EXCELÊNCIA

Resultado amplia o reconhecimento internacional da Universidade de Brasília como instituição de ensino, pesquisa e extensão de alta qualidade

A Universidade de Brasília foi classificada pela primeira vez nas subáreas Administração e Gestão; Engenharia: Mecânica, Aeronáutica e Marítima; e Geografia do QS Subject. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A Universidade de Brasília conquistou um feito inédito na edição 2024 do Quacquarelli Symonds Subject Ranking (QS Subject), ao ser classificada em 14 subáreas de conhecimento avaliadas pela consultoria. Anteriormente, a melhor marca obtida foi o ranqueamento em 11 subáreas, o que ocorreu em 2023. O resultado da avaliação mundial foi divulgado nesta quarta-feira (10).

O Quacquarelli Symonds Subject Ranking (QS Subject) classifica as universidades por área de conhecimento. São cinco as grandes áreas, cada uma com 11 subáreas, em média. Para a criação do índice, são utilizados os critérios: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações e o Índice-H – baseado no conjunto dos trabalhos acadêmicos mais citados e no número de citações que eles receberam em outras publicações, além da original. O QS Subject foi iniciado em 2017.

“Sabemos de todas as dificuldades que enfrentamos após anos de ataques e cortes orçamentários feitos por governos anteriores. Mas, apesar dos desafios, a UnB continua sendo uma universidade de excelência, reconhecida internacionalmente entre as melhores instituições de ensino superior. Essa é uma conquista de toda a nossa comunidade, técnicas e técnicos administrativos, estudantes e docentes”, destaca a reitora Márcia Abrahão. “Vamos avançar ainda mais!”, projeta.

Outra novidade é o ranqueamento nas subáreas Administração e Gestão; Engenharia: Mecânica, Aeronáutica e Marítima; e Geografia. Elas fazem parte das grandes áreas do conhecimento Ciências Sociais e Administração; Engenharia e Tecnologia e Ciências da Natureza, respectivamente.

Entre os ranqueamentos nas subáreas, os melhores índices são em Política e Estudos Internacionais – da grande área de Ciências Sociais e Administração –, na qual a UnB ficou na faixa de classificação 151-200, e na estreante Geografia (201-230). Em seguida, estão: Sociologia e Ciências Agrárias e Ciências Florestais (Silvicultura), na faixa 251-300.

Nas grandes áreas, a UnB figura nas classificações 401-450, em Ciências Sociais e Administração; 451-500, em Artes e Humanidades e Ciências da Vida e Medicina; e 501-550, em Ciências da Natureza. O QS Subject não divulgou o número de universidades participantes.

“Nós nos mantemos como uma universidade de relevância internacional e uma das mais importantes da América Latina. Mesmo sem recursos de investimento provenientes do Tesouro, em 2023 e 2021, e em um cenário de contínua escassez orçamentária, a gestão tem conseguido apoiar áreas estratégicas, como infraestrutura e equipamentos, o que reflete diretamente nos resultados que alcançamos”, pondera a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.