PLANO DE OBRAS

Renovação da prática experimental em física vai impactar mais de 500 estudantes

Com 601,34 metros quadrados, nova estrutura abrigará atividades laboratoriais do Instituto de Física. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB


Após 12 anos sendo utilizado como depósito, o Módulo 9 do Instituto de Física (IF) da Universidade de Brasília (UnB) passou por reforma completa para se transformar em espaço laboratorial que irá beneficiar mais de 500 estudantes dos cursos de bacharelado e licenciatura. A inauguração dos novos 601,34 metros quadrados, localizados no Instituto de Ciências Central (ICC), ocorreu nesta quarta-feira (13).

 

“Eu tenho o prazer e a honra de trabalhar no subsolo do ICC. É pra cá que eu vou voltar quando acabar o meu mandato. E não poderia retornar com alguns espaços na condição que estavam. Precisamos reconhecer e valorizar o papel do ICC na história da UnB”, disse a reitora Márcia Abrahão. Em 2018, a reitora visitou o lugar: "Fiquei impressionada porque tínhamos um lugar que não estava sendo usado enquanto todas as unidades precisam de mais espaços”.

 

“Mostrei para a professora Márcia esse local privilegiado, previsto em nosso projeto político-pedagógico para ser o nosso laboratório de ensino. Ou seja, para formação dos nossos estudantes. Ela prontamente priorizou o Módulo 9 no Plano de Obras”, contou a diretora do IF, Fátima Makiuchi.

 

Ela explicou ainda que haverá uma mudança significativa no cotidiano dos cursos porque a metodologia das aulas se modificará com a renovação dos laboratórios. “Agora vamos aprimorar os nossos experimentos e precisaremos de apoio para compra de novos equipamentos também. Precisamos disso para melhorar nossos indicadores acadêmicos.”

 

A obra do IF custou R$ 750.210,11. No novo espaço, agora funcionam os laboratórios de ensino e de ótica, sala para técnicos de laboratório e de computadores, oficinas de mecânica e de eletrônica e um novo conjunto de sanitários. A reforma foi feita pela empresa Douro Engenharia e Construção.

 

O secretário de Infraestrutura, Augusto Dias, ressaltou a importância de preservar as edificações na Universidade e do valor histórico do ICC, conhecido como Minhocão. “Entregar uma requalificação dessa magnitude é enaltecer o nosso patrimônio. Esse espaço ficou à altura da grandeza do ICC, pelo qual temos muito zelo”, disse.

Reitora Márcia Abrahão e diretora do IF, Fátima Makiuchi, descerram a placa em homenagem ao professor Junio Márcio Rosa Cruz. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

  

O objetivo principal do novo ambiente do IF é concentrar a prática experimental como ferramenta da aprendizagem de física e propiciar a ligação da Universidade com novas tecnologias e demandas da sociedade. “Queremos que os nossos estudantes tenham um ambiente com liberdade para criar e experimentar. Queremos que aqui seja um espaço para gostar da prática experimental”, afirmou a coordenadora dos Laboratórios de Ensino do IF, Letícia Coelho.

 

HOMENAGEM – No corredor de entrada dos laboratórios, uma placa foi inaugurada em homenagem ao professor Junio Márcio Rosa Cruz, por sua dedicação ao ensino da física experimental.

 

“Todo mundo sabe do empenho do professor Junio ao longo de todos os anos que está no IF. Toda a discussão desse Módulo como laboratório de ensino experimental foi feita com ele, inclusive sua concepção metodológica”, destacou a diretora do IF.

 

Junio Márcio Rosa Cruz esteve no IF pela primeira vez aos 12 anos quando morava na Colina com a mãe, hoje professora aposentada da UnB. “Me sinto muito feliz com essa homenagem. Passa um filme na minha cabeça. Há 50 anos eu andava pelos laboratórios de instrumentação científica. Lembro que participei com um grupo de estudantes de um teste de metodologia de ensino de computação, quando a UnB tinha apenas quatro computadores”, recordou o professor.

 

Compare o antes e depois:

Made with Flourish

 

Leia também:

>> UnB amplia benefícios para assistência estudantil

>> Consuni aprova Honra ao Mérito para cinco egressos

>> UnB recebe Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais

>> Projeto que transforma disciplinas em jogo de RPG ganha prêmio do Sebrae

>> Cepe aprova regulamentação da retomada das atividades presenciais 

>> Pesquisadores buscam aprimorar diagnóstico de doenças oncológicas

>> Ex-aluno da UnB, professor de Física desperta em estudantes o interesse pela Astronomia 

>> Reitora reúne-se com governador Ibaneis Rocha

>> Contabilidade e Finanças da UnB entra no ranking internacional QS

>> UnB vai contratar plano de saúde para servidores

>> Nanossatélite desenvolvido na UnB está em órbita

>> Universidade seleciona 300 monitores para 74ª Reunião Anual da SBPC

>> Reitora inaugura prédio de ensino e pesquisa na Faculdade UnB Ceilândia

>> Próximo semestre letivo da UnB será presencial

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.