A Universidade de Brasília recebeu, entre os dias 3 e 7 de outubro, 350 universitários de todo o país para o 41º Encontro Nacional de Casas de Estudantes (Ence). Acampados no Centro Comunitário Athos Bulcão, os alunos promoveram apresentações de trabalhos científicos, oficinas – como as de turbante, gastronomia e oratória – e atividades culturais.
Durante o encontro, os participantes elaboraram uma carta pedindo atuação consistente da UnB no estabelecimento da Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), além de mudanças na gestão da Casa do Estudante Universitário (CEU) e reformas no Bloco K da Colina, onde moram alunos de pós-graduação. O documento foi entregue durante um ato no térreo do prédio da Reitoria, na última sexta-feira (6).
Itinerante, o encontro acontece uma vez ao ano em diferentes universidades do país e tem como objetivo discutir a situação da assistência estudantil, eleger os dirigentes para a nova gestão e juntar forças para pedir as mudanças necessárias.
“Temos que ser um só para todas essas questões. Se nos dividirmos, não alcançaremos nada”, explicou o coordenador local do evento e morador da CEU, Manuel Palhano.
Ao receber os estudantes na Reitoria, o decano de Assuntos Comunitários, André Reis, declarou compreender a importância da reivindicação dos estudantes. “Faremos o possível para articular, em virtude da posição geograficamente privilegiada da Universidade em Brasília, a transformação do Pnaes em lei”, disse.
ORGANIZAÇÃO – Além do espaço disponibilizado para acampamento no Centro Comunitário, os estudantes que participam da assistência estudantil receberam refeições gratuitas no Restaurante Universitário (RU).
“Conseguimos bastante apoio dentro da UnB e quase tudo que pedimos foi arranjado”, contou Thaminny Santos, moradora da CEU, comemorando a organização do movimento.