Um dos espaços mais afetados na enchente de 2011, que destruiu documentos, cartografias, móveis, livros e computadores no subsolo do Instituto Central de Ciências (ICC), foi totalmente reformado. A área de 456 m², ocupada desde 1972 pelo Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Humanas (ICH), foi inaugurada na quinta-feira (26) com a presença de estudantes, professores, técnicos, diretores e a reitora Márcia Abrahão.
“Fico feliz que a gente tenha conseguido fazer essa melhoria no Módulo 23, mesmo com toda a redução orçamentária que a Universidade vem vivenciando nos últimos anos, com mais de 50% de queda. Nós temos ampliado anualmente o orçamento das unidades acadêmicas. E o ICH tem sabido utilizar bem esse orçamento”, disse a reitora.
Márcia Abrahão lembrou a trágica tempestade que causou prejuízo estimado de mais de R$ 20 milhões à época para a UnB, quando ocupava a direção do Decanato de Ensino de Graduação. Agora, a comunidade acadêmica pode usufruir de um espaço mais moderno.
A diretora do ICH, Neuma Rodrigues, parabenizou o Departamento de Geografia pela conquista. “A nossa casa é um dos prédios símbolo da nossa Universidade, que merece ser repensado e requalificado para que a comunidade tenha qualidade na ocupação e no dia a dia”, destacou.
Com grande parte da comunidade reunida, o chefe do Departamento de Geografia do ICH, Fernando Sobrinho, ressaltou o esforço conjunto da gestão da Universidade com outras áreas para que o Módulo 23 recebesse as melhorias. “Este módulo era ocupado pela Geografia desde a criação do curso. Queremos que esse espaço seja usufruído pelos nossos alunos da graduação, da pós-graduação e pelos docentes e técnicos da UnB”, detalhou.
O estudante do oitavo semestre de Geografia Marcelo Luiz de Souza estava entre as dezenas de discentes que compareceram à inauguração. Ele conta que a reforma conseguiu reunir a maioria dos laboratórios na mesma área. “A geografia é uma ciência muito grande. A gente tem temas específicos de pesquisa e, conforme o curso vai avançando, o estudante vai se especializando em uma área específica. Essa nova organização dos laboratórios faz com que a gente consiga trocar conhecimento de uma forma muito mais rápida e fácil porque a maioria vai estar no mesmo lugar.”
Para a estudante do sexto semestre de Geografia Emilly dos Santos, a requalificação do Departamento de Geografia traz uma melhor estrutura para as pesquisas e extensões dos alunos que frequentam os laboratórios. “Contribui para um melhor acesso e possibilidades no departamento. Além de ser um ótimo indicador de demanda acadêmica. Desse modo, a inauguração do Módulo 23 mostra que as necessidades dos alunos da Geografia da UnB são observadas e resolvidas pela Universidade.”
A área, agora, é composta de um espaço de recepção, sala para pós-graduação, ambiente para os cursos EaD da Universidade Aberta do Brasil, sala de informática, sete laboratórios, sala para professor, sanitários, copa e depósito. A reforma do local foi executada pela empresa Gênnesis Engenharia e custou R$ 484.612,46. “A requalificação de espaços no ICC é um investimento muito importante para a preservação do parque de edificações da UnB. Temos uma gestão preocupada com o futuro e proporcionando melhorias para o ensino, que valoriza as ações de infraestrutura, primordiais para o ICH”, disse o secretário de Infraestrutura, Augusto Dias.
Leia também:
>> China e Japão homenageiam professores da UnB
>> Administração Superior conversa com servidores da Biblioteca Central
>> UnB e Agence Universitaire de Francophonie estudam parceria
>> Programas de assistência estudantil da UnB estão com inscrições abertas
>> Ana Flávia Magalhães Pinto é a nova diretora-geral do Arquivo Nacional
>> Estudantes da UnB e de instituição da Dinamarca buscam soluções sustentáveis para Brasília
>> UnB sedia INCT com foco em mulheres pesquisadoras
>> Reitora ouve demandas do Instituto de Ciências Exatas