SEMUNI

Convidada da programação especial da 23ª Semana Universitária, historiadora e antropóloga esteve nesta quarta (27) no auditório da ADUnB

A historiadora Lilia Schwarcz falou à comunidade na Semana Universitária 2023. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

A historiadora, antropóloga e professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP Lilia Schwarcz esteve nesta quarta-feira (27) na Universidade de Brasília para a conferência Imagens da branquitude: sobre a presença da ausência. O evento ocorreu no auditório da ADUnB, no campus Darcy Ribeiro, como parte da programação especial da 23ª Semana Universitária.

"É uma alegria estar aqui na UnB, uma universidade pública que tem esse engajamento e essa preocupação sobretudo com a cultura e a extensão", disse Lilia.

A autora falou sobre o conceito em desenvolvimento para um novo livro: o de "presença da ausência" a partir da observação de uma série de imagens feitas ao longo da história que evidenciam o racismo estrutural presente no Brasil.

"Muitas vezes, nas imagens, há uma presença muito forte da ausência. Dizia o padre Vieira que nós não conseguimos ver o pássaro sem a sombra e eu quero pensar aqui na branquitude como uma grande sombra, como uma presença da ausência", iniciou.

"A branquitude, em geral, classifica aos outros, não se autoclassifica. A branquitude é uma norma confortável porque constrói a norma e não se racializa, não se autoidentifica. É um lugar, portanto, de muito conforto ontológico, porque ele nem ao menos precisa se enunciar, é uma imensa presença da ausência", explicou.

"Pessoas brancas, como eu, precisamos de um letramento racial. Isso será muito bom, porque é preciso que a gente consiga ler imagens para além da transparência artificial da branquitude", propôs a antropóloga.

Lilia Schwarcz é autora de várias obras como O espetáculo das raças, As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos e Lima Barreto: triste visionário. Lançado em 2019, Sobre o autoritarismo brasileiro é um de seus últimos livros.

Continue acompanhando a Semana Universitária 2023: O futuro é feminino!, que tem programação intensa até sexta-feira (29).

Curta no Instagram um giro pelas atividades do 3º dia de Semuni!

Transmitida ao vivo pela UnBTV, a conferência pode ser vista na íntegra: