SOLENIDADE

Avanço na inovação, problema da evasão de estudantes e incentivo ao ingresso na pós-graduação são prioridades da gestão

Comunidade do IQ prestigiou a recondução de Marcos Juliano Prauchner (centralizado) e José Joaquin Linares León (na tela) aos cargos de diretor e vice-diretor, respectivamente. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Reeleitos, o diretor e o vice-diretor do Instituto de Química (IQ), Marcos Juliano Prauchner e José Joaquin Linares León, foram reconduzidos ao cargo na última terça-feira (9). O mandato é para o quadriênio 2022–2026. A cerimônia aconteceu no auditório Professor Lauro Morhy, no IQ.

Em sua apresentação, o diretor Marcos Juliano fez agradecimento especial aos diretores de manutenção do Instituto, decanos e administração superior da UnB, além de toda a equipe do IQ. Ele ainda mostrou avanços do instituto durante a última gestão e fez promessas para a próxima.

As prioridades serão: avançar na inovação, visando aumentar a avaliação dos programas de pós-graduação e a captação de recursos, e criar vagas de estágio para os estudantes. A direção também pretende enfrentar a questão da evasão dos alunos, melhorar notas dos cursos de graduação e estimular o ingresso de estudantes na pós-graduação.

O diretor do IQ, Marcos Juliano Prauchner, elencou como prioridades do mandato ações para inovação e melhoria na avaliação da pós-graduação, além da criação de vagas de estágio. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Marcos Juliano também contou, emocionado, sua trajetória acadêmica. “Me lembro de quando iniciei o ensino médio e escutava colegas falarem sobre cursar ensino superior. Cheguei em casa e disse para minha mãe que também gostaria de fazer faculdade. Na época, estávamos em situação difícil, meu pai estava desempregado e minha mãe disse que não tínhamos condições de pagar. Disse para ela que existiam universidades que eram de graça. Ela me disse que até existiam, mas era muito difícil de entrar.”

“Do meu jeito, me preparei muito e ingressei na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Me lembro até do orelhão que usei para contar a notícia. E então fiz a transferência para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Depois, fiz pós-graduação, mestrado e doutorado e passei no concurso da universidade federal da capital do país. Conto isso para dimensionar o que ser eleito diretor, pela primeira vez, significou para mim. E o que, agora, ser reeleito também significa. Vejo isso como reconhecimento da nossa condução. Agradeço a confiança de todos. É uma alegria que não dá para descrever”, completou o diretor.

A reitora Márcia Abrahão parabenizou a gestão da diretoria e a recondução ao cargo. "Sou testemunha do trabalho incansável do professor Juliano. Todo o sucesso é fruto do trabalho da direção juntamente com docentes, técnicos e estudantes. Não é fácil fazer uma gestão nesses tempos de cortes orçamentários e ataques, e não só conseguimos manter a Universidade de pé como avançamos, conforme o professor Juliano mostrou aqui.”