A Universidade de Brasília e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) do Ministério da Defesa devem fechar, em breve, acordo de cooperação técnica para o fomento de pesquisas e projetos com foco na preservação da Amazônia. Outro objetivo da parceria será a formação de servidores do órgão.
Em reunião nesta quarta-feira (30), representantes da Universidade e do Centro discutiram as possibilidades para o escopo do acordo. "Podemos estabelecer ações de curto, médio e longo prazo, que envolvam os programas de pós-graduação das áreas de interesse e pesquisas em diferentes áreas do conhecimento", disse a reitora Márcia Abrahão.
"O Censipam lida com desafios de cunho científico de vanguarda. A aproximação com as universidades, portanto, é muito cara", declarou o diretor-geral substituto do Centro, Rafael Costa. "Um acordo de cooperação pode emoldurar todas as iniciativas. A mais imediata seria a capacitação do quadro, pois isso está diretamente relacionado à motivação dos servidores", acrescentou o diretor de Administração e Finanças do Censipam, almirante Sérgio Goldstein.
Recentemente, o Centro passou a incorporar entre suas áreas de atuação a chamada Amazônia Azul, que compreende o Mar Territorial, a Zona Econômica Exclusiva, a Plataforma Continental, as hidrovias e demais águas interiores brasileiras. "Fiquei muito feliz de ver que o Censipam está atento a essas áreas. Não podemos perder a oportunidade de avançar em monitoramento e preservação de nossas riquezas", comentou a reitora.
O encontro desta quarta deu continuidade a tratativas iniciadas no ano passado. Ficou acertada a realização de reuniões entre as áreas técnicas da UnB e do Centro e a definição do escopo da parceria nos próximos 30 dias. Além da gestora da UnB, também participaram da conversa a decana de Pós-Graduação, Adalene Moreira Silva, e a assessora especial Dioney Brito. Pelo Censipam, também estavam presentes a diretora substituta de Produtos, Edileuza Melo; a diretora Técnica, Renata Tiveron; a chefe de Gabinete, Laura Perdigão; e o gerente regional de Manaus, Ricardo Hatherly.
Leia também:
>> 20ª edição do Boletim Coes traz novos dados sobre a pandemia de covid-19
>> Pesquisa mapeia práticas de enfermagem na Atenção Primária à Saúde
>> Pesquisa faz recorte da contaminação por covid-19 entre profissionais de odontologia do DF
>> Grupo da UnB desenvolve aparato de ventilação para combater a covid-19 nos hospitais
>> UnB realiza inspeção em laboratórios que seguem em funcionamento durante a pandemia
>> Projeto leva informações a produtores do campo sobre manejo de animais durante a pandemia
>> UnB desenvolve aplicativo para facilitar reinserção de egressos do sistema prisional à sociedade
>> Programa institucional Viva Bem terá atividades on-line
>> Disciplina incentiva adesão dos estudantes ao aplicativo Guardiões da Saúde
>> Congresso internacional vai discutir o ensino de português como segunda língua para surdos
>> DEG lança cartilha para orientar retorno às atividades não presenciais
>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus