INTERAÇÃO

Alunos de ensino médio participam da terceira edição de evento organizado pelo Decanato de Extensão. Objetivo é mostrar que Universidade está ao alcance

Reitora e representantes da administração superior recebem alunos de ensino médio para bate-papo. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Enquanto se prepara para o início do semestre letivo regular, a Universidade de Brasília recebeu, nesta quinta-feira (21), estudantes que já retomaram o ritmo de aulas em 2019. Cerca de duzentos alunos de três escolas de ensino médio do Distrito Federal participaram da terceira edição da Conversa com a reitora, evento organizado pelo Decanato de Extensão (DEX) da UnB para aproximar esse público da instituição.

Na oportunidade, adolescentes e professores puderam conhecer melhor a Universidade, tirando dúvidas sobre formas de ingresso, auxílio estudantil e outros assuntos. Além da reitora Márcia Abrahão, estiveram a postos para interagir com o público a decana de Extensão, Olgamir Amância, o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio, e a diretora de Inovação e Estratégias, Symone Jardim, representando o Decanato de Ensino de Graduação (DEG).

As escolas participantes desta edição foram o Colégio Vitória e o Centro de Ensino Médio 01, ambos do Gama, e o Centro de Ensino Médio 310, de Santa Maria. Este último trouxe a intérprete de língua brasileira de sinais (Libras) Arlete Petronilho para auxiliar na inclusão de alunos surdos na conversa.

Lorrany Souza, aluna do CEM 01 do Gama quis saber sobre o procedimento a ser adotado caso o estudante universitário não se adapte ao curso para o qual foi aprovado. Symone Jardim explicou que há editais internos na UnB que oferecem alternativa de mudança de curso, mas lembrou que há uma série de requisitos a serem preenchidos, como, por exemplo, ter cursado pelo menos um ano da graduação escolhida no processo seletivo.

Em resposta a outro aluno, o decano Ileno Izídio esclareceu que as vagas em apartamentos na Casa do Estudante Universitário (CEU) são destinadas a qualquer universitário que tenha vindo de outro estado e que comprove perfil socioeconômico para receber o benefício. A Universidade também oferece outras modalidades de assistência considerando condições de moradia, como auxílio-transporte e pecúnia.

Para a professora Ângela Ferreira, do CEM 310, o canal aberto pela Conversa com a reitora cumpre o papel de mostrar aos alunos que entrar em uma instituição de ensino superior pública é um objetivo ao alcance. “Para nós, que estamos na periferia, é extremamente importante mostrar que a universidade é palpável”, considera.

Professora Ângela Ferreira incentiva o desejo dos alunos do CEM 310 de ingressar na UnB. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Professor na mesma escola, Levi de Lima também busca compartilhar essa certeza com seus alunos. Para isso, a cada sábado, ele promove aulas que exploram as obras selecionadas para o Programa de Avaliação Seriada (PAS).

A reitora Márcia Abrahão crê que a experiência proporcionada a cada estudante que participa do evento de extensão fortalece os laços da Universidade com a juventude. “Cada vez que um aluno vem, ele conta para outro e outro. Isso incentiva cada vez mais jovens a fazerem o PAS e o Enem para ingressar na UnB”, diz.

Animada com a continuidade do projeto, a decana do DEX, Olgamir Amância, planeja que as próximas edições da Conversa com a reitora sejam ainda mais acolhedoras. “Esse evento de hoje ainda segue o desenho das duas primeiras edições, mas a partir do quarto nós preparamos um outro formato. Traremos os alunos para um almoço, guiaremos uma visita pelo campus e depois a conversa com a reitora. A cada melhoria, há mais interesse por parte das escolas em participar”, afirma.

Instituições interessadas em participar da Conversa com a reitora devem enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A escola é inscrita em uma lista de espera. Tão logo haja previsão de novo evento, o DEX entra em contato.

Saiba mais sobre as edições anteriores:

>> Reitora conversa com estudantes do ensino médio

>> Pela segunda vez, reitora reúne alunos do ensino médio em roda de conversa

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.