A tecnologia tem permitido que instituições públicas e privadas mantenham a execução de seus serviços mesmo quando atividades presenciais estão suspensas. Na Universidade de Brasília, desde o último dia 13 de março, as atividades administrativas vêm sendo realizadas de forma remota, atendendo ao Ato da Reitoria nº 419/2020 – uma das medidas da instituição para a conter o novo coronavírus. Também seguem em funcionamento, prioritariamente em modo remoto, as atividades de pesquisa e de extensão da UnB.
No caso específico do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP), ferramentas como o e-mail e o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), somadas, permitiram o atendimento de mais de oito mil demandas, em 14 dias de trabalho remoto, no mês de março.
“Reiteramos que o DGP segue em pleno funcionamento e atendendo às demandas em sua totalidade de forma a não causar prejuízo ao público usuário dos serviços ofertados”, garante o decano de Gestão de Pessoas Carlos Vieira Mota.
O DGP utiliza os sistemas administrativos da UnB via VPN (Virtual Private Network), espécie de acesso remoto que permite estabelecer ligação direta entre computadores ou entre determinada máquina e o servidor de destino. É o caso do Sistema de Pessoal (Sipes), Sistema de Prestação de Serviços (SRHPS), Sistema de Controle de Acessos (SCA), demais sistemas da rede UnB, bem como outros fundamentais para o dia a dia da Universidade: Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape), Sistema de Gestão de Pessoas (SIGAC/Sigepe), Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH).
“O acesso via VPN aos sistemas da UnB contribui para que os processos que dependam de ato do DGP continuem sendo concedidos sempre no menor prazo possível”, afirma a Diretoria de Capacitação, Desenvolvimento e Educação (DCADE).
Foi o que constatou a professora titular do Departamento de Linguística do Instituto de Letras (IL) Ana Suelly Arruda Câmara Cabral, quando esteve em contato com a setor vinculado à Diretoria de Administração de Pessoas (DAP) do decanato, e com a Coordenadoria de Atendimento (Coate).
“As informações fornecidas pelo técnico da Coate foram claras, dando-me opções várias para que a assinatura fosse realizada. É um meio ágil de resolução de problemas. E tudo funcionou bem por causa da atenção, paciência e colaboração dos técnicos do setor. Pessoal educado e eficiente”, elogia a docente, que teve sua demanda resolvida em menos de 24 horas, entre 23 e 24 de março último.
O decano Carlos Mota assegura que as atividades seguirão sendo realizadas de maneira remota, mas as excepcionalidades necessárias também serão consideradas neste período.
“Cada uma das diretorias do DGP e a Assessoria de Controle Interno e Orientação à Legislação (Ascol) estão integradas sistematicamente às exigências do Ministério da Economia (por meio do Sipec, Sigepe, Siape), bem como pelos sistemas internos (SIGRH, Sipes, Siape-Saúde, etc). Eventualmente, quando necessário e com o devido cuidado, há o atendimento presencial para cumprimento de demanda específica”, explica o decano Carlos Mota.
Quando preciso, os servidores da Ascol realizam em dias alternados (por medida de segurança sanitária) trabalho presencial na Universidade, para localização e digitalização de documentos físicos do acervo.
Também os servidores da Coordenadoria de Saúde Ocupacional, ligada à Diretoria de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Trabalhador (DSQVT), executam atividades presenciais quando estritamente necessário. Nesses casos de urgência, portanto, a solicitação deve ser feita por meio de agendamento prévio, via e-mail.
“Grande parte das atividades tem tido continuidade em regime remoto de trabalho, para diminuir o impacto do isolamento social nas demandas da comunidade acadêmica. E garantir, sempre que possível, o acesso aos benefícios, direitos e vantagens tratados no âmbito da medicina, saúde e segurança do trabalho”, informa a DSQVT.
“Além disso, destacamos a continuidade dos seguintes serviços: ofertas de capacitação à distância; redistribuição; remoção; exercício provisório; trabalho voluntário; progressões/promoções funcionais docentes; progressões por capacitação e por mérito profissional; incentivo à qualificação; pagamento; registros funcionais; aposentadorias e pensões”, acrescenta o decano Carlos Mota.
Ele reitera o compromisso do DGP na manutenção das atividades administrativas via trabalho remoto até perdurar o estado de pandemia ora vivenciado. “Permanecemos à disposição da comunidade universitária por meio de nossos canais de e-mail que se encontram publicizados na página do DGP”, finaliza. Acesse os endereços eletrônicos aqui.
ATENÇÃO, COMUNIDADE – Vale destacar algumas orientações destinadas à comunidade interna e externa à Universidade de Brasília, durante o período de medidas protetivas de combate à pandemia do coronavírus.
Atestados médicos: enquanto durar o estado de emergência sanitária, a DSQVT receberá os atestados médicos de afastamento gerados por motivo de saúde em formato digital, que deverão ser encaminhados para o e-mail da Coordenadoria de Perícia Oficial em Saúde (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), no prazo de até cinco dias contados da data da sua emissão, conforme memorando-circular 11/2019. O atestado médico original deverá ser posteriormente entregue à secretaria da CPOS e apresentado no momento da perícia médica, quando for o caso.
Junta médica oficial: as perícias agendadas serão remarcadas para realização posterior ao retorno das atividades presenciais.
Nomeações: o DGP continua fazendo as nomeações de docentes e técnicos, dentro do número de vagas dos concursos.
Exames admissionais: os candidatos devem entrar em contato pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., que viabilizará os exames admissionais e a posse.
Auxílio-saúde: as solicitações de auxílio-saúde, bem como o encaminhamento de documentação comprobatória de anos anteriores deverão ser encaminhados via SEI.
Leia mais:
>> Bibliotecas da UnB ampliam atendimento virtual em tempos de combate à Covid-19
>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão
>> Informe sobre suspensão do calendário acadêmico
>> Ato da Reitoria 0392/2020 - Suspende as atividades administrativas presenciais
>> Office 365 gratuito chega para facilitar a vida de quem faz atividade em modo remoto
>> Tire dúvidas sobre acesso ao Office 365