INFRAESTRUTURA

Área de 456 m² agora contém sete laboratórios, sala de informática, de pós-graduação, entre outros

Módulo 23, onde está localizado o Departamento de Geografia, ganhou estrutura mais moderna após as obras. Reitora Márcia Abrahão celebrou a conquista, compartilhada com a comunidade acadêmica. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB


Um dos espaços mais afetados na enchente de 2011, que destruiu documentos, cartografias, móveis, livros e computadores no subsolo do Instituto Central de Ciências (ICC), foi totalmente reformado. A área de 456 m², ocupada desde 1972 pelo Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Humanas (ICH), foi inaugurada na quinta-feira (26) com a presença de estudantes, professores, técnicos, diretores e a reitora Márcia Abrahão.

“Fico feliz que a gente tenha conseguido fazer essa melhoria no Módulo 23, mesmo com toda a redução orçamentária que a Universidade vem vivenciando nos últimos anos, com mais de 50% de queda. Nós temos ampliado anualmente o orçamento das unidades acadêmicas. E o ICH tem sabido utilizar bem esse orçamento”, disse a reitora.

Márcia Abrahão lembrou a trágica tempestade que causou prejuízo estimado de mais de R$ 20 milhões à época para a UnB, quando ocupava a direção do Decanato de Ensino de Graduação. Agora, a comunidade acadêmica pode usufruir de um espaço mais moderno.

A diretora do ICH, Neuma Rodrigues, acredita que a reforma foi passo para que a comunidade tenha qualidade na ocupação das instalações do departamento. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB


A diretora do ICH, Neuma Rodrigues, parabenizou o Departamento de Geografia pela conquista. “A nossa casa é um dos prédios símbolo da nossa Universidade, que merece ser repensado e requalificado para que a comunidade tenha qualidade na ocupação e no dia a dia”, destacou.

Com grande parte da comunidade reunida, o chefe do Departamento de Geografia do ICH, Fernando Sobrinho, ressaltou o esforço conjunto da gestão da Universidade com outras áreas para que o Módulo 23 recebesse as melhorias. “Este módulo era ocupado pela Geografia desde a criação do curso. Queremos que esse espaço seja usufruído pelos nossos alunos da graduação, da pós-graduação e pelos docentes e técnicos da UnB”, detalhou.

O estudante do oitavo semestre de Geografia Marcelo Luiz de Souza estava entre as dezenas de discentes que compareceram à inauguração. Ele conta que a reforma conseguiu reunir a maioria dos laboratórios na mesma área. “A geografia é uma ciência muito grande. A gente tem temas específicos de pesquisa e, conforme o curso vai avançando, o estudante vai se especializando em uma área específica. Essa nova organização dos laboratórios faz com que a gente consiga trocar conhecimento de uma forma muito mais rápida e fácil porque a maioria vai estar no mesmo lugar.”

Para a estudante do sexto semestre de Geografia Emilly dos Santos, a requalificação do Departamento de Geografia traz uma melhor estrutura para as pesquisas e extensões dos alunos que frequentam os laboratórios. “Contribui para um melhor acesso e possibilidades no departamento. Além de ser um ótimo indicador de demanda acadêmica. Desse modo, a inauguração do Módulo 23 mostra que as necessidades dos alunos da Geografia da UnB são observadas e resolvidas pela Universidade.”

A área, agora, é composta de um espaço de recepção, sala para pós-graduação, ambiente para os cursos EaD da Universidade Aberta do Brasil, sala de informática, sete laboratórios, sala para professor, sanitários, copa e depósito. A reforma do local foi executada pela empresa Gênnesis Engenharia e custou R$ 484.612,46. “A requalificação de espaços no ICC é um investimento muito importante para a preservação do parque de edificações da UnB. Temos uma gestão preocupada com o futuro e proporcionando melhorias para o ensino, que valoriza as ações de infraestrutura, primordiais para o ICH”, disse o secretário de Infraestrutura, Augusto Dias.

Leia também:

>> China e Japão homenageiam professores da UnB

>> Administração Superior conversa com servidores da Biblioteca Central

>> UnB e Agence Universitaire de Francophonie estudam parceria

>> Programas de assistência estudantil da UnB estão com inscrições abertas

>> Ana Flávia Magalhães Pinto é a nova diretora-geral do Arquivo Nacional

>> Estudantes da UnB e de instituição da Dinamarca buscam soluções sustentáveis para Brasília

>> UnB sedia INCT com foco em mulheres pesquisadoras

>> Reitora ouve demandas do Instituto de Ciências Exatas

>> Calouros comemoram aprovação no PAS

>> Centro Olímpico volta a oferecer atividades de natação

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.