3 ANOS DE GESTÃO

Com mais de 300 acordos internacionais, Universidade de Brasília promove intercâmbio de estudantes e servidores, compartilhamento de conhecimento e desenvolvimento social e científico

 

A Universidade de Brasília amplia cada vez mais sua presença nos seis continentes, como instituição de excelência e comprometida com o ensino, a pesquisa e a extensão. A consolidação de acordos e parcerias com redes acadêmicas, instituições de pesquisa e universidades estrangeiras, além da participação nas duas principais feiras de educação internacional do mundo – o Congresso EAIE e Expo Anual NAFSA, realizadas, respectivamente, na Europa e nos Estados Unidos –, levam a UnB a cerca de 50 países e refletem o sucesso das ações realizadas e fortalecidas pela gestão com foco na internacionalização.

A reitora Márcia Abrahão esteve em Pequim, na China, em 2023, para fazer a palestra de encerramento do Fórum de Reitores da Conferência Mundial de Inovação Agroalimentar. Foto: Divulgação

 

Atualmente, a UnB tem 309 acordos internacionais vigentes. Em 2022, houve recorde no número de parcerias firmadas: 377. A cooperação, tanto bilateral quanto multilateral, garante oportunidades de qualificação para estudantes de graduação e de pós-graduação, docentes e técnicas e técnicos administrativos.

“A internacionalização enriquece o ambiente acadêmico da UnB, proporcionando experiências interculturais e perspectivas globais que vão além da vivência local nacional. Para os estudantes, contribui para a formação de cidadãs e cidadãos mais solidários, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo, que está cada vez mais complexo e desigual”, pondera a reitora Márcia Abrahão.

Secretaria de Assuntos Internacionais está sediada no térreo do prédio da Reitoria. Foto: André Gomes/Secom UnB

 

A instalação da Secretaria de Assuntos Internacionais (INT) em local mais adequado para a atuação dos servidores foi, entre muitas ações, uma medida que contribuiu para os resultados alcançados pela Universidade. Anteriormente, a INT funcionava no subsolo do prédio da Reitoria. Hoje, ocupa área no térreo do edifício, contemplando demanda antiga do setor.

O intercâmbio acadêmico é um dos pilares da internacionalização do ensino, da pesquisa e da extensão da Universidade de Brasília.

Desde 2021, 487 estudantes de graduação participaram da mobilidade estudantil, sendo 375 alunos da UnB que puderam experimentar a vida acadêmica em instituições parceiras e 112 estudantes de outros países em intercâmbio na UnB. “Estamos recuperando os números pré-pandêmicos”, explica o secretário de Assuntos Internacionais, Virgílio Almeida. “Em 2020 e 2021, naturalmente, o intercâmbio de estudantes caiu a praticamente zero.”

Confira o trânsito de estudantes em mobilidade no último triênio. Arte: João Paulo Parker e Marcelo Jatobá/Secom UnB

 

Para receber estudantes, pesquisadores, docentes e profissionais da administração de universidades estrangeiras, a UnB disponibiliza apartamentos localizados na Colina. São quatro unidades que acomodam 20 pessoas em intercâmbio e mais duas para atender a oito intercambistas de acordo específicos. Em 2023, as seis moradias passaram por reforma e tiveram o mobiliário renovado.

INSTRUMENTOS DE PARCERIA – Os acordos com instituições estrangeiras são outra ação que garante à Universidade atualização constante da sua atuação internacional. A UnB terminou 2023 com 309 acordos internacionais em vigência e mais 120 em andamento para serem firmados. Além dos Memorandos de Entendimento, a UnB tem também inúmeros convênios, com previsão de cooperação mútua com transferência de recursos financeiros entre a Universidade e as instituições parceiras.

 

Veja no infográfico a distribuição dos acordos internacionais vigentes da UnB pelo mundo. Arte: João Paulo Parker e Marcelo Jatobá/Secom UnB

 

Jardel Pereira, bolsista da Capes-PrInt, faz doutorado sanduíche no México. Ele avalia que o intercâmbio acadêmico facilita o acesso a diversos conhecimentos. “Parcerias como essas são maneiras de subsidiar a participação dos estudantes em programas internacionais. Eu tive essa oportunidade de visitar outros países e participar de congressos para que eu pudesse divulgar os primeiros achados da minha tese e também ter contato com outros pesquisadores. Graças ao incentivo da UnB", diz o doutorando em Educação.

O secretário da INT, Virgílio Almeida, destaca que as parcerias internacionais fazem da UnB uma universidade cada vez mais influente no cenário mundial. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

Segundo o secretário Virgílio Almeida, as parcerias internacionais promovem a colaboração em pesquisa, possibilitando o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento de projetos inovadores.

“A diversidade de perspectivas e a inclusão de diferentes culturas enriquecem o aprendizado e promovem uma formação mais abrangente. O comprometimento de estudantes, professores e gestores nesse processo é essencial para fortalecer a UnB como uma instituição de ensino superior de excelência, comprometida com a formação de profissionais globalmente competentes e socialmente responsáveis”, destaca.

EXPERIÊNCIAS – A forte ligação de Maria Antônia Beraldo com a pesquisa e a extensão, somada às conexões já existentes da UnB com universidades estrangeiras em projetos, motivaram a estudante a buscar oportunidades no cenário internacional. Por meio dos programas oferecidos pela UnB, em colaboração com instituições de fora do país, a aluna do curso de Direito está em mobilidade acadêmica na Universidade de Roma Tor Vergata, na Itália.

O desejo de Maria Antônia, ao regressar para a UnB, é cooperar com a geração de conhecimentos. “Espero poder retornar do intercâmbio com uma bagagem de aprendizados, metodologias de ensino e pesquisa que possam contribuir para os projetos de extensão e pesquisa que participo atualmente”, planeja.

A estudante de Letras Clara Parente ressalta que a oportunidade de conhecer um local totalmente diferente em termos de saberes, cultura e costumes é “extraordinária”. Atualmente em mobilidade internacional em Taiwan, na National Chengchi University, ela está aprendendo mandarim e tem contato com diversos outros idiomas de estudantes que também fazem intercâmbio na instituição. “Além da troca cultural, acho maravilhosa a experiência linguística que a gente consegue ter aqui, sobretudo como uma estudante de línguas”, diz, admirada.

Nesta semana, a estudante de Pedagogia Natasha Latorre compartilhou nas mídias sociais oficiais da UnB sua experiência de intercâmbio vivenciada em agosto de 2023 na Universidade de Sevilha, na Espanha. Ela mencionou como os editais da INT abriram oportunidades. Confira!

Lista de redes internacionais em que a Universidade de Brasília está presente. Arte: João Paulo Parker e Marcelo Jatobá/Secom UnB

 

INTEGRAÇÃO – A participação na Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) – rede de universidades públicas da Argentina, da Bolívia, do Brasil, do Chile, do Paraguai e do Uruguai – possibilita que a UnB participe de diversas ações de internacionalização, como os programas ESCALA de intercâmbio, iniciativa que promove a mobilidade de estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores e técnicos administrativos.

Com a oferta de bolsas, passagens e alojamento, as instituições enviam e recebem os participantes do ESCALA, um projeto com o foco na mobilidade de estudantes, docentes e servidores técnicos. Entre 2022 e 2023, 14 pessoas da UnB fizeram intercâmbio em instituições afiliadas à AUGM pelo programa, e a UnB recepcionou outras 14. Em 2021, devido à pandemia de covid-19, tais atividades foram suspensas.

A AUGM também realiza as Jornadas de Jovens Pesquisadores, que propiciam ambiente para troca de experiências e colaborações entre pesquisadores iniciantes. O encontro anual é voltado especificamente para estudantes de graduação e pós-graduação, com até 35 anos e sem ter completado o doutorado. Em média, participam 200 pessoas a cada edição. Em 2024, a UnB pretende selecionar até 10 estudantes para apresentar seus trabalhos no evento.

A oferta de mobilidade internacional para técnicos administrativos fomenta o aprendizado multicultural dos servidores da UnB em suas respectivas áreas de atuação profissional. A servidora do Decanato de Administração (DAF) Francinilda Barbosa teve essa vivência em setembro de 2023, por meio do Programa ESCALA de Gestores e Administradores.

Ela viu de perto a atuação dos setores administrativo e financeiro da Universidade Nacional do Sul, na Argentina, além de interagir com estudantes estrangeiros. “É importante essa troca de experiência. Foi muito rico, tanto eu mostrando como funcionam os sistemas e procedimentos aqui, como também verificando como eles agem nos procedimentos. Enquanto aqui temos o SEI, eles ainda utilizam os processos físicos”, exemplifica.

A cooperação internacional que integra o projeto busca compartilhar experiências e serviços entre nações parceiras. Todo o contato que Francinilda obteve durante a mobilidade permitiu que ela conhecesse uma estrutura organizacional diferente. E olhar para a UnB com uma nova perspectiva foi importante para que a servidora desenvolvesse mais ferramentas para aplicar em sua carreira.

A técnica administrativa avalia que a promoção da participação das servidoras e servidores em projetos que permitam a interação com outras instituições mundo afora é uma ação de grande importância para a UnB. “Nós, da área técnica, temos que sair um pouco do que a gente faz todo dia na nossa rotina e ir para outras universidades. Abriu uma porta para eu pensar em fazer um curso de doutorado nessa área, e de repente poder contribuir mais com a internacionalização da Universidade de Brasília”, ressalta.

PÓS-GRADUAÇÃO – A UnB também faz parte das 89 instituições que compõem o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB). Por meio da iniciativa GCUB-Mob, que ocorre anualmente, programas de pós-graduação são convidados a oferecer bolsas para estudantes estrangeiros.

Na primeira edição, em 2022, a UnB selecionou 14 estudantes de outros países, como Peru, Angola, Haiti e Síria. No ano seguinte, o número aumentou para 20. Na segunda edição, realizada em 2023, 54 universidades ofereceram 1.122 bolsas por meio do programa, sendo 581 de mestrado e 541 de doutorado.

A UnB sediou, pela primeira vez, o Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas, em 2023, recebendo 55 dirigentes de universidades do Brasil, da Espanha e de Portugal. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

GRUPO TORDESILHAS – Em 2022, a Universidade de Brasília assumiu a presidência do Grupo Tordesilhas – gestão 2022-2023. Atualmente a rede reúne 56 instituições de ensino superior do Brasil, de Portugal e da Espanha. “Estando à frente do Tordesilhas, a UnB projetou construir um conjunto de políticas e estratégias no sentido de consolidar ainda mais a rede, tentar novos parceiros no Brasil e nos outros países membros, e fortalecer parcerias com um viés daquilo que é importante para o Brasil e para a Universidade”, conta o vice-reitor Enrique Huelva.

Em novembro passado, a UnB sediou pela primeira vez o Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas, em sua 22ª edição. Durante o evento, a presidência da associação foi transferida para a Universidade do Minho, de Portugal. Na ocasião, a reitora Márcia Abrahão ressaltou que presidir a rede “representou uma oportunidade para o fortalecimento da internacionalização da UnB”.

Sobre internacionalização, leia também:
>> Universidade estreita laços com países de Ásia e Europa

 

SÉRIE DE REPORTAGENS 3 ANOS DE GESTÃO:

>> Especial relembra principais ações da atual gestão da UnB

>> Cada dia mais sustentável, UnB alcança resultados inéditos

>> Em um triênio, UnB dobra ações de extensão

>> Investimentos em comunicação e tecnologias garantem excelência na graduação

>> Ensinos presencial e a distância da UnB são reconhecidos no Brasil e no mundo

>> Investimento robusto em pesquisa fortalece excelência com compromisso social

>> UnB se consolida como referência em pesquisa, inovação e empreendedorismo

>> BCE promove inovação, cultura e ciência para o Distrito Federal

>> A UnB está presente em 50 países dos seis continentes