HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Responsável por administrar 41 hospitais universitários, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares é vinculada ao Ministério da Educação

Arthur Chioro e Camilo Santana, durante a posse do novo presidente da Ebserh. Foto: Luis Fortes/MEC

O médico e ex-ministro da Saúde (2014-2015) Arthur Chioro tomou posse como novo presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), nesta quinta-feira (9). O vice-presidente é o médico sanitarista Daniel Beltrammi.

A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana; da ministra da Saúde, Nísia Trindade; da reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão; da superintendente do Hospital Universitário de Brasília (HUB), Elza Noronha; dentre outras autoridades. O evento ocorreu no auditório do Ministério da Educação (MEC).

“Os hospitais da Ebserh trazem também a missão de formar recursos humanos para saúde, médicos, enfermeiros, profissionais da área de psicologia, fisioterapia, enfim de todas as áreas da saúde, e têm adicionalmente o desafio do ensino e da pesquisa. Se eles estão vinculados às universidades, às faculdades de medicina, de enfermagem, dos cursos da área da saúde, eles trazem no seu bojo esse desafio de produção de conhecimento para atender às necessidades do SUS (Sistema Único de Saúde)”, ressaltou Arthur Chioro.

“Vemos com muito otimismo esse novo momento. Temos expectativas de avançar nos processos de qualificação da gestão, na relação com o gestor de saúde local e ampliar cada vez mais a atuação para fortalecimento do cenário de ensino, pesquisa e extensão”, afirmou Elza Noronha.

Durante a cerimônia, o novo presidente criticou os ataques à educação e à formação superior promovidas pelo último governo. “Estou impressionado com o crime que foi cometido nos últimos quatro anos. Para mim, educação é a base de qualquer país. Cometeram um grande crime de falta de diálogo, falta de respeito federativo, e é preciso reconstruir tudo isso. Reconstruir com pactuação e com diálogo. E nós temos procurado, juntamente com o Ministério da Saúde, fazer essa parceria importante”, destacou.

Reitora Márcia Abrahão, ao centro, esteve presente na posse de Arthur Chioro como presidente da Ebserh. Foto: Luis Fortes/MEC

A reitora Márcia Abrahão enalteceu a qualificação de Arthur Chioro. "Foi ministro da Saúde e conhece profundamente o Sistema Único de Saúde. Ele entende a importância do ensino e da pesquisa nos Hospitais Universitários. E é mais um elo no fortalecimento da parceria entre os Ministérios da Educação e da Saúde. Além do mais, traz uma equipe formada majoritariamente por mulheres. Desejo muito sucesso."

A Ebserh é uma empresa estatal vinculada ao MEC que presta serviço de assistência médico-hospitalar, ambulatorial, de apoio diagnóstico e terapêutico. Ela é responsável pela administração de 41 hospitais universitários federais, incluindo o HUB, e forma a maior rede de hospitais públicos do país. Ao todo, as unidades têm 8,6 mil leitos.

HUB – O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) realiza atendimento exclusivamente de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e de modo integrado à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Vinculado à Universidade de Brasília, em 2013 passou a ser gerido administrativamente pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O HUB tem 229 leitos, cinco salas de cirurgia, 191 consultórios e conta com cerca de 2 mil profissionais. No ano passado, a unidade realizou 228 mil consultas, 3,8 mil cirurgias e 36 mil exames de imagem. São oferecidas 59 especialidades no hospital.