REI SEJONG

Atividades tradicionais aproximaram público do país asiático. Aulas do idioma para estudantes da Universidade começam neste semestre

Acompanhada de uma amiga, a iraniana Reyhaneh Shahbazi, que estuda português na UnB, experimentou a roupa coreana conhecida como hanbok. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O movimento atípico no ICC Sul do campus Darcy Ribeiro na última sexta-feira (3), ainda em período de férias, tinha uma razão especial: a inauguração do Instituto Rei Sejong. De acordo com a organização, cerca de 500 pessoas participaram das atividades culturais promovidas durante todo o dia pela Embaixada da Coreia.

Estudante de Letras da UnB, Thais Mota já morou na Coreia e tem conhecimento no idioma. Ela foi uma das voluntárias no evento. “Estou muito feliz com a participação do público. Nós também estamos nos divertindo, jogando e interagindo com os visitantes”, festejou.

>> Confira a galeria de imagens da inauguração do Instituto Rei Sejong na UnB

Vinda do Irã, Reyhaneh Shahbazi é exemplo de como a interação cultural marcou o dia. Estudante do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (Neppe) da UnB, Reyhaneh participa sempre que possível de iniciativas internacionais na Universidade. “Gosto de prestigiar eventos de outras nacionalidades e conhecer novas culturas.”

Os olhares estavam atentos à mostra fotográfica e ao telão com vídeos do país. Os visitantes também puderam participar de jogos e experimentar roupas tradicionais coreanas. Centenas de pratos foram servidos durante a degustação de comidas típicas.

Apresentado à cultura coreana pela namorada, o estudante de Ciências Contábeis Guilherme Rocha gosta de doramas (gênero dramático televisivo). “Com certeza tenho interesse em aprender o coreano”, admitiu o universitário, que, mesmo não sendo aluno da UnB, espera que a oferta do idioma seja ampliada em breve. A expectativa institucional é que o curso se desenvolva e integre o UnB Idiomas posteriormente.

A partir deste segundo semestre de 2018, estudantes da UnB já podem se matricular em disciplinas de língua coreana, que será oferecida em duas turmas de nível básico. As inscrições estão sendo realizadas na sala ICC B1-347, campus Darcy Ribeiro, no guichê da secretaria do Neppe, até completarem as turmas.

A reitora Márcia Abrahão e o presidente da Sociedade Korea Brazil (Kobras), Shin-Won Chai, posam junto à placa do instituto, descerrada no evento. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

OFICIALIZAÇÃO  Para marcar a inauguração, foi descerrada a placa de identificação do Instituto Rei Sejong em Brasília.

Participaram da cerimônia o embaixador da República da Coreia, Chan-Woo Kim, o presidente da Sociedade Korea Brazil (Kobras), Shin-Won Chai, o secretário-geral da Fundação Rei Sejong, Ougi Kwon, a reitora Márcia Abrahão e o vice-reitor Enrique Huelva.

O embaixador da Coreia afirmou que o coreano é considerado pelos estudiosos de Linguística como o “alfabeto dos sonhos”. O hangul foi criado pelo rei Sejong em 1446, para favorecer a população que não tinha acesso à língua. “Se foi criado para ser facilmente apreendido por pessoas comuns, ele também pode ser aprendido por estrangeiros”, destacou Chan-Woo Kim.

Para a reitora da Universidade de Brasília, o instituto vai possibilitar que a cultura coreana seja disseminada no Centro-Oeste do país. “É uma grande responsabilidade, mas a UnB é uma instituição que foi criada como símbolo de vanguarda e tem cada vez mais parcerias internacionais”, destacou.

“A interação entre Brasil e a Coreia do Sul supera a distância geográfica”, disse o presidente da Kobras, Shin-Won Chai. Em sua visão, o instituto será um marco para estreitar as relações entre os dois países nas áreas econômica, cultural e social.

Inauguração do Instituto Rei Sejong trouxe a Brasília casal famoso do K-pop: Poppin Hyun-Joon Nam e Aeri Park. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

KOREAN POP  As amigas Geovana Marques e Silvia Lima aproveitaram o fim das férias e participaram de todas as atividades oferecidas ao longo do dia. “Eu estou achando tudo muito legal, experimentei as comidas típicas e gostei, apesar de ser levemente apimentada”, opinou Geovana. A expectativa maior, no entanto, era para conhecer de perto os artistas Poppin Hyun-Joon Nam e Aeri Park.

A apresentação do casal coreano marcou o encerramento do evento e foi a atração mais aguardada pelos participantes. O espetáculo misturou dança contemporânea e música tradicional coreana. Enquanto a cantora interpretava canções típicas, o dançarino acompanhava o ritmo com passos modernos e imprevisíveis.

Para o assessor cultural da Embaixada da Coreia, Elton Pacheco, o grande público já era esperado, especialmente de jovens entre 15 e 25 anos. “Nossas expectativas foram plenamente atendidas. Avaliamos que foi uma ótima oportunidade para divulgar o instituto a potenciais alunos”, concluiu.

Matéria atualizada em 9/8 para acréscimo das informações sobre a inscrição nas turmas de nível básico.