias dos documentos, preencher o pedido, entregar à secretaria, que mandava para o diretor, que assinava e mandava para o chefe de departamento, que assinava e mandava para os professores, que analisavam; e tinha todo o caminho de volta até o diretor mandar para a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) para implementar.”

“Era bem artesanal”, comenta Huelva, que também é presidente da comissão permanente do Simplifica UnB, programa criado em 2017 com o objetivo de aperfeiçoar a gestão administrativa e acadêmica da Universidade de Brasília.

Em geral, o prazo para análise de processos que solicitam a concessão de créditos em língua estrangeira é de aproximadamente 30 dias – línguas mais demandadas, contudo, às vezes, extrapolam esse período. Os resultados costumam ficar disponíveis na metade do semestre letivo.

Os estudantes podem, a qualquer tempo, acompanhar o andamento do processo por meio da página do peticionamento eletrônico.

Os detalhes sobre o serviço estão disponíveis no Manual de Concessão de Créditos em Língua Estrangeira, que contempla, ao todo, dez passos para a conclusão da solicitação.

>> Acesse todos os manuais disponíveis referentes ao peticionamento eletrônico

SOBRE O PETICIONAMENTO – Este é o quarto serviço disponível pelo programa Simplifica UnB. Também já é possível solicitar on-line o aproveitamento de estudos, a alteração de opção de curso e o trancamento geral ou parcial justificado.

Além da SAA e da Diretoria de Processos Organizacionais (DPR/DPO), também estão envolvidos no desenvolvimento do canal o Decanato de Ensino de Graduação (DEG), o Centro de Informática (CPD) e o Arquivo Central (ACE).

>> Aproveitamento de estudos está disponível pela internet
>> Alunos já podem alterar opções de curso pela internet
>> Trancamento justificado já pode ser solicitado pela internet
>> Emissão de diplomas digitais chega à pós-graduação