METAS E REALIZAÇÕES

Decanato de Assuntos Comunitários amplia benefícios e trabalha por academia plural

A diversidade cultural é uma das marcas da Universidade de Brasília. Cuidar desse patrimônio está na lista de atribuições do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC). Em relatório de ações realizadas nos últimos dois anos, os gestores da área apontam avanços nas políticas sociais, culturais e comunitárias da instituição. Os investimentos do decanato em cada uma dessas frentes foram norteados por um novo planejamento estratégico, elaborado a partir de longo e aberto diálogo com a comunidade universitária.

As ações do DAC no período incluem a criação da Diretoria da Diversidade, órgão voltado para atuar em políticas afirmativas indígenas, raciais, de gênero e de diversidade sexual. Programas como o Bolsa Afroatitude e o de valorização ao movimento LGBT também foram impulsionados pelo decanato, que atua ainda no auxílio a pessoas com necessidades especiais.

As cotas de auxílio socioeconômico foram ampliadas em 30% e devem atender a 2.100 estudantes em vulnerabilidade até o fim deste ano. A contrapartida trabalhista exigida para o acesso a bolsas para permanência foi extinta. Agora é possível acumular benefícios da assistência estudantil com estágio remunerado e bolsas destinadas à iniciação científica. A UnB aderiu ao Programa Bolsa Permanência do Ministério da Educação e passou a receber mais recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil.

O acesso à alimentação saudável é outro direito atendido. O DAC investiu no aprimoramento da Política de Segurança Alimentar e Nutricional e expandiu as unidades de restaurantes universitários para os campi de Ceilândia, do Gama e para a Fazenda Água Limpa. O RU do campus Darcy Ribeiro passou a contar com área para pratos executivos.

Restaurante Universitário do campus de Ceilândia. Foto: DCE/UnB

O decanato liderou processo para regularizar os preços do RU e proporcionou a gratuidade de refeições a alunos incluídos na assistência estudantil e a estudantes indígenas. Um novo modelo de concessão dos Rus, baseado na prestação do serviço e não na contratação de mão de obra, tornou o atendimento mais eficiente e proporcionou economia na produção dos alimentos.

MORADIA – Depois de mais de dois anos de reforma, a Casa do Estudante Universitário foi entregue à comunidade acadêmica. As 360 vagas disponíveis nos apartamentos passaram a ser ocupadas sob renovadas regras de convivência. De acordo com o DAC, a entrega e o crescimento do auxílio pecuniário para moradia estudantil colocaram fim à demanda reprimida na área. Hoje, são atendidos 978 estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas duas modalidades (vaga na CEU e pecúnia).

O planejamento sobre moradia foi alvo de rodadas de discussões e de audiência pública. Outro encontro aberto à comunidade serviu para avaliar medidas para melhorar a segurança nos campi.

Reforma da Casa do Estudante Universitário. Foto: Isa Lima/UnB Agência

ESPORTE E CULTURA – A prática desportiva na universidade passa a contar com 250 vagas do Programa Bolsa Atleta, que também beneficia estudantes com deficiência. A oferta impulsiona a presença da UnB em competições nacionais, como os Jogos Universitários Brasileiros. A participação em eventos esportivos tem sido auxiliada ainda pela contratação de técnicos e pelo desenvolvimento de programa específico de nutrição.

Por meio da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA), o decanato realizou atividades culturais que envolveram milhares de estudantes. Entre elas, o consagrado Festival de Música Candanga (Finca) e o Tubo de Ensaios. A DEA também promoveu apresentações dos tradicionais corais da universidade.

Ilustração: Marcelo Jatobá/UnB Agência

METAS – O planejamento do DAC para os próximos dois anos inclui a inauguração do restaurante universitário de Planaltina, o recebimento do prédio da Maloca para sediar assuntos de apoio à comunidade indígena e a reformulação das regras para a moradia de estudantes da pós-graduação.

O decanato também vai levar ao Conselho de Administração o debate sobre a regulamentação do auxílio-creche. O benefício é direcionado a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica com filhos de até seis anos de idade. Além destas ações, o DAC coordena, no âmbito da UnB, a pesquisa nacional sobre o perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.