CARTA DO CONSUNI

Reunido em sessão solene pelo aniversário da UnB e de Brasília, Conselho Universitário exalta relação entre a instituição e a cidade

Nasce uma cidade. E, no seu plano diretor, emerge uma universidade. Brasília e a Universidade que leva o seu nome carregam, assim, em sua gênese, o sonho de fazer convergirem vidas no Planalto Central, a utopia de promover a integração do país por meio dessas vidas e de suas gerações futuras, a criatividade de seus projetos únicos e originais, a atualidade do pensamento contemporâneo que conhece o valor da história, da ciência e da cultura.

A tessitura de linhas largas planejadamente arquitetada para a Capital Federal reservou à Universidade de Brasília um espaço privilegiado: o lado leste do seu eixo norte. Fosse o traçado do Plano Piloto a imagem de um corpo humano, nesse lugar estaria o coração. De fato, a UnB está no coração de Brasília. Não por acaso esse é o tema da campanha institucional comemorativa dos 60 anos de inauguração da cidade.

Estar no coração de Brasília não remete somente à localização geográfica da Universidade. Remete, sobretudo, a estar no imaginário carinhoso da sociedade brasiliense, a ser lembrada com reconhecimento e gratidão por todos aqueles que fizeram ou fazem parte da nossa comunidade interna, a ocupar posição de destaque como patrimônio material e imaterial da educação superior brasileira, lócus da excelência na formação de cidadãos conscientes de sua responsabilidade, na produção de conhecimento e na relação com a sociedade, espaço do respeito à diversidade e da inclusão, da busca pela inovação e da defesa da democracia.

Da imagem do corpo humano sobrevém outra relação igualmente importante entre a cidade e a universidade: a UnB é o coração de Brasília. Daqui transborda a energia vital das mais de 50 mil pessoas que hoje constituem esta instituição e de todas que formaram em algum momento a nossa comunidade interna, oriunda de diversas regiões do Distrito Federal e de todo o país. Nesta instituição, pulsam o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação, que se capilarizaram em grandes artérias para os campi de Planaltina, Ceilândia e Gama e para os polos da Estrutural e do Recanto das Emas. Esta instituição se vascularizou em seus polos de educação a distância, irrigando municípios interioranos de Roraima ao Rio Grande do Sul com oportunidades educativas, culturais e profissionais para milhares de cidadãos.

Sustentada na sua missão e nos princípios idealizados por seus fundadores Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, a Universidade de Brasília tem contribuído apaixonadamente, ao longo de sua existência, para tornar realidade o sonho original de Brasília, de ser polo agregador e humanizador e de ser referência de política pública para todo o país. Assim é que, no contexto da pandemia por que estamos passando, a UnB exerce o seu protagonismo no desenvolvimento das ações e de soluções para esse grave problema.

É com a vibração da luta pela educação superior pública, gratuita e de qualidade que o corpo docente, discente e técnico da Universidade de Brasília saúda a Capital Federal pelo seu 60º aniversário, desejando que essa relação de pertencimento entre a cidade e a universidade se intensifique mais a cada ano.

Conselho Universitário da Universidade de Brasília
24 de abril de 2020

>> Em sessão solene, comunidade presta homenagem à Brasília e à UnB

>> Comunidade parabeniza a UnB em abraço virtual