INTERNACIONALIZAÇÃO

Nova ferramenta promove transparência e torna mais ágil busca por oportunidades em outras universidades

Intercâmbistas de diversas nacionalidades estudam na UnB ou representam a Universidade em outros países. Com o aplicativo, é possível consultar todos os acordos vigentes. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

A Secretaria de Assuntos Internacionais (INT) reuniu todos os convênios de internacionalização que a Universidade tem, por meio do aplicativo Instrumentos Internacionais UnB, que roda dentro do Power Apps, do pacote Microsoft 365. Nele já constam os 301 memorandos de entendimento, diplomações múltiplas, convênios internacionais, acordos de intercâmbio, de cotutela e de cooperação técnica.

O aplicativo pode ser baixado nos sistemas IOS e Android, sendo atualizado em tempo real, a cada vez que um processo de assinatura de acordo é finalizado. Para manter a segurança, a interface só abre com o acesso por uma conta @unb.br ou @aluno.unb.br.

>> Acesse o aplicativo Instrumentos Internacionais UnB

“Todas essas informações já estavam disponíveis em nosso site, pois são informações públicas e, por lei, temos que divulgar”, explica o secretário de Assuntos Internacionais, Virgílio Almeida. “Mas, pelo aplicativo, a interface é mais intuitiva e amigável, além de ser exclusiva para a comunidade acadêmica”, destaca.

Interface do aplicativo é fácil e intuitiva. Imagem: Reprodução

É simples pesquisar no aplicativo usando filtros, como país, instituição ou acordo, como explica o gestor. Também é possível acessar informações sobre o responsável pelo projeto, área de conhecimento, unidade acadêmica, número do processo e ainda baixar o arquivo.

“A plataforma promove a transparência e a prestação de contas das ações, além de ampliar a divulgação das atividades internacionais e fortalecer a cultura de responsabilidade institucional”, reforça o secretário. “A opção de download oferece uma ferramenta valiosa para consulta futura e contribui para a eficiência na gestão dos instrumentos internacionais”, acrescenta.

>> Confira lista das parcerias internacionais firmadas entre a UnB e outras instituições

Assim, o aplicativo é um importante instrumento para a comunidade acadêmica ficar por dentro dos convênios já firmados, antes de buscar novos parceiros, como relembra o vice-reitor da UnB, Enrique Huelva.

“Todos os membros da comunidade universitária agora podem consultar, a qualquer tempo, quais são os acordos firmados com outras universidades. Há ganhos de liberdade e de transparência”, salienta o gestor.

Huelva afirma que o aplicativo soma-se a outras iniciativas que vêm sendo implementadas e que visam fortalecer a internacionalização da UnB e facilitar a mobilidade internacional dos estudantes. “Temos como exemplo a emissão de documentos, como o histórico escolar e a declaração de aluno regular em inglês. Além da tradução das ementas dos cursos de graduação e pós-graduação”, cita.

ACORDOS – Com 175 acordos ativos, o aplicativo mostra que a Europa é o continente com o maior número de convênios com a UnB. Em destaque, os 43 acordos com a França, principal país parceiro, atualmente.

“Há um grande número de docentes que têm relações com parceiros na França. Além de uma ação bem proativa da embaixada para a efetivação de parcerias. Aqui no campus Darcy Ribeiro, temos a Maison de France, na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), que abriga alguns escritórios de instituições francesas”, explica Virgílio.

>> Leia também: Servidores da UnB podem fazer intercâmbio em instituições parceiras da América Latina