OPINIÃO

Romulo Maroccolo Filho é graduado em Medicina pela Universidade de Brasília (1990). Atualmente é chefe do Centro de Transplantes do Hospital Universitário de Brasília, médico urologista da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Distrito Federal e titular da Sociedade Brasileira de Urologia.

Romulo Maroccolo Filho

A próstata é órgão importante do sistema urogenital masculino, responsável pela produção da maior parte do sêmen. A partir dos 40 anos de idade e especialmente nos homens com histórico familiar (pai ou irmão) com a doença, aumenta o risco de surgirem três problemas na próstata: a hiperplasia benigna (mais comum), o câncer prostático e as prostatites – inflamações agudas ou crônicas da próstata. A hiperplasia benigna acomete mais da metade dos homens acima dos 50 anos e pode, pelos distúrbios urinários que causa, piorar a qualidade de vida destes. O câncer da próstata que no Brasil acomete mais de 60 mil homens todos os anos é curável na grande maioria dos casos iniciais, mas apenas quando se consegue um diagnóstico precoce e é feito um dos tratamento curativos : cirurgia ou radioterapia. As prostatites são geralmente diagnosticadas pelo quadro agudo/inflamatório que apresentam (febre, ardência urinária, etc.).

O Movimento Novembro Azul iniciou-se na Austrália em 2003 e foi chamado de Movember (mistura de moustache, bigode em inglês e november), que estimulava os homens neste mês a deixar seus bigodes crescerem numa referencia a saúde do homem e também porque no dia 17 de novembro se comemora o dia mundial de combate ao câncer da próstata. Aos poucos o movimento ganhou alcance mundial e também chegou ao Brasil onde anualmente são feitas várias ações voltadas a conscientização da importância dos cuidados com a saúde do homem – em especial com as doenças prostáticas que são a segunda causa de morbimortalidade em homens, atrás apenas das doenças cardiovasculares.

Considerando-se que de cada três mortes de pessoas adultas duas são de homens, que de cada cinco pessoas que morrem entre 20 e 30 anos de idade quatro são homens e que os homens vivem em média sete anos menos que as mulheres, todas as ações que motivam os homens a cuidar da saúde são de grande importância. Por não apresentar ao longo de sua vida fenômenos biológicos marcantes (como a menstruação e a gravidez que aproximam as mulheres ao autocuidado em saúde), os homens frequentemente afastam-se dos cuidados preventivos. Mas a preocupação deles com sua saúde sexual (que é indiretamente a preocupação sobre as doenças prostáticas), pode aproximá-los dos agentes e das instituições de saúde – que devem aproveitar esse momento único para acolhê-los e orientá-los.

O Brasil é pioneiro no mundo, pois desde 2009 possui uma Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem, que a cada ano se consolida como estratégia eficiente para melhorar as tristes estatísticas da saúde masculina.

As mulheres ampliaram as ações do Outubro Rosa para, além de conscientizar sobre as doenças do câncer de mama e do colo uterino, fazer deste um mês de divulgação de todas as questões envolvidas com a Saúde da Mulher.

Que o nosso Novembro Azul seja a cada ano mais forte, conscientizando toda a nossa sociedade sobre as doenças prostáticas e que o mês de novembro se consolide como o MÊS DA SAÚDE DO HOMEM.

ATENÇÃO

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.