PARCERIA

No encontro, ficou acertada a retomada do acordo de cooperação entre as duas instituições

Maurício Lopes, Márcia Abrahão e chefe da Secretaria de Negócios da Embrapa, Vitor Hugo de Oliveira (direita), discutem cooperação entre as instituições. Foto: Larissa Morais / Embrapa

A reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, recebeu a visita do presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, na manhã desta quarta-feira (4). Na reunião, os dirigentes acertaram a retomada do acordo geral de cooperação entre as duas instituições, cuja vigência está vencida há dois anos. Também ficou sinalizada a intenção de ampliar a parceria institucional, inclusive, para a implementação do Biotic – Parque Tecnológico.

“A colaboração entre Embrapa e UnB sempre foi muito positiva, e queremos fortalecer essa conexão”, afirmou Lopes. O presidente citou a criação do Decanato de Pesquisa e Inovação, referendada na última reunião do Conselho Universitário (Consuni), como um dos aspectos que pode impulsionar as parcerias. O novo decanato deve dar vazão às pesquisas aplicadas produzidas na Universidade, aumentando o diálogo com o setor produtivo.

A reitora da UnB lembrou da importância da Embrapa para a formação de estudantes de graduação e de pós. “É importante mantermos uma relação muito próxima e afinada, em benefício não apenas da UnB como instituição, mas também dos nossos alunos”, reforçou. “Também precisamos aumentar o número de patentes, dar um salto nessa área”.

Márcia destacou, ainda, que a construção do Biotic, iniciativa do governo do Distrito Federal que conta com a parceria da Embrapa, está alinhada à agenda da UnB. “Tudo o que pudermos fazer de forma integrada será sempre melhor”, disse. A Universidade deve realizar, em breve, um seminário para discutir a ocupação do espaço do parque e as formas de participação da UnB nesse processo.