CONSUNI

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília (UnB), reunido no dia 2 de junho de 2023, manifesta apoio à luta dos servidores técnico-administrativos da Universidade contra o corte de 26,05% efetuado por decisão judicial, ao cassar a liminar que sustentava o pagamento da Unidade de Referência de Preço (URP), incluída nos contracheques dos servidores há mais de 30 anos.

A retirada de parcela tão significativa dos salários dos técnicos administrativos se impõe como golpe sobre um dos três segmentos que compõem a comunidade universitária, gerando impactos em todas as esferas de suas vidas: descumprimento de contratos, endividamento extremo, perda de bens, comprometimento da saúde mental, interrupção de tratamento de saúde e de pagamento de escolas e creches. Serão significativos os desdobramentos negativos na organização socioeconômica do Distrito Federal.

Os reflexos serão sentidos no cotidiano da própria Universidade, com a evasão de capital intelectual e competências de seus recursos humanos. Haverá impacto direto na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Sublinha-se que as condições atuais já estão precárias, reflexo de políticas de sucateamento da educação e de congelamento de salários por quase dez anos.

O Consuni conclama toda a sociedade a apoiar ativamente a luta dos trabalhadores técnico-administrativos da educação, segmento essencial para o pleno funcionamento de uma das instituições de ensino superior mais importantes do país.