NOVIDADE

Nova plataforma deve unificar e modernizar sistemas de gestão da UnB no âmbito acadêmico. Mudanças começam pela graduação em 2020

Equipe multissetorial tem realizado testes e planejado etapas de implementação do SIGAA. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Acontece, na próxima segunda-feira (18), o primeiro treinamento do Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) para coordenadores de curso e secretários das unidades acadêmicas. A plataforma, que será implantada em etapas a partir de 2020, está sendo pensada com base em sistema desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e pretende agilizar procedimentos da UnB relacionados à vida acadêmica.

A nova estrutura congrega, em um único espaço, portais como os utilizados por docentes, estudantes, coordenadores de graduação e Reitoria. Com o uso de um único login, o usuário passa a acessar sistemas de uso cotidiano, evitando a necessidade de múltiplos cadastros de usuários e senhas. O objetivo é tornar mais ágeis e transparentes as atividades de gestão, além de aumentar a visibilidade de pesquisas e produções de pesquisadores e, especialmente, de estudantes.

Na oportunidade, os cursistas terão acesso ao leiaute do novo sistema e serão familiarizados com o ambiente. Procedimentos que fazem parte do cotidiano dos coordenadores e secretários das unidades acadêmicas, como emissão de declarações, gestão da monitoria de graduação, consulta do fluxo das disciplinas oferecidas por uma unidade e preenchimento do formulário de frequência das disciplinas, serão apresentados aos participantes.

Para os graduandos, as facilidades da nova plataforma incluem permissão para emitir e autenticar documentos, como certificados, histórico escolar e comprovantes. A iniciativa faz parte do processo de transição dos sistemas da UnB para o Sistema de Gestão Integrado (SIG-UnB), que já conta com os seguintes módulos ativos: de Patrimônio, Administração e Finanças (SIPAC), de Recursos Humanos (SIGRH) e de Administração (SIGAdmin) – gerenciador dos usuários e unidades.

Coordenadores de curso poderão criar turmas para os componentes curriculares pelo novo sistema. Foto: Divulgação

De acordo com o diretor-técnico de Graduação do Decanato de Ensino de Graduação (DTG/DEG), Wilson Theodoro, a integração dos sistemas implica uma mudança cultural para a Universidade. “O grande diferencial do SIGAA é a possibilidade de consulta externa e a participação de toda a comunidade acadêmica. O sistema irá englobar perfis variados, com diferentes tipos de acesso e ferramentas”, afirma.

Coordenadora do curso de Psicologia, Cristiane Faiad considera que o principal ganho será a conjunção de sistemas. “Hoje é preciso acessar várias plataformas, com lógicas próprias para diferentes finalidades. Ao integrar as informações, será possível gerir melhor os cursos.”

O módulo de graduação vai englobar diversas funcionalidades, como a criação, a definição e o gerenciamento da estrutura do curso, além da possibilidade de acompanhamento da vida acadêmica do estudante. Há previsão de mais turmas para capacitação do público-alvo.

TRABALHO CONTÍNUO – Semanalmente, uma equipe multissetorial, com representantes do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), Centro de Informática (CPD), Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) e Secretaria de Comunicação (Secom) se reúne para estabelecer demandas necessárias para a adaptação da plataforma para a realidade da UnB, planejar a divulgação dos serviços, entre outros.

As reuniões são semanais, mas o trabalho é diário. Profissionais destes e outros setores estão empenhados em testar funcionalidades do sistema, migrar dados e produzir cursos de capacitação nos novos ambientes.

Manuais para tirar dúvidas sobre os novos leiautes e até nomenclaturas estão em elaboração pelo Centro de Educação à Distância (CEAD) da UnB. Com sua experiência, a unidade busca fornecer uma solução interativa e palatável para o público-alvo dos novos sistemas.