A Faculdade UnB Gama (FGA) recebeu, nesta quinta-feira (22), um exemplar do Prius, carro híbrido que utiliza energia elétrica e gasolina e que será utilizado pela instituição para desenvolver atividades de ensino e pesquisa. Essa é a primeira vez que professores e alunos da unidade atuarão com a tecnologia.
O automóvel foi cedido à Universidade por contrato de comodato de um ano, com possibilidade de renovação. Neste período, ele estará disponível aos acadêmicos como um laboratório de testes multidisciplinar e, posteriormente, como plataforma para o fomento de pesquisas. A entrega do Prius aconteceu em cerimônia que formalizou a parceria entre a FGA e a Toyota. Somente o combustível será custeado pela unidade, as demais despesas serão cobertas pela multinacional.
“Iremos estudar toda a parte básica do carro e, à medida que tivermos conhecimento mais avançado, nos aprofundaremos em atividades mais elaboradas, como as pesquisas de pós-graduação”, detalha o docente André Murilo de Almeida, um dos responsáveis pela parceria.
Atualmente, o professor trabalha com pesquisas de simulação em hardware do desempenho dos sistemas de direção elétrica e de controle de estabilidade, propondo alternativas aos modelos já existentes. Com a concessão do automóvel, ele enxerga um campo para aplicação de pesquisas teóricas. “Temos trabalhos de simulação desses subsistemas, mas nada prático em um carro. Vamos investigar a possibilidade de aplicação de algumas técnicas nesse veículo”, alega.
Do curso de Engenharia Automotiva, Alessandro Borges também fará seus primeiros ensaios em um carro com esta tecnologia. O docente possui projetos de segurança veicular e para a identificação de falhas em automóveis, ambos em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O professor esperar integrar suas pesquisas a outras abordagens possibilitadas pela plataforma. “O veículo híbrido tem aspectos de segurança que são diferenciados, por conta da quantidade de energia elétrica que armazena. Há questões que nos ajudarão a entender melhor os mecanismos de controle dessa energia”, avalia Borges.
“Trabalhar com um motor híbrido será uma oportunidade de vermos como a indústria está se desenvolvendo e de aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula", opina Hannah Oivane. Ela é aluna de Engenharia Aeroespacial e participante da equipe de Fórmula SAE da FGA, iniciativa que possibilita aos alunos de engenharia construir um carro tipo Fórmula para concorrer com outras universidades do país.
POTENCIAL – Além destas, outras pesquisas desenvolvidas na FGA poderão ser validadas na prática. Desde 2007, a faculdade tem atuação relevante no desenvolvimento de projetos em Automotiva e áreas relacionadas, como Engenharias Mecânica, Eletrônica, de Energia e de Software. Entre as iniciativas, estão as análises da dinâmica de veículos comuns e do desempenho de seus subsistemas, como suspensão, freios, motores, eixos e softwares.
Incluem-se no rol de experiência os trabalhos do Grupo de Modelagem e Simulação de Sistemas Automotivos (GMSSA). Projetos recentes do coletivo envolvem a modelagem de sistemas de segurança e dos tipos de vida útil da suspensão de um veículo. O último projeto ganhou, em 2017, prêmio do Denatran na categoria segurança veicular. O Laboratório de Veículos Elétricos do campus também tem contribuído para a pesquisa nas engenharias. Com equipe de alunos multidisciplinar, o espaço possibilita aos universitários realizar testes da performance de motores elétricos e da otimização de seu desempenho.
APROXIMAÇÃO – Decanos e docentes da UnB, além de autoridades governamentais, representantes da indústria nacional e da alta cúpula da montadora japonesa participaram da cerimônia de entrega. Em seu discurso, o diretor da FGA, Augusto Brasil, ressaltou a parceria como um marco na história da instituição. “Agora a universidade estreita seus laços com a indústria. Os alunos poderão experimentar e produzir pesquisas avançadas, de acordo com as exigências do mercado. É um grande orgulho para todos nós que acompanhamos o crescimento desta unidade”, expressou o docente.
“O Prius é o primeiro carro híbrido do mundo e agora vamos desenvolver um modelo flex juntamente com os pesquisadores brasileiros", disse o presidente da montadora no Brasil, Rafael Chang. "Queremos ampliar a visão de mundo dos universitários. O futuro está nestas mãos”, completou.
As demais autoridades ressaltaram a importância social, ambiental e econômica de tecnologias que reduzem a emissão de gases poluentes. A ideia é seguir exemplos de iniciativas como o Renova Bio e o Rota 2030, citadas como casos de sucesso na criação de novas técnicas produtivas, atração de investimentos para o setor e diminuição das taxas produzidas de dióxido de carbono (CO2) – gás que contribui para o efeito estufa.
Ao final da cerimônia, as mais de 250 pessoas que lotaram o auditório da faculdade puderam conhecer o carro e conversar com os pesquisadores e executivos presentes. Os mais curiosos entraram no automóvel e aproveitaram a oportunidade para fotografar.
Os alunos também puderam se aproximar do mercado de trabalho, em contato com empresários. “Conversei com os executivos para firmar possíveis parcerias e capacitar os alunos daqui. A Engenharia Automotiva é um curso tecnológico e tem muito a crescer”, disse Nathaniel Grimm, aluno da FGA e membro da empresa júnior Engrena.
Confira matéria da UnBTV sobre as pesquisas realizadas na FGA:
*Estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.